Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Aracati se destaca em edital do Ministério da Agricultura
conteúdo

Notícias

Aracati se destaca em edital do Ministério da Agricultura

RESIDÊNCIA PROFISSIONAL AGRÍCOLA

Campus alcançou nota máxima no ranking nacional de 399 propostas avaliadas na penúltima etapa
última modificação: 22/09/2020 16h52
Elinaldo Rodrigues Recursos serão usados no custeio de bolsas para alunos de Aquicultura

Recursos serão usados no custeio de bolsas para alunos de Aquicultura

O campus de Aracati do Instituto Federal de Educação alcançou a pontuação máxima entre os projetos avaliados na penúltima etapa do edital de seleção do AgroResidência – Programa de Residência Profissional Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O resultado preliminar foi divulgado nesta segunda-feira (21), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), vinculada ao Ministério.

A pontuação da proposta do campus, intitulada “Residência Profissional Agrícola para Técnicos em Aquicultura”, foi a maior no ranking nacional de 399 propostas, enviadas de 25 estados. Somente oito propostas alcançaram a mesma nota (27 pontos) obtida pelo campus.

Acerca do objetivo do projeto enviado pelo campus, conforme ressalta o professor Sandro Neves, responsável pela iniciativa, ele visa “apoiar a formação de jovens profissionais com as competências e habilidades necessárias para a plena atuação na área da carcinicultura, favorecendo a inserção desses profissionais no mercado de trabalho”. A área de abrangência envolve os municípios de Aracati, Beberibe, Fortim, Icapuí, Itaiçaba e Jaguaruana no Estado do Ceará.

Ao todo 86 instituições de ensino interessadas em desenvolver atividades voltadas para a qualificação técnica de estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins enviaram projetos. O resultado final do primeiro edital do AgroResidência está previsto para ser anunciado no dia 2 de outubro de 2020.  

Bolsas

O edital prevê o financiamento dos projetos selecionados durante o período de dois anos. No campus de Aracati, os recursos serão usados no custeio de 10 bolsas, no valor de R$ 900 para alunos do curso técnico em Aquicultura. A carga horária de trabalho dos residentes será de 40 horas semanais.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati