Notícias
Termina Semic em Cedro
PESQUISA
A aluna de Licenciatura em Matemática, Rayany Gonçalves Pereira,recebe prêmio na Semic. (Crédito Vitor Meireles)
O Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE do campus Cedro realizou nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28), a sétima edição do Seminário de Iniciação Científica. proposta do evento, segundo o chefe do Deppi, Francisco José, foi fazer a integração entre o ensino e a pesquisa no campus incentivando a cultura do debate e do diálogo entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Além disso, a Semic possibilitou conhecer os resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos e a avaliação dos bolsistas, conforme as normas internas e das instituições de fomento (IFCE, CNPq, FUNCAP), observando sua relevância para a promoção científica, tecnológica e educacional do país.
Integrante das atividades do Universo IFCE, a Semic é obrigatória para os bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC Jr), de Iniciação Tecnológica (PIBITI) e para os voluntários em pesquisa cadastrados pela PRPI, sendo facultativa aos demais alunos de graduação e ensino médio profissionalizante do IFCE envolvidos em projetos de pesquisa ou inovação.
Na abertura da Semic, houve a palestra sobre “O desmonte na pesquisa brasileira”, com a professora Zuleide Fernandes de Queiroz, da Universidade Regional do Cariri (Urca). À tarde, o público participou de palestra com o professor Francisco Kelsen de Oliveira, do IF Sertão Pernambucano, sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Também no período, foram realizadas oficinas e exposição com grupos de pesquisa do campus. À noite, o IFCE Voz agitou o auditório, encerrando as atividades do dia.
Na quarta, a programação iniciou às 9h com a apresentação de 28 trabalhos de iniciação científica. À tarde, a coordenadora de Publicações Científicas e Tecnológicas do IFCE, Rebeca Gadelha, ministrou palestra sobre as atribuições do Comitê de Ética em Pesquisa.
à noite, no encerramento, foi realizada a cerimônia de entrega de prêmios aos melhores trabalhos apresentados. O primeiro lugar geral foi Rodrigo |Correia Silva (Licenciatura em Matemática).Na categoria de pesquisas sem financiamento, os agraciados foram Rayany Gonçalves Pereira (Licenciatura em Matemática, 1º lugar), Daniel Santos da Silva (Sistemas de Informação, 2º lugar) e Jhonatas Pereira da Silva (Mecatrônica Industrial, 3º lugar).
Os premiados na categoria com financiamento (Pibic, Pibic Junior, Pibiti, Funcap) foram Bruno Magalhães Abreu (Mecatrônica Industrial, 1° lugar), Patrícia Alves da Silva (Licenciatura em Matemática, 2º lugar) e Bruna Maria Viera Gonçalves (Licenciatura em Matemática,3º lugar).
Homenagem
O término da Semic foi também de homenagem aos professores que se destacaram na educação no município cedrense. Francisca Maria de Jesus (rede municipal de Cedro), Maria Lizimar Teixeira Felipe (rede estadual) e Raimundo Leandro Neto (rede federal) receberam a comenda Mérito IFCE Campus Cedro. O diretor geral, professor Fernando Eugênio Lopes de Melo, disse na cerimônia que a entrega da honraria vai ser anual. “A gente acredita no potencial da região e a gente acredita nos professores. Por isso que anualmente vai ser dada essa comenda. É simbólica, mas é um reconhecimento dos trabalhos”, declarou.


