Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Ofertados testes rápidos para diagnóstico de DSTs em Cedro
conteúdo

Notícias

Ofertados testes rápidos para diagnóstico de DSTs em Cedro

CAMPUS CEDRO

Resultados positivos não significam que a pessoa é portadora da doença
última modificação: 21/02/2018 14h49
Secretária de Saúde de Cedro, Sayonara Cidade (de preto à direita, destacou a importância da parceria do Campus com a Prefeitura (Foto: Vitor Meireles, Comunicação Social IFCE Cedro)

Secretária de Saúde de Cedro, Sayonara Cidade (de preto à direita, destacou a importância da parceria do Campus com a Prefeitura (Foto: Vitor Meireles, Comunicação Social IFCE Cedro)

Nesta quinta-feira (8), foi dia de testes rápidos de HIV, hepatite B e C, sífilis, no Campus do Cedro do IFCE. A programação iniciou com palestra, no auditório Paulo Éneas Silva de Araújo, proferida pelo bioquímico da prefeitura de Cedro, doutor Aruan Kawally, explicando que os testes rápidos iniciaram nos anos 1980, em função do crescimento de casos de HIV.

O bioquímico afirmou que o resultado positivo não significa necessariamente que a pessoa é portadora de doença. “Existem muitos vírus que dão provas cruzadas”, disse. Trata-se, segundo Aruan, de um teste de triagem, rápido e simples, no qual vai ser verificado se há antígenos causadores da doença e anticorpos, as células de defesa. Em caso positivo, haverá encaminhamento para realização de exames de sangue, para confirmar o aparecimento de doenças.

Após o intervalo, os testes foram realizados na sala do Centro de Línguas (Clif). O procedimento foi a extração de uma minúscula amostra de sangue, precisamente na chamada polpa digital (parte inferior do dedo anelar), diferente do que acontece em laboratórios, onde se coletam 5 milímetros de sangue da veia.

O diretor geral do Campus do Cedro, professor Fernando Eugênio Lopes de Melo, disse que a adesão dos alunos foi boa e destacou que eles estão conscientes em serem preventivos e não curativos no futuro.“A escola está preocupada, o IFCE Cedro está preocupado com este aspecto de fazer os exames de prevenção, de Aids, de sífilis, de algumas doenças que acometem e que no Carnaval se acentuam. Então é super importante. A gente agradece à Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa da Sayonara, por ter disponibilizado servidores para fazer os testes”.

A secretária municipal de saúde, Sayonara Cidade, elogiou o Campus pela realização dos testes. “É bem importante esta iniciativa do Instituto Federal e a gente louva, porque é extremamente importante que a gente detecte antes de se agravar, antes de alguma coisa mais séria”.