Notícias
Trabalhos de Cedro são premiados na Mocica
CONQUISTA
Professor Rodrigo Ábnner e Adriana Monteiro recebem prêmio pelo trabalho sobre e-commerce. Crédito: professor Rodrigo Ábner.
O campus do Cedro obteve dois prêmios na terceira edição da Mostra Científica do Cariri (Mocica), realizado de 27 a 31 de agosto, no campus do IFCE em Juazeiro do Norte.
O professor Rodrigo Ábnner, coautor e orientador juntamento com o professor Yuri Lacerda, e a aluna Fernanda Ferreira conquistaram o primeiro lugar na categoria Ciências Exatas, nível superior com o trabalho “Indústrias Criativas: Desenvolvimento de um Sistema de Mapeamento Colaborativo”. De acordo com Fernanda, em 2017 esta pesquisa também foi premiada na Mocica e o objetivo é mapear os empreendedores que trabalham com arte, com cultura, com a criatividade, com o talento individual.
“Por enquanto coletamos informações de Cedro e Crato. Mas durante a visitação na Mocica, um representante da coordenação de Ciência Tecnologia e Inovação de Juazeiro demonstrou interesse na implementação desse sistema na cidade. Estamos em contato”, disse a estudante.
A pesquisa “Atuação dos influenciadores digitais da rede Youtube na decisão de compra dos consumidores do E-commerce”, dos alunos Adriana Monteiro,Fernanda Ferreira, César Pinheiro Miranda, Eudes Germano e orientada pelo professor Rodrigo Ábnner obteve o primeiro lugar em Ciências Sociais, nível superior.
Segundo Adriana Monteiro, o objetivo desse trabalho foi analisar a atuação dos influenciadores digitais do YouTube na decisão de compra dos consumidores do comércio eletrônico. A equipe analisou o poder que tem a imagem de uma pessoa famosa em influenciar na decisão de compra dentro do comércio eletrônico.
"Fizemos uma pesquisa de natureza básica, aplicamos questionários em profundidade afim de recolher dados que nos mostrou que a imagem de uma pessoa conhecida na rede YouTube pode realmente interferir em algumas decisões de compra”, explicou.
“As conquistas que trouxemos para o campus na III MOCICA se devem, principalmente aos nossos alunos. O fato de estarmos presentes assiduamente em congressos e eventos científicos é um diferencial para que tenhamos êxito nas etapas de avaliação e premiação”, declarou o professor Rodrigo Ábnner. Para o docente, os alunos do campus do Cedro sempre levam a experiência de um evento para o outro, elevando a qualidade dos trabalhos produzidos. O professor destacou que estas consquistas aumentam o interesse pela pesquisa científica por parte dos alunos, e com isso conseguimos recrutar novos jovens pesquisadores para que contribuam com a produção científica e intelectual do nosso campus.


