Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Formado time Enactus IFCE Cedro
conteúdo

Notícias

Formado time Enactus IFCE Cedro

Enactus

Dezessete estudantes integram a equipe
última modificação: 02/02/2018 12h47

O Campus de Cedro do IFCE passa a contar com um representante na Enactus Brasil. O time do Cedro foi oficialmente fundado na última terça-feira (30/1). A equipe conta com 17 estudantes dos seguintes cursos:Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física e Tecnólogo em Mecatrônica Industrial.

Integram a equipe os alunos:Adalmária Diniz Ferreira, André Luiz Albuquerque Pinheiro, Alex Alves dos Santos Cleiton Moreira Alencar, Luis Gustavo Belarmino de Sousa, Jéssica de Oliveira Maia, Kaio Anderson Ribeiro de Oliveira, Larissa de Oliveira Bezerra, Larissa Uchôa de Araújo, Luan Leysson de Araújo Maia, Luana Pereira Monteiro, Paulo Cesar Henrique da Silva, Pedro Henrique Castoldi Bezerra, Rayany Gonçalves Pereira Francisco, Thomé Gama da Silva , Yarles Ivan Torres Nogueira.

O líder do time do Cedro, Davi Teixeira, do 4º semestre de Sistema de Informação, avalia que “fazer parte de um time Enactus é despertar um espirito empreendedor afim de inicia algo novo, de ver o que ninguém vê, usando assim a imaginação para realizar projetos capazes de transformar vidas, WeAreEnactus! ”.

Ao site da Enactus, o estudante disse que o empreendedorismo social e o protagonismo juvenil contribuem para a formação de pessoas capazes de participar de ações ligadas a problemas nas escolas, nos grupos sociais, nas comunidades de bairro, ou na sociedade de maneira geral.A Enactus visa em nós, jovens universitários, o papel principal na questão de impactar vidas possibilitando a participação de projetos/ações sociais contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal como também o desenvolvimento das comunidades em que estamos inseridos", declarou.

Para a více-líder, Jéssica Maia, do 2º semestre de Sistema de Informação, o Brasil está vivendo uma crise financeira sem precedentes na história, surgindo em meio a outra crise tão relevante quanto o problema econômico: a crise ambiental.  "Desse modo o Enactus surgiu para nós universitários, como uma ferramenta transformadora de vidas, fazendo-nos não apenas enxergar as problemáticas do nosso dia a dia, como também buscar soluções empreendedoras e sustentáveis", opina. 

Em declaração ao site oficial da Enactus, o professor conselheiro do time, Ednael Macedo Felix, avaliou que a Enactus, além de projetos, é "um instrumento de práticas sociais que comprovam o sentido real da academia, onde o ensino, a extensão e a pesquisa se somam em um conjunto de atividades que provocam avanços e desenvolvimento para projetistas e público alvo". Para o docente, a Enactus representa uma possibilidade ímpar de os estudantes poderem vivenciar projetos que permitam a experiência de um ambiente empreendedor, inovador e criativo.

Sobre a Enactus

Organização internacional sem fins lucrativos tem como missão inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. Está presente em 36 países ao redor do mundo.

No site oficial da organização, a Enactus define-se como uma rede de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos, a qual fornece uma plataforma para os universitários criarem projetos de desenvolvimento comunitário que colocam capacidade e talento das pessoas em foco.A proposta da Encatus é que a ação empreendedora seja uma ferramenta que transforma vidas dos alunos, que desenvolvem valores para se tornarem os verdadeiros líderes do futuro e das pessoas beneficiadas.

Em campeonatos nacionais, realiza-se um fórum para as equipes mostrarem o impacto de seus projetos, que são avaliados por executivos. Na edição de 2017, a equipe do IFCE Iguatu foi a vencedora. O Time Campeão Nacional avança para a prestigiada Enactus World Cup, onde tem a oportunidade de vivenciar a celebração da excelência e colaboração.