conteúdo

Livros

última modificação 27/06/2025 22h54

O campus tem um novo site - banner

campus tem um novo site!

O que você não encontrar aqui, vai encontrar no novo site:

https://portal.ifce.edu.br/campus/fortaleza/

 

2024

TÍTULO (LIVRO OU CAPÍTULO DE LIVRO)

AUTORES

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA

BLANCHARD SILVA PASSOS; ANA LAURA DOS SANTOS OLIVEIRA; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS

 A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA

ALEXANDRE FABIO E SILVA DE ARAUJO; CAROLINE DE GOES SAMPAIO 

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA SOB A ÓTICA DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO IFCE CAMPUS MARACANAÚ

ALAMO LOURENCO DE SOUZA; JOAO GUILHERME NUNES PEREIRA; CAROLINE DE GOES SAMPAIO

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL

GREYCIANNE FELIX CAVALCANTE LUZ; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; ANTONIO MARLEY DE ARAUJO STEDILE

 A ORIGEM DA QUÍMICA: UM RECORTE DO PERÍODO DA PROTOQUÍMICA ATÉ A TEORIA DA MATÉRIA

ANTONIO MARLEY DE ARAUJO STEDILE; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO

A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A EDUCAÇÃO STEAM E O DESENVOLVIMENTO DE LETRAMENTOS

PAULA IRIANE SOUSA TEIXEIRA; MILENA VASCONCELOS GOMES; JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO 

A RELAÇÃO ENTRE ERGONOMIA FRANCESA, DIDÁTICA PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

GEORGYANA GOMES CIDRAO; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; ANDERSON ALVES 

ABORDAGEM TEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: EXPLORANDO A INFLUÊNCIA FREIREANA E AS REPERCUSSÕES DO MOVIMENTO CTS

ANA LAURA DOS SANTOS OLIVEIRA; BLANCHARD SILVA PASSOS; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS 

ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA COMO POSSIBILIDADE DE METODOLOGIA PARA A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA PAULA TRAJANO DE ARAUJO; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; CAROLINE DE GOES SAMPAIO
ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE ÁGUA: UMA ALTERNATIVA PARA ALIAR A TEORIA E A PRÁTICA EM UM CURSO TÉCNICO JOYCE DE SOUSA FILGUEIRAS ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS
COLÉGIOS DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ: ÉTHOS E IDIOSSINCRASIAS DE UMA CULTURA ESCOLAR MILITAR ALEXANDRE FABIO E SILVA DE ARAUJO CAROLINE DE GOES SAMPAIO
CONHECIMENTOS PRÉVIOS E MUDANÇA CONCEITUAL NO ENSINO DE QUÍMICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES BLANCHARD SILVA PASSOS ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS
CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA FRANCISCO JOSE DE LIMA; FERNANDA VIEIRA PEREIRA

CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ENSINO DE CIÊNCIAS

CRISTIANA MARIA DOS SANTOS SILVA; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; MAIRTON CAVALCANTE ROMEU

ENFOQUE CTS NO ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE KARINE ARNAUD NOBRE; CAROLINE DE GOES SAMPAIO
ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO: UMA ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE OS OBSTÁCULOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL ALISANDRA CAVALCANTE FERNANDES DE ALMEIDA; ROSALIDE CARVALHO DE SOUSA; VITORIA HELLEN JUCA DOS SANTOS
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ A PARTIR DO OLHAR DOCENTE NAYANA DE ALMEIDA SANTIAGO NEPOMUCENO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; BLANCHARD SILVA PASSOS
ENTRE PRÁTICAS E TEORIAS: ESTUDO, PREPARAÇÃO E EXECUÇÃO DE AULAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO SUBPROJETO MATEMÁTICA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FRANCISCO JOSE DE LIMA; JOAO NUNES DE ARAUJO NETO; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
ENTRELAÇANDO DADOS ESTATÍSTICOS A PARTIR DE REDES SOCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O INSTAGRAM DANILO DO CARMO DE SOUZA; JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO
EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: INTEGRANDO TEORIA E PRÁTICA A PARTIR DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS FRANCISCO JOSE DE LIMA JOAO NUNES DE ARAUJO NETO
EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: INTEGRANDO TEORIA E PRÁTICA A PARTIR DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
FAZER PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, PESQUISA E PRÁTICA EDUCATIVA ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; JOSE WALLY MENDONCA MENEZES
FÍSICA EM FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES DO PIBID E PRP NO IFCE CEDRO FRANCISCO JOSE DE LIMA
MATEMÁTICA PARA UNIVERSIDADES E CONCURSOS: ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; MARCOS CIRINEU AGUIAR SIQUEIRA
MÉTODOS MULTIPLICATIVOS INCORPORADOS EM INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS DESCRITOS NO TRATADO RABDOLOGIAE (1617) JENIFFER PIRES DE ALMEIDA; PEDRO HENRIQUE SALES RIBEIRO; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
MODELAGEM DE TÓPICOS A PARTIR DE TEXTOS JORNALÍSTICOS CEARENSES SOBRE A EDUCAÇÃO EMPREGANDO ALOCAÇÃO LATENTE DE DIRICHLET ANTONIO RODRIGO DOS SANTOS SILVA; GILVANDENYS LEITE SALES
NÃO ENSINAMOS DIDÁTICA, MAS SOMOS ORIENTADOS PELAS REFLEXÕES PROVOCADAS POR ELA: CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA FRANCISCO JOSE DE LIMA; JOAO NUNES DE ARAUJO NETO
O PROFESSOR E A SUA PROFISSÃO ANTONIO MARLEY DE ARAUJO STEDILE MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES FORMATIVAS, APRENDIZADOS E DESAFIOS EM UM NÚCLEO DE MATEMÁTICA FRANCISCO JOSE DE LIMA; JOAO NUNES DE ARAUJO NETO
O TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DA DIDÁTICA PROFISSIONAL: UM ESTUDO DIRECIONADO À ANÁLISE DA ATIVIDADE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA FRANCISCO JOSE DE LIMA; MARIA GRACIENE MOREIRA DOS SANTOS; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA PÓS- GRADUAÇÃO DO IFCE CAROLINE DE GOES SAMPAIO; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO CARINA MARIA RODRIGUES LIMA; ALEXYA HELLER NOGUEIRA RABELO; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO
OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PRESENTES NO ENSINO DO MODELO ATÔMICO DE THOMSON: UMA ANÁLISE CRÍTICA UTILIZANDO UMA NARRAÇÃO MULTIMODAL VIRNA PEREIRA DE ARAUJO; EDUARDO DA SILVA FIRMINO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS
PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA E ENGENHARIAS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ÀS PRÁTICAS EFETIVAS ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; AUZUIR RIPARDO DE ALEXANDRIA
PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS E PRÁTICAS ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; BLANCHARD SILVA PASSOS
PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA E ENGENHARIAS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ÀS PRÁTICAS EFETIVAS ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; AUZUIR RIPARDO DE ALEXANDRIA
PESQUISAS EM ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS E POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; RENATA TEOFILO DE SOUSA; ROSALIDE CARVALHO DE SOUSA
PESQUISAS EM ENSINO DE QUÍMICA: ABORDAGENS, REFLEXÕES E PRÁTICAS ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; BLANCHARD SILVA PASSOS
PESQUISAS EM ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA
PESQUISAS NA ÁREA DE ENSINO: ABORDAGENS EM CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E ENGENHARIAS JOAO CLAUDIO NUNES CARVALHO
PESQUISAS SOBRE ENSINO DE MATEMÁTICA NO GPEHM JÚNIOR: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; JENIFFER PIRES DE ALMEIDA; VERUSCA BATISTA ALVES

2023

TÍTULO (LIVRO OU CAPÍTULO DE LIVRO)

AUTORES

A engenharia didática na formação inicial de professores de matemática: O estudo da generalização e complexificação da sequência de Pandovan, Editora IFCE– EDIFCE, 2023

RENATA PASSOS MACHADO VIEIRA; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; PAULA MARIA MACHADO CRUZ CATARINO

As teorias da relatividade no ensino básico: uma revisão de literatura para traçar o perfil dos trabalhos publicados no Brasil entre 2000 Livraria da física, 2023

MARCOS CIRINEU AGUIAR SIQUEIRA; ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA

Conceitos trigonométricos articulados a partir do instrumento náutico, balhestilha, na interface entre história e ensino de matemática, Livraria da física, 2023

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; ANTONIA IARA DOS SANTOS MESQUITA; GISELE PEREIRA OLIVEIRA 

Concepções sobre os conhecimentos matemáticos presentes no instrumento, as duas réguas para cálculo, de William Oughtred (1639). In: Conhecimentos mobilizados a partir dos aspectos históricos e matemáticos das duas réguas para cálculo (1639) de William Oughtred, Editora CRV, 2023

AMANDA CARDOSO BENICIO DE LIMA; KAWOANA DA COSTA SOARES; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA 

Contextualização e interdisciplinaridade num curso de licenciatura em física: Uma experiência vivenciada no IFCE campus Sobral, Livraria da física, 2023 

 ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; MARCOS CIRINEU AGUIAR SIQUEIRA

Ensino de física e de matemática: Múltiplos olhares sobre o ensino e a aprendizagem. In: ensino de física e matemática, Livraria da física, 2023 

ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; JOSE WALLY MENDONCA MENEZES; JOSIAS VALENTIM SANTANA 

Ensino de química e conhecimentos prévios: Um olhar para o ensino de ácidos e bases. In: A pesquisa em ensino de ciências e matemática: Temáticas Emergentes em Contextos Adversos, EDITORA CRV, 2023

BLANCHARD SILVA PASSOS; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS 

Ensino remoto de áreas de figuras planas não poligonais. In: Ensino de fisica e matematica, Livraria da física, 2023 ITALANDIA FERREIRA DE AZEVEDO; GEORGYANA GOMES CIDRAO; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

Equações diferenciais aplicadas ao pêndulo com massa dependente do tempo: Estudo de uma massa com variação exponencial e polinomial. In: Física Para Institutos Federais, Universidades e Concursos, Livraria da física, 2023

ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA

Física para institutos federais, universidades e concursos: Questões de concursos, vol. 2: rotações; mecânica dos fluidos; oscilações; ondas mecânicas, Livraria da física, 2023

ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; JOSE WALLY MENDONCA MENEZES

Física para institutos federais, universidades e concursos: Questões de concursos, vol.3: temperatura, dilatação térmica, calor , leis da termodinâmica, Livraria da física, 2023 ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; JOSE WALLY MENDONCA MENEZES; MARCOS CIRINEU AGUIAR SIQUEIRA
Física para institutos federais, universidades e concursos: Questões de concursos, vol.4: eletrostática, circuitos elétricos, magnetismo, óptica, Livraria da física, 2023 ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; JOSE WALLY MENDONCA MENEZES
Medidas, análise dimensional, vetores e cinemática, Livraria da física, 2023 ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; MARCOS AGUIAR CIRINEU SIQUEIRA; JOSIAS VALENTIM SANTANA; LUCAS ROBERTO DO NASCIMENTO; FILIPE HENRIQUE DE CASTRO MENEZES; JOSE WALLY MENDONCA MENEZES
O ensino de matemática por meio da teoria das situações didáticas: Um estudo do modelo combinatório de Fibonacci. In: A pesquisa em ensino de ciências e matemática: Temáticas Emergentes em Contextos Adversos, EDITORA CRV, 2023 RENATA PASSOS MACHADO VIEIRA; FRANCISCO EVAMAR BARROS; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; PAULA MARIA MACHADO CRUZ CATARINO
O museu como espaço não fomal de educação e sua potencialidade interdisciplinar para o ensino. In: Divulgação Científica–articulando ciência, tecnologia e sociedade, Reconecta Soluções Educacionais, 2023 CHARLLINE VLADIA SILVA DE MELO; GILVANDENYS LEITE SALES; GILBERTO SANTOS CERQUEIRA; MARCOS TEODORICO PINHEIRO DE ALMEIDA

Programa Residência Pedagógica: Relatos de experiências e práticas na formação inicial de professores de matemática, Pod Editora, 2023

FRANCISCO JOSE DE LIMA; JOAO NUNES DE ARAUJO NETO

 Tecendo reflexões sobre potencialidades e desafios da formação inicial docente: percurso formativo no módulo I do programa residência pedagógica -subprojeto matemática. In: Relatos de experiência pedagógica no PRP, Pod Editora, 2023

 FRANCISCO JOSE DE LIMA; JOAO NUNES DE ARAUJO NETO

Uma abordagem de tópicos de relatividade geral através da construção de experimentos de baixo custo para a facilitação da transposição didática, Livraria da física, 2023 ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; MARCOS CIRINEU AGUIAR SIQUEIRA; GEORGE FREDERICK TAVARES DA SILVA

Uso de triminós triangulares no ensino da multiplicação: uma experimentação com alunos do 6º ano do ensino fundamental. In: Matemática e suas possibilidades: ensino, pesquisa, formação docente e práticas pedagógicas, Volume 2, Quípa Editora, 2023

ITALANDIA FERREIRA DE AZEVEDO; ANA CARLA PIMENTEL PAIVA; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

2022

TÍTULO (LIVRO OU CAPÍTULO DE LIVRO)

AUTORES

A constituição de sequências didáticas face à articulação entre história da matemática e tecnologias digitais para a formação de professores de matemática. In: Ensino de matemática: conversas didáticas a partir de tratados históricos, Eduece - Editora da UECE, 2022

GISELE PEREIRA OLIVEIRA; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA 

Aplicação de situações didáticas olímpicas no ensino remoto: uma experiência na Universidade do Vale do Acaraú UVA, Editora Pontes, 2022

JOSE GLEISON ALVES DA SILVA; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; DANIEL BRANDAO MENEZES 

Aspectos históricos e matemáticos incorporados na construção da escala dos números de William Oughtred (1574-1660). In: Diálogos entre a escola e universidade na formação continuada, Imprece, 2022

AMANDA BENICIO CARDOSO DE LIMA; KAWOANA DA COSTA SOARES; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA 

Caçador de estrelas: homenagem a Rubens de Azevedo, Editora Universitária Brasileira, 2022

MAIRTON CAVALCANTE ROMEU 

Ciência & Arte: transgredindo o científico, Na Raiz, 2022

AIZA BELLA TEIXEIRA DA SILVA; RAPHAEL ALVES FEITOSA

Contribuições da Didática para a Formação Inicial Docente: Uma Análise em Produções Publicadas no ENDIPE. In: Docência no ensino superior e experiências em pesquisa educacional: abordagens multidisciplinares, Pod, 2022 

FRANCISCO JOSE DE LIMA; ANA CRISTINA DE SOUZA LIMA 

Docência no ensino superior e experiências em pesquisas: abordagens multidisciplinares, Pod, 2022

FRANCISCO JOSE DE LIMA; DAMIÃO MICHAEL RODRIGUES DE LIMA; ROBERTA DA SILVA

Educação e trabalho no contexto da ANPED: articulação de especificidades para o desenvolvimento social. In: Melhores trabalhos: multidisciplinar, Aliás, 2022

FRANCISCO JOSE DE LIMA 

Engenharia Didática de formação: uma prática no ensino remoto no ensino do conceito de volume. In: Encontro II SECMAT– UFC, Editora Pontes, 2022

ROSALIDE CARVALHO DE SOUSA; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; FRANCISCA CLAUDIA FERNANDES FONTENELE

Ensino de matemática: conversas didáticas a partir de tratados históricos, Eduece – Editora da UECE, 2022 ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
Gamificação no ensino superior: um mapeamento sistemático de trabalhos publicados em eventos de informática na educação, Pod, 2022 FRANCISCO JOSE DE LIMA
O programa de formação docente do GPEHM/UECE e sua contribuição para as atividades extensionistas, EDUPe, 2022 ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; ANTONIA NAIARA DE SOUSA BATISTA; GISELE PEREIRA OLIVEIRA
O Uso de Tecnologias Digitais Educacionais na Formação Inicial Docente: um olhar para Pesquisas no contexto da Educação Matemática. In: Docência no ensino superior e experiências em pesquisa educacional: abordagens multidisciplinares, Pod, 2022 FRANCISCO JOSE DE LIMA; ELIEUDO NOGUEIRA SILVA
Percepções de licenciandos em matemática sobre os cursos formativos envolvendo o Promptuario (1617), Imprece, 2022 PEDRO HENRIQUE SALES RIBEIRO; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
Políticas Públicas de Democratização e Acesso à Educação: Trajetória, Contribuições e Desafios do PRONERA no Contexto Educacional Cearense. In: Docência no ensino superior e experiências em pesquisa educacional: abordagens multidisciplinares, Pod, 2022 FRANCISCO JOSE DE LIMA
Políticas Públicas e Ensino Superior: o Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior (FIES) no Contexto dos Programas de Acesso à Educação no Brasil. In: Docência no ensino superior e experiências em pesquisa educacional: abordagens multidisciplinares, Pod, 2022 FRANCISCO JOSE DE LIMA
Práticas Laboratoriais no Ensino de Trigonometria na Licenciatura em Matemática da UECE no Período Pandêmico, Eduece - Editora da UECE, 2022 ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
Práticas Laboratoriais para o Ensino de Trigonometria: Sob o olhar de licenciandos em Matemática, Editora Uniesmero, 2022 FRANCISCO WAGNER SOARES OLIVEIRA; GISELE PEREIRA OLIVEIRA; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA

2021

TÍTULO (LIVRO OU CAPÍTULO DE LIVRO)

AUTORES

A abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA), no Ensino de Ciências, na pandemia da Covid-19: estado da arte por revisão bibliográfica crítica. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021

VICENTE TOME DO NASCIMENTO FILHO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS

A Aprendizagem Significativa e o uso de técnicas de ensinagem no ensino Química. In: Relatos e investigação de práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia- atas do encontro internacional “a Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2020), Editora Universidade de Trás-os-montes e alto douro, 2021

ANTONIA ALVES ELISABETE ANDRADE; ANTONIO DE PADUA ARRUDA DOS SANTOS FILHO; AVINNYS DA COSTA NOGUEIRA; ANTONIO MARLEY DE ARAUJO STEDILE; CECILIA RENATA SALES SOARES; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; CAROLINE DE GOES SAMPAIO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS

A aritmética de localização de John Napier (1550-1617) na formação do professor que ensina matemática. In: Pesquisas sobre ensino de matemática no GPEHM Júnior: construindo uma prática investigativa, Editora Quipá, 2021

 JENIFFER PIRES DE ALMEIDA; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA 

A atuação do professor de Matemática face ao Ensino Remoto: um estudo das práticas docentes com o uso da Didática profissional. In: O Ensino de Matemática na Educação Contemporânea: o devir entre a teoria e a práxis, Editora Quipá, 2021.

 MARIA GRACIENE MOREIRA DOS SANTOS; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; GEORGYANA GOMES CIDRAO

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a resolução de problemas à luz da Teoria dos Campos Conceituais (TCC). In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021

 SAMARA SALES FRAZAO; MARIA CLEIDE DASILVA BARROSO

A categoria Trabalho e a crise estrutural do capital: uma análise sobre a formação do professor. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós graduação do IFCE, Editora UECE, 2021

GREYCIANNE CAVALCANTE FELIX LUZ; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; FRANCISCA HELENA DE OLIVEIRA HOLANDA

 A percepção ambiental dos estudantes de um curso técnico integrado em petroquímica, no litoral leste do Ceará, Brasil. In: Relatos e investigação de práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia- atas do encontro internacional “a Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2020), Editora Universidade de Trás os-montes e alto douro, 2021

RAYZA BARROS LUCAS; JOYCE DE SOUSA FILGUEIRAS; LEE MARX GOMES DE CARVALHO; JOAO PAULO GUERREIRO ALMEIDA; ANDERSON DE JACKSON SENA RIBEIRO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS

A vivência de organização e mediação de um curso de extensão universitária. In: Educação Matemática: Formação, Práticas e Inclusão– Volume 4, Editora Formiga, 2021

FRANCISCO HEMERSON BRITO DA SILVA; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; ANTONIA NAIARA DE SOUSA BATISTA

ABU JACFAR MUHAMMAD B. MUHAMMAD B. AL-HASAN NASĪR AL-DĪN AL-TŪSĪ (1201-1274). In: Estudiosos em Ciências e Matemática no mundo Islâmico Medieval, Editora UECE, 2021

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; BERNADETE BARBOSAMOREY

Análise do Recurso educacional digital ilha das operações: em busca das pedras somartius e subtrartius à luz da teoria dos campos conceituais. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 NASSARA MAIA CABRAL CARDOSO GOMES; JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO; WILLIAM LEONARDO LOTERO
Aplicação de uma oficina para a fabricação de sabão utilizando óleo reutilizado como forma de conscientização ambiental no programa de residência pedagógica. In: Relatos e investigação de práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia- atas do encontro internacional “a Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2020), Editora Universidade de Trás-os-montes e alto douro, 2021 ALLESSON SOUZA DOS SANTOS; LAISA QUEIROZ LIMA; ANA MAURA DE SOUSA DE ARAUJO; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; CAROLINE DE GOES SAMPAIO
APP inventor: uma análise de seu potencial para a aprendizagem na Educação Básica. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 FRANCISCO ELLIVELTON BARBOSA; JUSCILEIDE BRAGADECASTRO
Aspectos Históricos, Matemáticos e Evolutivos sobre a Sequência de Padovan ou Cordonnier: o estado da Arte. In: Experiências em Ensino de Ciências e Matemática na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 RENATA MACHADO FRANCISCO PASSOS VIEIRA; REGIS VIEIRA ALVES; PAULA MARIA MACHADOCRUZ CATARINO
Capacitação em tempos de pandemia: contribuições do modelo LV de avaliação em possibilitar o Growing Focus on Measuring Learning. In: Ciência da Computação: Tecnologias Emergentes em computação– volume 2, Editora Científica Digita, 2021 GILVANDENYS LEITE SALES; BENTO SILVA; JOSÉ LENCASTRE; ALBERTO JOAO BATISTA DA SILVA
Categoria Trabalho e a crise estrutural do capital: uma análise sobre a formação do professor. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 GREYCIANNE CAVALCANTE LUZ; FELIX FRANCISCA HELENA DE OLIVEIRA HOLANDA; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO
Conceitos matemáticos identificados no ábaco de Gerbert em uma formação de professores. In: Educação Matemática tem no Ceará, Editora CRV, 2021 SUZIE MARIA ALBUQUERQUE; DE ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
Contributions of digital technologies to the development of algebraic thinking at school. In: Mathematical Reasoning of Children and Adults: Teaching and Learning from an Interdisciplinary Perspective , Editora Springer International Publishing, 2021 JOSE AIRES DE CASTRO FILHO; JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO; RAQUEL FREIRE
Desenvolvimento de uma sequência de ensino com estatística no 5° ano do Ensino Fundamental: Qual o estilo e o autor de HQ que você prefere? In: Experiências em Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 MARCIO MATOSO DE PONTES; JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO
Engenharia Didática de Formação (EDF): Ferramenta para construção dos saberes pedagógicos necessários à inserção da estocástica nos anos iniciais. In: Experiências em Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 DINA SEFORA SANTANA MENEZES LIMA; MARIA CLEIDE DA BARROSO; LEONARDO LOTERO
Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; CAROLINE DE GOES SAMPAIO; LEIDY GABRIELA ARIZA ARIZA
Ensino de Ciências com enfoque CTSA: algumas reflexões. In: Experiências em Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 INAIA LOPES GUERREIRO; CAROLINE DE GOES SAMPAIO; LEONARDO FABIO MARTINEZ PEREZ
Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sua relação com as avaliações externas. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 MARIA ELIZETE PEREIRA ALENCAR OLIVEIRA; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; FRANCISCA HELENA DE OLIVEIRA HOLANDA
Ensino de Geometria Plana na Olímpiada Internacional de Matemática: um produto educacional. In: Contribuições na prática em ensino de Ciências e Matemática, Editora CRV, 2021 PAULO VITOR DA SILVA SANTIAGO; FRANCISCO VIEIRA ALVES
Ensino de Química no meio rural. In: Experiências em Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 ANTONIO MARLEY DE ARAUJO STEDILE; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; LEIDY GABRIELA ARIZA ARIZA
Estudando dois instrumentos de cálculo do século XVII para o ensino de multiplicação na formação do professor de Matemática. In: O Ensino de Matemática na Educação Contemporânea: o devir entre a teoria e a práxis, Editora Quipá, 2021 ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; JENIFFER PIRES DE ALMEIDA; PEDRO HENRIQUE SALES RIBEIRO
Estudiosos em Ciências e Matemática no mundo islâmico medieval, editora UECE, 2021 BERNADETE BARBOSA MOREY; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
Estudo de uma Sequência Didática utilizando instrumentos astronômicos no Ensino de Física. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 MARCELO DA COSTA CARNEIRO; MAIRTON CAVALCANTE ROMEU; EUZENE MENDONCA BARBOSAMATOS
Experiências em Ensino Ciências e Matemática na formação de professores da pós-graduação do IFCE. In: Experiências em Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 CAROLINE DE GOES SAMPAIO; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; LEIDY GABRIELA ARIZA ARIZA
Física no Ensino Médio: Metodologias Ativas influenciam na aprendizagem do aluno? In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 CRISTIANA MARIA DOS SANTOSSILVA; MAIRTON CAVALCANTE ROMEU; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO
Fotonovela: a arte de unir os quadrinhos ao Ensino. In: Histórias em Quadrinho na Educação: possibilidades de uma prática, Editora UECE, 2021 MARIA TAMIRES VASCONCELOS; RAPHAEL FEITOSA; ALVES FRANCISCO ROBERTO OLIVEIRA DA SILVA
História da Química no período de colonização do Brasil: à luz de investigações teóricas. In: Relatos e investigação de práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia- atas do encontro internacional “a Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2020), Editora Universidade de Trás-os-montes e alto douro, 2021 ANTONIO MARLEY DE ARAUJOSTEDILE; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; CAROLINE DE GOES SAMPAIO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; VIRNA PEREIRA DE ARAUJO
Histórias em Quadrinho na Educação: Possibilidades de uma prática. Editora UECE, 2021 ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; CLAUDIA SALES DE ALCANTARA OLIVEIRA
Inclusão do aluno surdo nas aulas de Química à luz da defectologia Vigotskiana: uma discussão teórica. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 CARINA MARIA RODRIGUES LIMA; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; LEIDY GABRIELA ARIZA ARIZA
Interagir e Aprender: Matemática: 3° ano do Ensino Fundamental: livro do professor. Editora Master Soluções Educacionais, 2021 JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO
Interagir e Aprender: Matemática: 5° ano do Ensino Fundamental: livro do professor. Editora Master Soluções Educacionais, 2021 JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO
Interagir e Aprender: Matemática: 5° ano do Ensino Fundamental: Vol. 2: livro do professor. Editora Master Soluções Educacionais, 2021 JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO
Investigações científicas envolvendo a História da Matemática sob o olhar da pluralidade. Editora CRV, 2021 ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; EUGENIANO MARTINS
Manual de análises Físico-Químicas de água: uma ferramenta de contextualização no Ensino e Aprendizagem de Química em um Curso Técnico. In: Relatos e investigação de práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia- atas do encontro internacional “a Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2020), Editora Universidade de Trás os-montes e alto douro, 2021 JOYCE DE FILGUEIRAS; SOUSA RAYZA BARROS LUCAS; LEE MARX GOMES DE CARVALHO; JOAO PAULO GUERREIRO DE ALMEIDA; JACKSON ANDERSON SENA RIBEIRO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS
Metodologias de Ensino de Química através de temas transversais: meio ambiente, saúde e alimentos como estratégia de contextualização. Editora PoD, 2021 CAROLINE DE GOES SAMPAIO; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO
O arduino como ferramenta educacional no Ensino de Física: um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 NATASHA ALEXANDRE; PORTO MAIRTON CAVALCANTE ROMEU; ALISANDRA CAVALCANTE FERNANDES ALMEIDA
O desenvolvimento de um voltímetro (real e virtual) através da placa Arduino. In: Plataforma com acervo progressivo de produtos educacionais e tecnológicos, Editora PoD, 2021 ANTONIO DE LISBOA COUTINHOJUNIOR; GILVANDENYS SALES
O Ensino de Geometria por meio do uso de instrumentos históricos Matemáticos estudados no GPEHM júnior/UECE: o caso do Báculo de Petrus Ramus. In: O ensino da Matemática na educação contemporânea: o devir entre a teoria e a práxis, Editora Quipá, 2021 ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; FRANCISCO HEMERSON BRITO DASILVA; SABRINA DE SOUSA PAULINO
O Ensino de Química em cursos de Ensino Técnico nos Institutos Federais Brasileiros. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 VALDIANA CAVALCANTE; GOMES CAROLINE DE GOES SAMPAIO; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO
O Ensino de Soluções Químicas: um estado da questão no Brasil. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 NAGILA MENEZES ROCHA; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; BLANCA RODRÍGUEZ HERNÁNDEZ
O Google Classroom nas aulas do Ensino Médio: o que poderá ser aprendido durante o Ensino Remoto? In: Relatos e investigação de práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia- atas do encontro internacional “a Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2020), Editora Universidade de Trás-os-montes e alto douro, 2021 MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; CAROLINE DE GOES SAMPAIO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS
O Papiro de Rhind na articulação entre História e Ensino de Matemática para o estudo de medidas. In: O olho do mestre Dez livros– Textos Históricos, Editora EDUEPB, 2021 ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; ISABELLE COELHO DA SILVA
O uso de uma problemática ambiental na contextualização do assunto de adsorção: uma abordagem CTSA. In: Experiências em Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 CAROLINE DE GOES SAMPAIO
O uso pedagógico de Objetos de Aprendizagem na Formação Inicial e Continuada: construindo conceitos. In: Novas abordagens no ensino de Ciências e Matemática: soluções didáticas e tecnologias digitais, Editora UFC, 2021 GISELE PEREIRA OLIVEIRA; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
Os Báculos ao longo da História: alternativa didática para o Ensino de Matemática na formação de professores. In: O ensino da Matemática na educação contemporânea: o devir entre a teoria e a práxis, Editora Quipá, 2021 ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; ANTONIA NAIARA DE SOUSABATISTA; ANDRESSA GOMES DOS SANTOS; RANIELE SAMPAIO NOGUEIRA
Os números racionais e as dificuldades de aprendizagem Matemática dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. In: Novas abordagens no Ensino de Ciências: soluções didáticas e tecnologias digitais, Editora UFC, 2021 RENATO VIEIRA TAVARES; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; MARIA JOSE COSTA DOS SANTOS
Pedagogia histórico-crítica: fundamentos e aspectos de sua didática para emancipação dos educandos. In: Experiências em Ensino Ciências e Matemática na formação de professores da Pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 VIVIANE ALVES DE OLIVEIRA FEITOSA; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; FRANCISCA HELENA DE OLIVEIRA HOLANDA
Pesquisas científicas em História da Matemática e suas relações com o Ensino de Matemática nos anais do SCHM. In: Investigações científicas envolvendo a história da matemática sob o olhar da pluralidade, Editora CRV, 2021 ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
Pesquisas sobre Ensino de Matemática no GPEHM júnior: construindo uma prática investigativa, Editora Quipá, 2021 ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; ANTONIA IARA DOS SANTOS MESQUITA; GISELE PEREIRA OLIVEIRA
Pintando o preconceito: a Química como ferramenta de inclusão social. In: Metodologias de Ensino de Química através de temas transversais: cultura e arte como estratégias de contextualização, Editora POD, 2021 ALAMO LOURENCO DE SOUZA; MARCILIO ANTONIO PEREIRA FILHO; FRANCISCA HELENA DE OLIVEIRA HOLANDA
Proposta de inserção da escala dos números de Gunter (1623) no Ensino de Multiplicação e Divisão. In: Ensino de Ciências e matemática: pesquisas na formação de professores da pós graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 ANDRESSA GOMES DOS SANTOS; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
Proposta de uso das narrações multimodais na autorreflexão da prática docente na formação inicial de professores de Ciência e Tecnologia. In: Relatos e investigação de práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia- atas do encontro internacional “a Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2020), Editora Universidade de Trás os-montes e alto douro, 2021 VIRNA PEREIRA DE ARAUJO; JORGE RICARDO ALMEIDA DE SOUZA FILHO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; CAROLINE DE GOES SAMPAIO; ANTONIO MARLEY DE ARAUJO STEDILE
Propostas para o Ensino de Razões Trigonométricas no triângulo Retângulo a partir de quadrinhos. In: Histórias em quadrinho na educação: possibilidades de uma prática, Editora UECE, 2021 ROBERTO DA ROCHA MIRANDA; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
Relação CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade) aplicada à problemática da pandemia Sars-Cov-2: reflexões sobre a concepção e Ensino de Ciências. In: Ensino de Ciências e matemática: pesquisas na formação de professores da pós graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 JOEL DE SOUSA GIFFONI; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; CAROLINE DE GOES SAMPAIO
Sala de aula invertida e indicadores de Metodologias Ativas: um relato de caso. In: Ciências em ação: perspectivas distintas para o ensino e aprendizagem de Ciências, Editora Científica Digital, 2021 JEIRLA ALVES MONTEIRO; GILVANDENYS LEITE SALES; ALISANDRA CAVALCANTE FERNANDES DE ALMEIDA; BENTO DUARTE DA SILVA
Segurança alimentar, inovação e sustentabilidade. Editora Sertão Cult, 2021 ALISANDRA CAVALCANTE FERNANDES DE ALMEIDA
Situações Didáticas Olímpicas para o Ensino de Funções: o contributo da Engenharia Didática de segunda geração. In: Novas abordagens no ensino de Ciências e Matemática: soluções didáticas e tecnologias digitais, Editora UFC, 2021 FRANCISCO DANIEL SOUZADELIMA; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS
Sobre os conhecimentos geométricos incorporados na construção e no uso do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) na formação do professor de Matemática. Editora Quipá,2021 FRANCISCO WAGNER SOARES OLIVEIRA; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
Uma Engenharia Didática sobre os triângulos de Brahmagupta e sua generalização. In: Descrição de Situações Didáticas sobre os polígonos de Brahmagupta amparadas pelo software Geogebra, Editora CRV, 2021 BEATRIZ MARIA PEREIRAMAIA; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
Uma experiência da Engenharia Didática no Ensino da hibridização da sequência de Mersenne. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 MILENA CAROLINA DOS SANTOS MANGUEIRA; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; PAULA MARIA MACHADO CRUZ CATARINO
Uma proposta de análise da Engenharia Didática de formação aliada às situações didáticas. In: Experiências em Ensino de Ciências e Matemática na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 CICERA FERNANDES; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; MARIA JOSE ARAUJO SOUZA
Uma proposta de Situação Didática para o Ensino de volume com o uso do software Geogebra. In: Experiências em Ensino de Ciências e Matemática na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 ROSALIDE CARVALHO DESOUSA; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; FRANCISCA CLAUDIA FERNANDES FONTENELE
Uma proposta para o Ensino de Química utilizando biodiesel como uma abordagem CTSA. In: Ensino de Ciências e Matemática na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 CYNDI BEATRIZ ANJOS DE SOUZA; LEIDY GABRIELA ARIZA; CAROLINE DE GOES SAMPAIO

2020

TÍTULO (LIVRO OU CAPÍTULO DE LIVRO)

AUTORES

A importância da vertente francesa didática profissional no cenário educacional brasileiro. In As ciências exatas e da terra e a interface com vários saberes 2, Editora Atena, 2020

 

GEORGYANA GOMES CIDRAO; ITALANDIA FERREIRA DE AZEVEDO; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO

A utilização de histórias em quadrinhos como recurso didático facilitador no ensino de trigonometria. In: Contribuições na prática de ensino em ciências e matemática, Editora CRV, 2020

 

ROBERTO DA ROCHA MIRANDA; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA

Concepções alternativas sobre natureza da ciência na formação inicial de professores de física: o cek como metodologia e a hfc como estratégia, Editora UECE, 2020

 

CHRISTIAN GAMA CAVALCANTE; MAIRTON CAVALCANTE ROMEU

Concepções dos professores sobre a utilização do planetário como recurso metodológico para o ensino de astronomia e física. Editora Ivovar, 2020

 

JOSE ADEMIR DAMASCENO JUNIOR; MAIRTON CAVALCANTE ROMEU

Conhecendo a história do GPEHM e sua contribuição para a educação matemática no Ceará. Editora UECE, 2020.

 

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA

A complexa relação teoria e prática na formação e no desenvolvimento profissional docente: ponderações de professores formadores de professores. In: ensino, pesquisa e extensão: desafios e contribuições para aprendizagem e formação docente, Editora Atena, 2020

FRANCISCO JOSE DE LIMA; FRANCILENE DE SOUZA PASTOURA, PATRICIA ALVES DA SILVA

Desafios docente e discente da educação de jovens e adultos (eja): existe solução? Editora Pontes, 2020.

ANA CRISTINA BARBOSA; GILVANDENYS LEITE SALES; LAUDENOR AMORIM

Um estudo preliminar sobre o Radius Astronomicus de Regiomontanus. In: História da matemática e cultura, SBEM, 2020.

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; FUMIKAZU SAITO