Você está aqui: Página Inicial > Cedro > II Jornada de Matemática movimenta Cedro
conteúdo

Notícias

II Jornada de Matemática movimenta Cedro

EVENTO

Programação debateu o papel das tecnologias nas metodologias de ensino-aprendizagem
última modificação: 17/08/2018 10h54
Exibir carrossel de imagens Na abertura da II Jornada de Matemática, o professor Leandro Neto, coordenador do curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, recebe homenagem pelos 20 anos de docência no campus do Cedro. (Crédito: Vitor Meireles)

Na abertura da II Jornada de Matemática, o professor Leandro Neto, coordenador do curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, recebe homenagem pelos 20 anos de docência no campus do Cedro. (Crédito: Vitor Meireles)

O campus do Cedro do IFCE sediou nesta quarta-feira (15) e ontem (16), a segunda edição da Jornada da Matemática. O tema do evento foi “Práticas Docentes e Tecnologias no ensino de Matemática” e o objetivo foi compreender as diversas metodologias de ensino-aprendizagem e o papel das tecnologias nesse processo, com suas inúmeras possibilidades, desafios e limites no contexto educacional.

Segundo a comissão organizadora, houve 237 inscrições e 44 trabalhos científicos aprovados para apresentação. Estiveram presentes alunos e professores de Caucaia, Canindé, Quixadá, Juazeiro do Norte (Urca),Fortaleza (IFCE e UFC), Uece (Iguatu).

A apresentação musical da professora de artes, Ana Paula Nogueira, abriu as atividades no auditório. O professor Raimundo Leandro Neto, coordenador do curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, recebeu homenagem dos professores Francisco José, coordenador do Departamento de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Deppi) e Roberta da Silva, coordenadora de Ensino, pela atuação como docente do campus do Cedro há 20 anos. Participaram da solenidade de abertura o diretor de Ensino, Gleydson Lima, e o diretor-geral do campus, Fernando Eugênio Lopes de Melo.

Conferência de abertura: Sequência Fedathi

O professor Daniel Brandão, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, de Sobral,realizou a conferência de abertura e o assunto foi “Do Ensino Médio à Sequênica Fedathi: a construção de uma nova Epistemologia”. O docente explicou que esta metodologia propõe mudança de comportamento do professor e torna o aluno um investigador, atuando como se fosse um matemático com o objetivo de desenvolver uma questão ou uma teoria. Daniel opinou que tanto os alunos que já saíram da faculdade e até mesmo o que estão no curso de Licenciatura tenham afinidade com novos métodos para que possam trabalhar em sala de aula.

À tarde ocorreram as oficinas e à noite, em palestra o professor da Unilab, campus de Redenção, Leno Lima Pinheiro, falou sobre a relação entre Matemática e Tecnologia. Encerrando o primeiro dia, houve a realização da “Caça ao Tesouro de Pitágoras”, atividade recreativa de iniciativa do alunos do curso de Licenciatura em Matemática do campus.

Na manhã desta quinta-feira, a programação iniciou com a mesa-redonda “Práticas Docentes em Matemática: desafios da atualidade na Educação Básica”, com a participação dos professores Joelma Nogueira dos Santos, Luciana Macedo e Daniela Fernandes.

Finalizando a manhã,houve a apresentação de 44 trabalhos científicos. Entre os temas foram abordados o uso de dispositivos móveis no ensino da matemática, as possibilidades e os desafios da sala de aula invertida, ensino de geometria para aluno com deficiência visual, o uso de jogos, de dobraduras e de materiais manipuláveis, fatores e causas da evasão escolar e de dificuldade de aprendizagem no início do curso de Licenciatura do campus do Cedro.

Música e Premiação

Encerrando o evento, na tarde desta quinta-feira (16), houve apresentação musical, brincadeira e entrega dos prêmios para os melhores trabalhos dos quatro eixos temáticos. Confira os vencedores:

 

 Eixo1 :Ensino da Matemática

Uma análise do Ensino de Matemática na formação profissional do técnico em metalurgia do IFCE Campus Caucaia: questões que envolvem Etno, Matema e Ticas, de Joelma Nogueira dos Santos, Guilherme Garcês Mota e Afonso Matos de Moura Neto (IFCE Caucaia,1º Lugar).

 

Um recorte sobre integral definida: dos conhecimentos prévios à aplicação da sequência Fedathi: Karoline de Sousa Bezerra, Daniel Brandão Menezes e Hermínio Borges Neto (UFC Fortaleza/2º lugar)

 

Eixo 2:Formação Docente

Programa de Extensão do Labomática/ Feclesc e sua influência na formação inicial dos bolsistas Maria Glécia Monteiro Coelho e Dianara Figueiredo Freire (Uece/ Quixadá 1º Lugar).

 

Formação inicial do professor de matemática: contribuições ao debate a partir de uma revisão de literatura Patrícia Alves da Silva e Francisco José (IFCE Cedro 2º lugar).

 

Eixo 3:Tecnologias Digitais

Programação para dispositivos móveis: desenvolvimento de uma ferramenta de aprendizagem para o Ensino da Matemática,Monizia Elen, Humberto Beltrão e Mikaelle Barboza Cardoso (IFCE/Cedro1º Lugar).

 

A Escola na Era Digital: Possibilidades e alternativas para o ensino e aprendizagem em matemática Gabriela Nayara Duarte Oliveira e Sebastião Wesley Freitas da Silva (IFCE Cedro 2º Lugar).

 

Eixo 4: Políticas Educacionais Brasileiras voltadas para Matemática e áreas afins

Importância e Contribuições da Obmep no Ensino e no aprendizado da Matemática, de Maurício José Nascimento e Mikaelle Barboza Cardoso(IFCE Cedro 1º lugar).

 

Índice de desenvolvimento de Educação (Ideb): análise e discussões de uma revisão bibliografia, de

Erica Ferreira de Castro, Celestina Barros de Souza, Larissa de Oliveira Bezerra, Roberta da Silva (IFCE Cedro2º lugar).