Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Crateús divulga estudo em evento internacional
conteúdo

Notícias

Crateús divulga estudo em evento internacional

PESQUISA

Trabalho abordou efeitos de extratos de Nim na atividade microbiológica do solo da região
última modificação: 21/08/2018 11h45
Professor Emanuel Dias apresentou o projeto em congresso realizado no Rio de Janeiro

Professor Emanuel Dias apresentou o projeto em congresso realizado no Rio de Janeiro

O trabalho intitulado “Efeitos de diferentes extratos e concentrações do Nim na atividade microbiológica e na relação milho-micorriza em um solo do sertão do Inhamuns- CE, Brasil” (Effects of different extracts and neem concentrations in microbiological activity and corn-mycorrhizal relationship cultivated in a soil of the "Sertão do Inhamuns" Ceará, Brazil) foi apresentado no 21º World Congress of Soil Science (WCSS), realizado no Rio de Janeiro, no dia 16 de agosto.

O estudo é fruto de um projeto que visou avaliar os efeitos de diferentes extratos de Nim (Azadirachta indica) na atividade dos micro-organismos do solo de Crateús. Trata-se de uma planta exótica de ampla distribuição na região semiárida, sobretudo nos ambientes urbanos. De acordo com o professor Emanuel Dias Freitas (IFCE campus de Crateús), coordenador do projeto, as análises permitiram concluir que o extrato feito com sementes dessas espécies, além de ser prejudicial contra os insetos, é nocivo para os micro-organismos do solo.

O projeto foi realizado em parceria com o professor Paulo Furtado Mendes Filho, da Universidade Federal do Ceará, e as recém-egressas do bacharelado em Zootecnia do campus de Crateús, Dayanne Camelo e Leila Maria Tavares.

O WCSS é considerado de grande importância nas ciências agrárias. “Trata-se de um congresso que conta com a participação de diversos pesquisadores de todo o mundo, que trocam informações e firmam parcerias entre instituições de ensino e pesquisa”, salientou Emanuel.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Crateús