Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Ex-aluna homenageia colegas e antigos professores com cordel
conteúdo

Notícias

Ex-aluna homenageia colegas e antigos professores com cordel

HOMENAGEM

Denísia de Oliveira concluiu em 2006 o curso técnico em Agropecuária
última modificação: 04/08/2018 11h14
Foto: arquivo pessoal Denísia de Oliveira, de vestido branco, em apresentação de trabalho de história

Denísia de Oliveira, de vestido branco, em apresentação de trabalho de história

Ao longo de mais de cinco décadas, o que hoje é campus do Instituto Federal do Ceará já foi Escola de Tratoristas, Colégio Agrícola e Escola Agrotécnica Federal (EAFC). Por aqui, muitos alunos e alunas, vindos de toda a região do Cariri e de estados e municípios vizinhos, construíram uma parte de sua história. Uma desses ex-alunas é Denísia de Oliveira, que escreveu um cordel para homenagear antigos colegas e professores da EAFC.

"É tanta história que um livro/Eu poderia escrever/Mesmo assim acho que não/Conseguiria dizer/ Que essa escola representa/Ensina, forma e acrescenta/Na minha forma de ser". Os versos de Denísia já entregam: para muitos que passaram pelas salas de aula da instituição, os laços construídos durante 3, 4 ou 5 anos não são facilmente desfeitos.

Para ela, o aprendizado da época se reflete nas escolhas para o futuro: "Tive o privilégio de conviver com excelentes profissionais, pessoas que me inspiraram também a abraçar a carreira do magistério. Tenho me preparado academicamente para um futuro concurso nessa área e pretendo aplicar muito dos ensinamentos que aprendi com os meus mestres da EAFC em minhas vivências com meus alunos".

Denísia, que concluiu em 2006 o curso técnico em Agropecuária e hoje é jornalista, conta que encontrou no cordel a maneira para realizar um antigo desejo: "A inspiração surgiu do meu desejo de prestar uma homenagem à minha turma, aos meus professores e a todos os egressos da antiga Escola Agrotécnica Federal do Crato. Esse é um desejo antigo que agora se tornou real através da literatura de cordel, que considero uma das manifestações da cultura popular mais tracionais e belas que há em nosso Cariri".

Confira aqui o cordel escrito por Denísia de Oliveira