Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Ecomapss é inaugurado no Parque Nacional de Jericoacoara
conteúdo

Notícias

Ecomapss é inaugurado no Parque Nacional de Jericoacoara

TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE

App é avanço para turismo e preservação no Parque Nacional
última modificação: 01/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Equipe mapeou mais de 40 pontos de interesse nas principais trilhas

Equipe mapeou mais de 40 pontos de interesse nas principais trilhas

Visitantes de Jericoacoara já podem ter acesso ao Ecomapss, aplicativo de mapeamento ambiental e georreferenciamento criado por professores e estudantes do campus de Crato do Instituto Federal do Ceará e implantado em Jeri por meio de uma parceria entre o Parque Nacional de Jericoacoara, o ICMBio e os campi de Crato e Camocim do IFCE. O projeto foi oficialmente lançado nesta quinta-feira (9).

Na palma da mão, turistas agora têm fácil acesso a informações sobre as principais trilhas do parque, como a da Pedra Furada, e também de alguns locais cujo acesso é feito de carro, como a Barra do Guriú. Dentro das trilhas e vias de acesso, foram mapeados mais de 40 pontos de interesse, como cavernas, formações rochosas, lagoas, histórias, contos e saberes da região - tudo o que faz de Jericoacoara um dos mais procurados destinos turísticos do Brasil.

A professora Brisa Cabral, uma das coordenadoras do projeto, explica que a linguagem do Ecomapss permite que o visitante, além de fazer turismo, perceba que está inserido em um contexto de preservação ambiental: "O Ecomapss pode contribuir para um turismo de olhar mais cuidadoso com a praia, com a orla, com os monumentos naturais, com as pessoas nativas. O app os ajuda a perceber que os recursos naturais podem e devem ser preservados, se o turismo for mais voltado para um olhar de convivência harmônica".

A chefe do Parque Nacional de Jericoacoara e analista do ICMBio, Kelly Cottens, também destaca a importância do projeto para o turismo local: "A gente recebe com muita alegria essa oportunidade de poder nos comunicar com os visitantes que vêm ao Parque Nacional de Jericoacoara, dando a eles um pouco mais de informação e acolhimento, esperando que eles tirem mais proveito e tenham uma experiência muito mais rica".

Para a professora Brisa, o aplicativo trará contribuições não apenas para os turistas, mas também para os moradores da vila, com informações sobre a riqueza cultural que faz parte do Parque: "Para as pessoas que ficam mais tempo na vila, será uma ferramenta de educação ambiental, cultural e patrimonial", conta ela.

Segundo o professor João Alberto Abreu, que também é um dos coordenadores do projeto, o aplicativo utiliza a geolocalização do usuário: "Como não poderíamos colocar as placas que são características do projeto em outros locais, tivemos que buscar uma forma diferente de fazer esse mapeamento e disponibilizar as informações. Dessa forma, as trilhas foram mapeadas e, enquanto o usuário vai caminhando, os pontos vão aparecendo no celular para que ele possa conferir as informações".

Além do Parque Nacional de Jericoacoara, o Ecomapss já está disponível em onze pontos turísticos do Ceará e também na Pedra do Claranã, em Bodocó (PE). No Ceará, contam com o projeto os visitantes do Parque do Cocó, da ARIE do Sítio Curió e da Praça Luiza Távora, em Fortaleza; do Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato; da ARIE das Águas Emendadas, em Tauá; do Parque Botânico, em Caucaia; do Parque das Timbaúbas, em Juazeiro do Norte; e do Geopark Araripe (nos geossítios Pontal de Santa Cruz e Pedra Cariri, em Santana do Cariri, e Ponte de Pedra, em Nova Olinda).

O Ecomapss é coordenado pelos professores Brisa Cabral, Gauberto Barros e João Alberto Abreu e contou com a colaboração de um grupo de estudantes da graduação em Sistemas de Informação ao longo do projeto.

Com a contribuição de Dowglas Lima (Reitoria), Alissa Carvalho - campus Crato