Livros
O campus tem um novo site!
O que você não encontrar aqui, vai encontrar no novo site:
https://portal.ifce.edu.br/campus/fortaleza/
2024
|
TÍTULO (LIVRO OU CAPÍTULO DE LIVRO) |
AUTORES |
|
A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA |
BLANCHARD SILVA PASSOS; ANA LAURA DOS SANTOS OLIVEIRA; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
|
A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA |
ALEXANDRE FABIO E SILVA DE ARAUJO; CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
|
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA SOB A ÓTICA DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO IFCE CAMPUS MARACANAÚ |
ALAMO LOURENCO DE SOUZA; JOAO GUILHERME NUNES PEREIRA; CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
|
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL |
GREYCIANNE FELIX CAVALCANTE LUZ; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; ANTONIO MARLEY DE ARAUJO STEDILE |
|
A ORIGEM DA QUÍMICA: UM RECORTE DO PERÍODO DA PROTOQUÍMICA ATÉ A TEORIA DA MATÉRIA |
ANTONIO MARLEY DE ARAUJO STEDILE; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO |
|
A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A EDUCAÇÃO STEAM E O DESENVOLVIMENTO DE LETRAMENTOS |
PAULA IRIANE SOUSA TEIXEIRA; MILENA VASCONCELOS GOMES; JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO |
|
A RELAÇÃO ENTRE ERGONOMIA FRANCESA, DIDÁTICA PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
GEORGYANA GOMES CIDRAO; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; ANDERSON ALVES |
|
ABORDAGEM TEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: EXPLORANDO A INFLUÊNCIA FREIREANA E AS REPERCUSSÕES DO MOVIMENTO CTS |
ANA LAURA DOS SANTOS OLIVEIRA; BLANCHARD SILVA PASSOS; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
| ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA COMO POSSIBILIDADE DE METODOLOGIA PARA A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA | PAULA TRAJANO DE ARAUJO; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
| ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE ÁGUA: UMA ALTERNATIVA PARA ALIAR A TEORIA E A PRÁTICA EM UM CURSO TÉCNICO | JOYCE DE SOUSA FILGUEIRAS ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
| COLÉGIOS DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ: ÉTHOS E IDIOSSINCRASIAS DE UMA CULTURA ESCOLAR MILITAR | ALEXANDRE FABIO E SILVA DE ARAUJO CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
| CONHECIMENTOS PRÉVIOS E MUDANÇA CONCEITUAL NO ENSINO DE QUÍMICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES | BLANCHARD SILVA PASSOS ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
| CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA | FRANCISCO JOSE DE LIMA; FERNANDA VIEIRA PEREIRA |
|
CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ENSINO DE CIÊNCIAS |
CRISTIANA MARIA DOS SANTOS SILVA; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; MAIRTON CAVALCANTE ROMEU |
| ENFOQUE CTS NO ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE | KARINE ARNAUD NOBRE; CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
| ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO: UMA ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE OS OBSTÁCULOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL | ALISANDRA CAVALCANTE FERNANDES DE ALMEIDA; ROSALIDE CARVALHO DE SOUSA; VITORIA HELLEN JUCA DOS SANTOS |
| ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ A PARTIR DO OLHAR DOCENTE | NAYANA DE ALMEIDA SANTIAGO NEPOMUCENO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; BLANCHARD SILVA PASSOS |
| ENTRE PRÁTICAS E TEORIAS: ESTUDO, PREPARAÇÃO E EXECUÇÃO DE AULAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO SUBPROJETO MATEMÁTICA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | FRANCISCO JOSE DE LIMA; JOAO NUNES DE ARAUJO NETO; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
| ENTRELAÇANDO DADOS ESTATÍSTICOS A PARTIR DE REDES SOCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O INSTAGRAM | DANILO DO CARMO DE SOUZA; JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO |
| EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: INTEGRANDO TEORIA E PRÁTICA A PARTIR DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS | FRANCISCO JOSE DE LIMA JOAO NUNES DE ARAUJO NETO |
| EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: INTEGRANDO TEORIA E PRÁTICA A PARTIR DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
| FAZER PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, PESQUISA E PRÁTICA EDUCATIVA | ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; JOSE WALLY MENDONCA MENEZES |
| FÍSICA EM FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES DO PIBID E PRP NO IFCE CEDRO | FRANCISCO JOSE DE LIMA |
| MATEMÁTICA PARA UNIVERSIDADES E CONCURSOS: ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE | ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; MARCOS CIRINEU AGUIAR SIQUEIRA |
| MÉTODOS MULTIPLICATIVOS INCORPORADOS EM INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS DESCRITOS NO TRATADO RABDOLOGIAE (1617) | JENIFFER PIRES DE ALMEIDA; PEDRO HENRIQUE SALES RIBEIRO; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
| MODELAGEM DE TÓPICOS A PARTIR DE TEXTOS JORNALÍSTICOS CEARENSES SOBRE A EDUCAÇÃO EMPREGANDO ALOCAÇÃO LATENTE DE DIRICHLET | ANTONIO RODRIGO DOS SANTOS SILVA; GILVANDENYS LEITE SALES |
| NÃO ENSINAMOS DIDÁTICA, MAS SOMOS ORIENTADOS PELAS REFLEXÕES PROVOCADAS POR ELA: CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | FRANCISCO JOSE DE LIMA; JOAO NUNES DE ARAUJO NETO |
| O PROFESSOR E A SUA PROFISSÃO | ANTONIO MARLEY DE ARAUJO STEDILE MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO |
| O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES FORMATIVAS, APRENDIZADOS E DESAFIOS EM UM NÚCLEO DE MATEMÁTICA | FRANCISCO JOSE DE LIMA; JOAO NUNES DE ARAUJO NETO |
| O TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DA DIDÁTICA PROFISSIONAL: UM ESTUDO DIRECIONADO À ANÁLISE DA ATIVIDADE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | FRANCISCO JOSE DE LIMA; MARIA GRACIENE MOREIRA DOS SANTOS; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
| OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA PÓS- GRADUAÇÃO DO IFCE | CAROLINE DE GOES SAMPAIO; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
| OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO | CARINA MARIA RODRIGUES LIMA; ALEXYA HELLER NOGUEIRA RABELO; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO |
| OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PRESENTES NO ENSINO DO MODELO ATÔMICO DE THOMSON: UMA ANÁLISE CRÍTICA UTILIZANDO UMA NARRAÇÃO MULTIMODAL | VIRNA PEREIRA DE ARAUJO; EDUARDO DA SILVA FIRMINO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
| PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA E ENGENHARIAS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ÀS PRÁTICAS EFETIVAS | ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; AUZUIR RIPARDO DE ALEXANDRIA |
| PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS E PRÁTICAS | ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; BLANCHARD SILVA PASSOS |
| PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA E ENGENHARIAS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ÀS PRÁTICAS EFETIVAS | ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; AUZUIR RIPARDO DE ALEXANDRIA |
| PESQUISAS EM ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS E POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; RENATA TEOFILO DE SOUSA; ROSALIDE CARVALHO DE SOUSA |
| PESQUISAS EM ENSINO DE QUÍMICA: ABORDAGENS, REFLEXÕES E PRÁTICAS | ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; BLANCHARD SILVA PASSOS |
| PESQUISAS EM ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE | ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA |
| PESQUISAS NA ÁREA DE ENSINO: ABORDAGENS EM CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E ENGENHARIAS | JOAO CLAUDIO NUNES CARVALHO |
| PESQUISAS SOBRE ENSINO DE MATEMÁTICA NO GPEHM JÚNIOR: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; JENIFFER PIRES DE ALMEIDA; VERUSCA BATISTA ALVES |
2023
|
TÍTULO (LIVRO OU CAPÍTULO DE LIVRO) |
AUTORES |
|
A engenharia didática na formação inicial de professores de matemática: O estudo da generalização e complexificação da sequência de Pandovan, Editora IFCE– EDIFCE, 2023 |
RENATA PASSOS MACHADO VIEIRA; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; PAULA MARIA MACHADO CRUZ CATARINO |
|
As teorias da relatividade no ensino básico: uma revisão de literatura para traçar o perfil dos trabalhos publicados no Brasil entre 2000 Livraria da física, 2023 |
MARCOS CIRINEU AGUIAR SIQUEIRA; ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA |
|
Conceitos trigonométricos articulados a partir do instrumento náutico, balhestilha, na interface entre história e ensino de matemática, Livraria da física, 2023 |
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; ANTONIA IARA DOS SANTOS MESQUITA; GISELE PEREIRA OLIVEIRA |
|
Concepções sobre os conhecimentos matemáticos presentes no instrumento, as duas réguas para cálculo, de William Oughtred (1639). In: Conhecimentos mobilizados a partir dos aspectos históricos e matemáticos das duas réguas para cálculo (1639) de William Oughtred, Editora CRV, 2023 |
AMANDA CARDOSO BENICIO DE LIMA; KAWOANA DA COSTA SOARES; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
|
Contextualização e interdisciplinaridade num curso de licenciatura em física: Uma experiência vivenciada no IFCE campus Sobral, Livraria da física, 2023 |
ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; MARCOS CIRINEU AGUIAR SIQUEIRA |
|
Ensino de física e de matemática: Múltiplos olhares sobre o ensino e a aprendizagem. In: ensino de física e matemática, Livraria da física, 2023 |
ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; JOSE WALLY MENDONCA MENEZES; JOSIAS VALENTIM SANTANA |
|
Ensino de química e conhecimentos prévios: Um olhar para o ensino de ácidos e bases. In: A pesquisa em ensino de ciências e matemática: Temáticas Emergentes em Contextos Adversos, EDITORA CRV, 2023 |
BLANCHARD SILVA PASSOS; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
| Ensino remoto de áreas de figuras planas não poligonais. In: Ensino de fisica e matematica, Livraria da física, 2023 | ITALANDIA FERREIRA DE AZEVEDO; GEORGYANA GOMES CIDRAO; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
|
Equações diferenciais aplicadas ao pêndulo com massa dependente do tempo: Estudo de uma massa com variação exponencial e polinomial. In: Física Para Institutos Federais, Universidades e Concursos, Livraria da física, 2023 |
ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA |
|
Física para institutos federais, universidades e concursos: Questões de concursos, vol. 2: rotações; mecânica dos fluidos; oscilações; ondas mecânicas, Livraria da física, 2023 |
ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; JOSE WALLY MENDONCA MENEZES |
| Física para institutos federais, universidades e concursos: Questões de concursos, vol.3: temperatura, dilatação térmica, calor , leis da termodinâmica, Livraria da física, 2023 | ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; JOSE WALLY MENDONCA MENEZES; MARCOS CIRINEU AGUIAR SIQUEIRA |
| Física para institutos federais, universidades e concursos: Questões de concursos, vol.4: eletrostática, circuitos elétricos, magnetismo, óptica, Livraria da física, 2023 | ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; JOSE WALLY MENDONCA MENEZES |
| Medidas, análise dimensional, vetores e cinemática, Livraria da física, 2023 | ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; MARCOS AGUIAR CIRINEU SIQUEIRA; JOSIAS VALENTIM SANTANA; LUCAS ROBERTO DO NASCIMENTO; FILIPE HENRIQUE DE CASTRO MENEZES; JOSE WALLY MENDONCA MENEZES |
| O ensino de matemática por meio da teoria das situações didáticas: Um estudo do modelo combinatório de Fibonacci. In: A pesquisa em ensino de ciências e matemática: Temáticas Emergentes em Contextos Adversos, EDITORA CRV, 2023 | RENATA PASSOS MACHADO VIEIRA; FRANCISCO EVAMAR BARROS; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; PAULA MARIA MACHADO CRUZ CATARINO |
| O museu como espaço não fomal de educação e sua potencialidade interdisciplinar para o ensino. In: Divulgação Científica–articulando ciência, tecnologia e sociedade, Reconecta Soluções Educacionais, 2023 | CHARLLINE VLADIA SILVA DE MELO; GILVANDENYS LEITE SALES; GILBERTO SANTOS CERQUEIRA; MARCOS TEODORICO PINHEIRO DE ALMEIDA |
|
Programa Residência Pedagógica: Relatos de experiências e práticas na formação inicial de professores de matemática, Pod Editora, 2023 |
FRANCISCO JOSE DE LIMA; JOAO NUNES DE ARAUJO NETO |
|
Tecendo reflexões sobre potencialidades e desafios da formação inicial docente: percurso formativo no módulo I do programa residência pedagógica -subprojeto matemática. In: Relatos de experiência pedagógica no PRP, Pod Editora, 2023 |
FRANCISCO JOSE DE LIMA; JOAO NUNES DE ARAUJO NETO |
| Uma abordagem de tópicos de relatividade geral através da construção de experimentos de baixo custo para a facilitação da transposição didática, Livraria da física, 2023 | ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA VIEIRA; MARCOS CIRINEU AGUIAR SIQUEIRA; GEORGE FREDERICK TAVARES DA SILVA |
|
Uso de triminós triangulares no ensino da multiplicação: uma experimentação com alunos do 6º ano do ensino fundamental. In: Matemática e suas possibilidades: ensino, pesquisa, formação docente e práticas pedagógicas, Volume 2, Quípa Editora, 2023 |
ITALANDIA FERREIRA DE AZEVEDO; ANA CARLA PIMENTEL PAIVA; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
2022
|
TÍTULO (LIVRO OU CAPÍTULO DE LIVRO) |
AUTORES |
|
A constituição de sequências didáticas face à articulação entre história da matemática e tecnologias digitais para a formação de professores de matemática. In: Ensino de matemática: conversas didáticas a partir de tratados históricos, Eduece - Editora da UECE, 2022 |
GISELE PEREIRA OLIVEIRA; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
|
Aplicação de situações didáticas olímpicas no ensino remoto: uma experiência na Universidade do Vale do Acaraú UVA, Editora Pontes, 2022 |
JOSE GLEISON ALVES DA SILVA; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; DANIEL BRANDAO MENEZES |
|
Aspectos históricos e matemáticos incorporados na construção da escala dos números de William Oughtred (1574-1660). In: Diálogos entre a escola e universidade na formação continuada, Imprece, 2022 |
AMANDA BENICIO CARDOSO DE LIMA; KAWOANA DA COSTA SOARES; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
|
Caçador de estrelas: homenagem a Rubens de Azevedo, Editora Universitária Brasileira, 2022 |
MAIRTON CAVALCANTE ROMEU |
|
Ciência & Arte: transgredindo o científico, Na Raiz, 2022 |
AIZA BELLA TEIXEIRA DA SILVA; RAPHAEL ALVES FEITOSA |
|
Contribuições da Didática para a Formação Inicial Docente: Uma Análise em Produções Publicadas no ENDIPE. In: Docência no ensino superior e experiências em pesquisa educacional: abordagens multidisciplinares, Pod, 2022 |
FRANCISCO JOSE DE LIMA; ANA CRISTINA DE SOUZA LIMA |
|
Docência no ensino superior e experiências em pesquisas: abordagens multidisciplinares, Pod, 2022 |
FRANCISCO JOSE DE LIMA; DAMIÃO MICHAEL RODRIGUES DE LIMA; ROBERTA DA SILVA |
|
Educação e trabalho no contexto da ANPED: articulação de especificidades para o desenvolvimento social. In: Melhores trabalhos: multidisciplinar, Aliás, 2022 |
FRANCISCO JOSE DE LIMA |
|
Engenharia Didática de formação: uma prática no ensino remoto no ensino do conceito de volume. In: Encontro II SECMAT– UFC, Editora Pontes, 2022 |
ROSALIDE CARVALHO DE SOUSA; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; FRANCISCA CLAUDIA FERNANDES FONTENELE |
| Ensino de matemática: conversas didáticas a partir de tratados históricos, Eduece – Editora da UECE, 2022 | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
| Gamificação no ensino superior: um mapeamento sistemático de trabalhos publicados em eventos de informática na educação, Pod, 2022 | FRANCISCO JOSE DE LIMA |
| O programa de formação docente do GPEHM/UECE e sua contribuição para as atividades extensionistas, EDUPe, 2022 | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; ANTONIA NAIARA DE SOUSA BATISTA; GISELE PEREIRA OLIVEIRA |
| O Uso de Tecnologias Digitais Educacionais na Formação Inicial Docente: um olhar para Pesquisas no contexto da Educação Matemática. In: Docência no ensino superior e experiências em pesquisa educacional: abordagens multidisciplinares, Pod, 2022 | FRANCISCO JOSE DE LIMA; ELIEUDO NOGUEIRA SILVA |
| Percepções de licenciandos em matemática sobre os cursos formativos envolvendo o Promptuario (1617), Imprece, 2022 | PEDRO HENRIQUE SALES RIBEIRO; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
| Políticas Públicas de Democratização e Acesso à Educação: Trajetória, Contribuições e Desafios do PRONERA no Contexto Educacional Cearense. In: Docência no ensino superior e experiências em pesquisa educacional: abordagens multidisciplinares, Pod, 2022 | FRANCISCO JOSE DE LIMA |
| Políticas Públicas e Ensino Superior: o Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior (FIES) no Contexto dos Programas de Acesso à Educação no Brasil. In: Docência no ensino superior e experiências em pesquisa educacional: abordagens multidisciplinares, Pod, 2022 | FRANCISCO JOSE DE LIMA |
| Práticas Laboratoriais no Ensino de Trigonometria na Licenciatura em Matemática da UECE no Período Pandêmico, Eduece - Editora da UECE, 2022 | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
| Práticas Laboratoriais para o Ensino de Trigonometria: Sob o olhar de licenciandos em Matemática, Editora Uniesmero, 2022 | FRANCISCO WAGNER SOARES OLIVEIRA; GISELE PEREIRA OLIVEIRA; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
2021
|
TÍTULO (LIVRO OU CAPÍTULO DE LIVRO) |
AUTORES |
|
A abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA), no Ensino de Ciências, na pandemia da Covid-19: estado da arte por revisão bibliográfica crítica. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 |
VICENTE TOME DO NASCIMENTO FILHO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
|
A Aprendizagem Significativa e o uso de técnicas de ensinagem no ensino Química. In: Relatos e investigação de práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia- atas do encontro internacional “a Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2020), Editora Universidade de Trás-os-montes e alto douro, 2021 |
ANTONIA ALVES ELISABETE ANDRADE; ANTONIO DE PADUA ARRUDA DOS SANTOS FILHO; AVINNYS DA COSTA NOGUEIRA; ANTONIO MARLEY DE ARAUJO STEDILE; CECILIA RENATA SALES SOARES; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; CAROLINE DE GOES SAMPAIO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
|
A aritmética de localização de John Napier (1550-1617) na formação do professor que ensina matemática. In: Pesquisas sobre ensino de matemática no GPEHM Júnior: construindo uma prática investigativa, Editora Quipá, 2021 |
JENIFFER PIRES DE ALMEIDA; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
|
A atuação do professor de Matemática face ao Ensino Remoto: um estudo das práticas docentes com o uso da Didática profissional. In: O Ensino de Matemática na Educação Contemporânea: o devir entre a teoria e a práxis, Editora Quipá, 2021. |
MARIA GRACIENE MOREIRA DOS SANTOS; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; GEORGYANA GOMES CIDRAO |
|
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a resolução de problemas à luz da Teoria dos Campos Conceituais (TCC). In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 |
SAMARA SALES FRAZAO; MARIA CLEIDE DASILVA BARROSO |
|
A categoria Trabalho e a crise estrutural do capital: uma análise sobre a formação do professor. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 |
GREYCIANNE CAVALCANTE FELIX LUZ; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; FRANCISCA HELENA DE OLIVEIRA HOLANDA |
|
A percepção ambiental dos estudantes de um curso técnico integrado em petroquímica, no litoral leste do Ceará, Brasil. In: Relatos e investigação de práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia- atas do encontro internacional “a Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2020), Editora Universidade de Trás os-montes e alto douro, 2021 |
RAYZA BARROS LUCAS; JOYCE DE SOUSA FILGUEIRAS; LEE MARX GOMES DE CARVALHO; JOAO PAULO GUERREIRO ALMEIDA; ANDERSON DE JACKSON SENA RIBEIRO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
|
A vivência de organização e mediação de um curso de extensão universitária. In: Educação Matemática: Formação, Práticas e Inclusão– Volume 4, Editora Formiga, 2021 |
FRANCISCO HEMERSON BRITO DA SILVA; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; ANTONIA NAIARA DE SOUSA BATISTA |
|
ABU JACFAR MUHAMMAD B. MUHAMMAD B. AL-HASAN NASĪR AL-DĪN AL-TŪSĪ (1201-1274). In: Estudiosos em Ciências e Matemática no mundo Islâmico Medieval, Editora UECE, 2021 |
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; BERNADETE BARBOSAMOREY |
| Análise do Recurso educacional digital ilha das operações: em busca das pedras somartius e subtrartius à luz da teoria dos campos conceituais. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | NASSARA MAIA CABRAL CARDOSO GOMES; JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO; WILLIAM LEONARDO LOTERO |
| Aplicação de uma oficina para a fabricação de sabão utilizando óleo reutilizado como forma de conscientização ambiental no programa de residência pedagógica. In: Relatos e investigação de práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia- atas do encontro internacional “a Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2020), Editora Universidade de Trás-os-montes e alto douro, 2021 | ALLESSON SOUZA DOS SANTOS; LAISA QUEIROZ LIMA; ANA MAURA DE SOUSA DE ARAUJO; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
| APP inventor: uma análise de seu potencial para a aprendizagem na Educação Básica. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | FRANCISCO ELLIVELTON BARBOSA; JUSCILEIDE BRAGADECASTRO |
| Aspectos Históricos, Matemáticos e Evolutivos sobre a Sequência de Padovan ou Cordonnier: o estado da Arte. In: Experiências em Ensino de Ciências e Matemática na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | RENATA MACHADO FRANCISCO PASSOS VIEIRA; REGIS VIEIRA ALVES; PAULA MARIA MACHADOCRUZ CATARINO |
| Capacitação em tempos de pandemia: contribuições do modelo LV de avaliação em possibilitar o Growing Focus on Measuring Learning. In: Ciência da Computação: Tecnologias Emergentes em computação– volume 2, Editora Científica Digita, 2021 | GILVANDENYS LEITE SALES; BENTO SILVA; JOSÉ LENCASTRE; ALBERTO JOAO BATISTA DA SILVA |
| Categoria Trabalho e a crise estrutural do capital: uma análise sobre a formação do professor. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | GREYCIANNE CAVALCANTE LUZ; FELIX FRANCISCA HELENA DE OLIVEIRA HOLANDA; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO |
| Conceitos matemáticos identificados no ábaco de Gerbert em uma formação de professores. In: Educação Matemática tem no Ceará, Editora CRV, 2021 | SUZIE MARIA ALBUQUERQUE; DE ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
| Contributions of digital technologies to the development of algebraic thinking at school. In: Mathematical Reasoning of Children and Adults: Teaching and Learning from an Interdisciplinary Perspective , Editora Springer International Publishing, 2021 | JOSE AIRES DE CASTRO FILHO; JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO; RAQUEL FREIRE |
| Desenvolvimento de uma sequência de ensino com estatística no 5° ano do Ensino Fundamental: Qual o estilo e o autor de HQ que você prefere? In: Experiências em Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | MARCIO MATOSO DE PONTES; JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO |
| Engenharia Didática de Formação (EDF): Ferramenta para construção dos saberes pedagógicos necessários à inserção da estocástica nos anos iniciais. In: Experiências em Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | DINA SEFORA SANTANA MENEZES LIMA; MARIA CLEIDE DA BARROSO; LEONARDO LOTERO |
| Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; CAROLINE DE GOES SAMPAIO; LEIDY GABRIELA ARIZA ARIZA |
| Ensino de Ciências com enfoque CTSA: algumas reflexões. In: Experiências em Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | INAIA LOPES GUERREIRO; CAROLINE DE GOES SAMPAIO; LEONARDO FABIO MARTINEZ PEREZ |
| Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sua relação com as avaliações externas. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | MARIA ELIZETE PEREIRA ALENCAR OLIVEIRA; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; FRANCISCA HELENA DE OLIVEIRA HOLANDA |
| Ensino de Geometria Plana na Olímpiada Internacional de Matemática: um produto educacional. In: Contribuições na prática em ensino de Ciências e Matemática, Editora CRV, 2021 | PAULO VITOR DA SILVA SANTIAGO; FRANCISCO VIEIRA ALVES |
| Ensino de Química no meio rural. In: Experiências em Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | ANTONIO MARLEY DE ARAUJO STEDILE; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; LEIDY GABRIELA ARIZA ARIZA |
| Estudando dois instrumentos de cálculo do século XVII para o ensino de multiplicação na formação do professor de Matemática. In: O Ensino de Matemática na Educação Contemporânea: o devir entre a teoria e a práxis, Editora Quipá, 2021 | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; JENIFFER PIRES DE ALMEIDA; PEDRO HENRIQUE SALES RIBEIRO |
| Estudiosos em Ciências e Matemática no mundo islâmico medieval, editora UECE, 2021 | BERNADETE BARBOSA MOREY; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
| Estudo de uma Sequência Didática utilizando instrumentos astronômicos no Ensino de Física. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | MARCELO DA COSTA CARNEIRO; MAIRTON CAVALCANTE ROMEU; EUZENE MENDONCA BARBOSAMATOS |
| Experiências em Ensino Ciências e Matemática na formação de professores da pós-graduação do IFCE. In: Experiências em Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | CAROLINE DE GOES SAMPAIO; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; LEIDY GABRIELA ARIZA ARIZA |
| Física no Ensino Médio: Metodologias Ativas influenciam na aprendizagem do aluno? In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | CRISTIANA MARIA DOS SANTOSSILVA; MAIRTON CAVALCANTE ROMEU; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO |
| Fotonovela: a arte de unir os quadrinhos ao Ensino. In: Histórias em Quadrinho na Educação: possibilidades de uma prática, Editora UECE, 2021 | MARIA TAMIRES VASCONCELOS; RAPHAEL FEITOSA; ALVES FRANCISCO ROBERTO OLIVEIRA DA SILVA |
| História da Química no período de colonização do Brasil: à luz de investigações teóricas. In: Relatos e investigação de práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia- atas do encontro internacional “a Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2020), Editora Universidade de Trás-os-montes e alto douro, 2021 | ANTONIO MARLEY DE ARAUJOSTEDILE; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; CAROLINE DE GOES SAMPAIO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; VIRNA PEREIRA DE ARAUJO |
| Histórias em Quadrinho na Educação: Possibilidades de uma prática. Editora UECE, 2021 | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; CLAUDIA SALES DE ALCANTARA OLIVEIRA |
| Inclusão do aluno surdo nas aulas de Química à luz da defectologia Vigotskiana: uma discussão teórica. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | CARINA MARIA RODRIGUES LIMA; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; LEIDY GABRIELA ARIZA ARIZA |
| Interagir e Aprender: Matemática: 3° ano do Ensino Fundamental: livro do professor. Editora Master Soluções Educacionais, 2021 | JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO |
| Interagir e Aprender: Matemática: 5° ano do Ensino Fundamental: livro do professor. Editora Master Soluções Educacionais, 2021 | JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO |
| Interagir e Aprender: Matemática: 5° ano do Ensino Fundamental: Vol. 2: livro do professor. Editora Master Soluções Educacionais, 2021 | JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO |
| Investigações científicas envolvendo a História da Matemática sob o olhar da pluralidade. Editora CRV, 2021 | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; EUGENIANO MARTINS |
| Manual de análises Físico-Químicas de água: uma ferramenta de contextualização no Ensino e Aprendizagem de Química em um Curso Técnico. In: Relatos e investigação de práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia- atas do encontro internacional “a Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2020), Editora Universidade de Trás os-montes e alto douro, 2021 | JOYCE DE FILGUEIRAS; SOUSA RAYZA BARROS LUCAS; LEE MARX GOMES DE CARVALHO; JOAO PAULO GUERREIRO DE ALMEIDA; JACKSON ANDERSON SENA RIBEIRO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
| Metodologias de Ensino de Química através de temas transversais: meio ambiente, saúde e alimentos como estratégia de contextualização. Editora PoD, 2021 | CAROLINE DE GOES SAMPAIO; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO |
| O arduino como ferramenta educacional no Ensino de Física: um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | NATASHA ALEXANDRE; PORTO MAIRTON CAVALCANTE ROMEU; ALISANDRA CAVALCANTE FERNANDES ALMEIDA |
| O desenvolvimento de um voltímetro (real e virtual) através da placa Arduino. In: Plataforma com acervo progressivo de produtos educacionais e tecnológicos, Editora PoD, 2021 | ANTONIO DE LISBOA COUTINHOJUNIOR; GILVANDENYS SALES |
| O Ensino de Geometria por meio do uso de instrumentos históricos Matemáticos estudados no GPEHM júnior/UECE: o caso do Báculo de Petrus Ramus. In: O ensino da Matemática na educação contemporânea: o devir entre a teoria e a práxis, Editora Quipá, 2021 | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; FRANCISCO HEMERSON BRITO DASILVA; SABRINA DE SOUSA PAULINO |
| O Ensino de Química em cursos de Ensino Técnico nos Institutos Federais Brasileiros. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | VALDIANA CAVALCANTE; GOMES CAROLINE DE GOES SAMPAIO; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO |
| O Ensino de Soluções Químicas: um estado da questão no Brasil. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | NAGILA MENEZES ROCHA; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; BLANCA RODRÍGUEZ HERNÁNDEZ |
| O Google Classroom nas aulas do Ensino Médio: o que poderá ser aprendido durante o Ensino Remoto? In: Relatos e investigação de práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia- atas do encontro internacional “a Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2020), Editora Universidade de Trás-os-montes e alto douro, 2021 | MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; CAROLINE DE GOES SAMPAIO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
| O Papiro de Rhind na articulação entre História e Ensino de Matemática para o estudo de medidas. In: O olho do mestre Dez livros– Textos Históricos, Editora EDUEPB, 2021 | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; ISABELLE COELHO DA SILVA |
| O uso de uma problemática ambiental na contextualização do assunto de adsorção: uma abordagem CTSA. In: Experiências em Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
| O uso pedagógico de Objetos de Aprendizagem na Formação Inicial e Continuada: construindo conceitos. In: Novas abordagens no ensino de Ciências e Matemática: soluções didáticas e tecnologias digitais, Editora UFC, 2021 | GISELE PEREIRA OLIVEIRA; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
| Os Báculos ao longo da História: alternativa didática para o Ensino de Matemática na formação de professores. In: O ensino da Matemática na educação contemporânea: o devir entre a teoria e a práxis, Editora Quipá, 2021 | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; ANTONIA NAIARA DE SOUSABATISTA; ANDRESSA GOMES DOS SANTOS; RANIELE SAMPAIO NOGUEIRA |
| Os números racionais e as dificuldades de aprendizagem Matemática dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. In: Novas abordagens no Ensino de Ciências: soluções didáticas e tecnologias digitais, Editora UFC, 2021 | RENATO VIEIRA TAVARES; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; MARIA JOSE COSTA DOS SANTOS |
| Pedagogia histórico-crítica: fundamentos e aspectos de sua didática para emancipação dos educandos. In: Experiências em Ensino Ciências e Matemática na formação de professores da Pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | VIVIANE ALVES DE OLIVEIRA FEITOSA; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; FRANCISCA HELENA DE OLIVEIRA HOLANDA |
| Pesquisas científicas em História da Matemática e suas relações com o Ensino de Matemática nos anais do SCHM. In: Investigações científicas envolvendo a história da matemática sob o olhar da pluralidade, Editora CRV, 2021 | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
| Pesquisas sobre Ensino de Matemática no GPEHM júnior: construindo uma prática investigativa, Editora Quipá, 2021 | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; ANTONIA IARA DOS SANTOS MESQUITA; GISELE PEREIRA OLIVEIRA |
| Pintando o preconceito: a Química como ferramenta de inclusão social. In: Metodologias de Ensino de Química através de temas transversais: cultura e arte como estratégias de contextualização, Editora POD, 2021 | ALAMO LOURENCO DE SOUZA; MARCILIO ANTONIO PEREIRA FILHO; FRANCISCA HELENA DE OLIVEIRA HOLANDA |
| Proposta de inserção da escala dos números de Gunter (1623) no Ensino de Multiplicação e Divisão. In: Ensino de Ciências e matemática: pesquisas na formação de professores da pós graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | ANDRESSA GOMES DOS SANTOS; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
| Proposta de uso das narrações multimodais na autorreflexão da prática docente na formação inicial de professores de Ciência e Tecnologia. In: Relatos e investigação de práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia- atas do encontro internacional “a Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2020), Editora Universidade de Trás os-montes e alto douro, 2021 | VIRNA PEREIRA DE ARAUJO; JORGE RICARDO ALMEIDA DE SOUZA FILHO; ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; CAROLINE DE GOES SAMPAIO; ANTONIO MARLEY DE ARAUJO STEDILE |
| Propostas para o Ensino de Razões Trigonométricas no triângulo Retângulo a partir de quadrinhos. In: Histórias em quadrinho na educação: possibilidades de uma prática, Editora UECE, 2021 | ROBERTO DA ROCHA MIRANDA; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
| Relação CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade) aplicada à problemática da pandemia Sars-Cov-2: reflexões sobre a concepção e Ensino de Ciências. In: Ensino de Ciências e matemática: pesquisas na formação de professores da pós graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | JOEL DE SOUSA GIFFONI; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO; CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
| Sala de aula invertida e indicadores de Metodologias Ativas: um relato de caso. In: Ciências em ação: perspectivas distintas para o ensino e aprendizagem de Ciências, Editora Científica Digital, 2021 | JEIRLA ALVES MONTEIRO; GILVANDENYS LEITE SALES; ALISANDRA CAVALCANTE FERNANDES DE ALMEIDA; BENTO DUARTE DA SILVA |
| Segurança alimentar, inovação e sustentabilidade. Editora Sertão Cult, 2021 | ALISANDRA CAVALCANTE FERNANDES DE ALMEIDA |
| Situações Didáticas Olímpicas para o Ensino de Funções: o contributo da Engenharia Didática de segunda geração. In: Novas abordagens no ensino de Ciências e Matemática: soluções didáticas e tecnologias digitais, Editora UFC, 2021 | FRANCISCO DANIEL SOUZADELIMA; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS |
| Sobre os conhecimentos geométricos incorporados na construção e no uso do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) na formação do professor de Matemática. Editora Quipá,2021 | FRANCISCO WAGNER SOARES OLIVEIRA; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
| Uma Engenharia Didática sobre os triângulos de Brahmagupta e sua generalização. In: Descrição de Situações Didáticas sobre os polígonos de Brahmagupta amparadas pelo software Geogebra, Editora CRV, 2021 | BEATRIZ MARIA PEREIRAMAIA; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
| Uma experiência da Engenharia Didática no Ensino da hibridização da sequência de Mersenne. In: Ensino de Ciências e Matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | MILENA CAROLINA DOS SANTOS MANGUEIRA; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; PAULA MARIA MACHADO CRUZ CATARINO |
| Uma proposta de análise da Engenharia Didática de formação aliada às situações didáticas. In: Experiências em Ensino de Ciências e Matemática na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | CICERA FERNANDES; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; MARIA JOSE ARAUJO SOUZA |
| Uma proposta de Situação Didática para o Ensino de volume com o uso do software Geogebra. In: Experiências em Ensino de Ciências e Matemática na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | ROSALIDE CARVALHO DESOUSA; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; FRANCISCA CLAUDIA FERNANDES FONTENELE |
| Uma proposta para o Ensino de Química utilizando biodiesel como uma abordagem CTSA. In: Ensino de Ciências e Matemática na formação de professores da pós-graduação do IFCE, Editora UECE, 2021 | CYNDI BEATRIZ ANJOS DE SOUZA; LEIDY GABRIELA ARIZA; CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
2020
|
TÍTULO (LIVRO OU CAPÍTULO DE LIVRO) |
AUTORES |
|
A importância da vertente francesa didática profissional no cenário educacional brasileiro. In As ciências exatas e da terra e a interface com vários saberes 2, Editora Atena, 2020
|
GEORGYANA GOMES CIDRAO; ITALANDIA FERREIRA DE AZEVEDO; FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES; MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO |
|
A utilização de histórias em quadrinhos como recurso didático facilitador no ensino de trigonometria. In: Contribuições na prática de ensino em ciências e matemática, Editora CRV, 2020
|
ROBERTO DA ROCHA MIRANDA; ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
|
Concepções alternativas sobre natureza da ciência na formação inicial de professores de física: o cek como metodologia e a hfc como estratégia, Editora UECE, 2020
|
CHRISTIAN GAMA CAVALCANTE; MAIRTON CAVALCANTE ROMEU |
|
Concepções dos professores sobre a utilização do planetário como recurso metodológico para o ensino de astronomia e física. Editora Ivovar, 2020
|
JOSE ADEMIR DAMASCENO JUNIOR; MAIRTON CAVALCANTE ROMEU |
|
Conhecendo a história do GPEHM e sua contribuição para a educação matemática no Ceará. Editora UECE, 2020.
|
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
|
A complexa relação teoria e prática na formação e no desenvolvimento profissional docente: ponderações de professores formadores de professores. In: ensino, pesquisa e extensão: desafios e contribuições para aprendizagem e formação docente, Editora Atena, 2020 |
FRANCISCO JOSE DE LIMA; FRANCILENE DE SOUZA PASTOURA, PATRICIA ALVES DA SILVA |
|
Desafios docente e discente da educação de jovens e adultos (eja): existe solução? Editora Pontes, 2020. |
ANA CRISTINA BARBOSA; GILVANDENYS LEITE SALES; LAUDENOR AMORIM |
|
Um estudo preliminar sobre o Radius Astronomicus de Regiomontanus. In: História da matemática e cultura, SBEM, 2020. |
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA; FUMIKAZU SAITO |
