Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Eventos > Entre elas com todes
conteúdo

Entre elas com todes

última modificação 22/03/2023 03h03

ENTRE ELAS COM TODES: o papel das mulheres na superação das desigualdades

Data: 25/03/23
horário: 8h as 12h
Local: Auditório da Pós-graduação (IFCE Fortaleza)

Justificativa

No Brasil, muitas mulheres transcenderam os espaços privados a que foram forçadas, historicamente, a se restringir, para fazer surgir de um novo sujeito social com poderoso protagonismo. Tomando como parâmetro apenas as últimas quatro décadas, elas construíram movimentos contra o elevado custo de vida, combateram o autoritarismo, reivindicaram anistia aos presos políticos, lutaram por direitos reprodutivos e de saúde, por creches, criaram associações e casas de acolhimento de mulheres, participaram dos sindicatos e partidos políticos, ampliando cada vez mais sua participação nas organizações de classe e espaços de poder. Da mesma forma, o campo científico tem vivido verdadeira ebulição com a cada vez maior e mais qualificada atuação das mulheres. Os diversos movimentos feministas têm atuado em várias frentes no sentido de denunciar e enfrentar as várias formas de exclusões, violências e opressões direcionadas às mulheres, numa sociedade estruturalmente erguida numa lógica patriarcal, machista e racista. Com o objetivo de abordar essas questões e promover debate crítico e qualificado sobre a condição da mulher na sociedade brasileira e cearense, as lutas por direitos, reconhecimento e igualdade, o Departamento de Educação (DEDUC) do IFCE – Campus Fortaleza promove o encontro intitulado “ENTRE ELAS COM TODES: o papel das mulheres na superação das desigualdades”.

Objetivo geral

Promover amplo debate acerca da condição da mulher na sociedade cearense, os desafios e caminhos possíveis para a superação das mais variadas formas de desigualdades e opressões.

Objetivos específicos:

  • Promover amplo debate acerca da condição da mulher na sociedade cearense;
  • Conhecer as formas de violência e desigualdades que persistem na sociedade e que afetam a vida das mulheres;
  • Discutir formas de resistência e enfrentamento das violências e opressões contra as mulheres;
  • Abordar a atuação do parlamento e do Governo do Estado na promoção e defesa dos direitos das mulheres na sociedade cearense.

Público Alvo: Estudantes do IF´s, TAE´s e docentes do IFCE, UFC e UECE, integrantes dos movimentos sociais de mulheres, movimentos estudantis, coletivos feministas, além de pesquisadoras/es e estudiosas/os com interesse na temática.

Metodologia: A Realização do encontro para debater, de forma crítica e qualificada, a condição da mulher na sociedade brasileira e cearense, as lutas por direitos, reconhecimento e igualdade, contará uma mesa de abertura e outras duas mesas com a participação das convidadas. Após a abertura, o primeiro momento de diálogo será com a Deputada Larissa Gaspar, as Secretárias de Estado Adelita Monteiro e Juliana Alves (Cacika Irê), além da Cientista Política, professora e pesquisadora Paula Vieira. A segunda mesa será composta pela vereadora de Fortaleza Adriana Gerônimo e as professoras e pesquisadoras Fernanda Bravo e Cícera Barbosa. Ao final das exposições e debates, o encerramento será feito mediante avaliação coletiva da atividade.

Entre elas com todes 3.jpeg