Notícias
Cedro inicia curso de Libras
Formação
Nesta terça-feira à noite(6), no Campus Cedro, foi realizada a aula inaugural do Curso de Libras na Sala do Centro de Línguas do Instituto Federal. É a terceira turma e as aulas ocorrem às terças-feiras,de 18h20 às 21h20 e às quartas-feiras, de 7h20 às 10h20. Matricularam-se 27 alunos para a noite e 25 para a manhã. A previsão de término é em maio de 2019.
O curso tem 160h de carga horária, a frequência mínima às aulas deve ser 75% e serão feitas três avaliações, sendo nota 6 a média para aprovação e recebimento do certificado. O curso de libras é promovido pelo Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Deppi.
As aulas são ministradas pela professora Sibelle Souza.“Eu percebo que deve existir essa comunicação tanto para os professores se comunicarem tanto no ensino como para os alunos”, opinou a docente,que tem surdez, por meio do interprete de libras, Timóteo Honório Cruz. O servidor vais estar presente em algumas aulas para ajudar na transmissão do conteúdo das explicações.
Rochelle Pereira Silva trabalha como recepcionista do Campus Cedro e tem formação em pedagogia. O interesse pelo curso de libras veio da necessidade de se comunicar melhor com os surdos, principalmente quando comparecem ao Campus. “Ali, hora ou outra, chega um deficiente auditivo”, conta.
Quem também está participando é a professora de Educação Básica da Escola Araken Sedrin de Aguiar, do município de Cedro, Francisca Francinalda. "Como professora da educação básica a gente acaba se deparando com alguma situação, com um aluno especial. Então, vendo essa necessidade, eu vi a chance de me capacitar melhor para atender essa demanda", explicou.


