Notícias
Campus Horizonte promoverá a I e a II Etapa do II Projeto sobre práticas inclusivas
Inclusão
O IFCE, Campus Horizonte, promoverá a I e a II Etapa do II Projeto sobre práticas inclusivas.
Acesse a lista de inscrições deferidas clicando aqui.
Publicamos uma errata na programação dia 29/08/2024.
Objetivo do Evento: Capacitar os participantes sobre conceitos e práticas inclusivas, bem como proporcionar espaços de debate sobre inclusão, acessibilidade e educação inclusiva na perspectiva de melhorar a qualidade do atendimento e do ensino nas escolas como um todo.
A Primeira Etapa do II Projeto sobre Práticas Inclusivas acontecerá nos dias 19/09/2024, 30/10/2024, 27/11/2024 e 18/12/2024, das 8h às 12h, no IFCE, campus Horizonte, durante a qual será realizada duas Palestras: uma sobre Educação especial na perspectiva da educação inclusiva e outra sobre Inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência física no contexto escolar, além de duas oficinas, com as seguintes temáticas: Análise do Comportamento Aplicado (ABA) voltado ao Transtorno do Espectro Autista para pais, cuidadores e educadores; Oficina sobre a linguagem do aluno surdo.
A Segunda Etapa do II Projeto sobre Práticas Inclusivas acontecerá nos dias 19/12/2024 (Manhã), 19/12/2024 (Tarde), 20/12/2024 (manhã) e 20/12/2024 (Tarde), das 8h às 12h ou das 13h ás 17h, no IFCE, em Horizonte, em que serão realizadas duas palestras, uma sobre Neurociência no Contexto Escolar e outra sobre o papel da Educação Especial no Processo de Inclusão Escolar, além de duas oficinas sobre: Plano Educacional Individualizado (PEI) e Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos Multifuncionais. Estas, por sua vez, terão suas inscrições liberadas somente após o término da primeira etapa.
A seleção dos cursistas será feita conforme ordem de inscrição.
Serão distribuídas 140 vagas para as palestras e 40 vagas para as oficinas. Para as palestras (71 vagas para o público externo e 69 vagas para o público interno) e para as oficinas (21 vagas para o público externo e 19 vagas para o público interno).
Caso as vagas não sejam preenchidas pelo público interno pode sem preenchidas pelo público externo ou vice-versa.
A inscrição pode ser feita através deste link - https://encurtador.com.br/0m7co
As inscrições para 1ª etapa, do II Projeto sobre Práticas Inclusivas, estarão disponíveis, somente, no período de 09 de setembro de 2024 a 13 de setembro de 2024 no site: https://ifce.edu.br/horizonte.
Resultado das Inscrições da I Etapa serão divulgadas de 16/09/2024 a 18/09/2024 no site: https://ifce.edu.br/horizonte.
Observação: o link de inscrição da II Etapa será disponilizado após a conclusão da I Etapa.
As inscrições para 2ª etapa, do II Projeto sobre Práticas Inclusivas, estarão disponíveis, somente, no período de 02 de dezembro de 2024 a 06 de dezembro de 2024 no site: https://ifce.edu.br/horizonte.
Resultado das Inscrições da I Etapa serão divulgadas de 09/12/2024 a 13/12/2024 no site: https://ifce.edu.br/horizonte.
Todos os inscritos receberão certificação conforme participação nas atividades em ambas as etapas. Em caso de dúvidas envie um e-mail para: napne.horizonte@ifce.edu.br
Todas as atividades serão realizadas nas dependências do Instituto Federa do Ceará- Campus Horizonte situada na Rua Francisca Cecília - Planalto Horizonte, Horizonte - CE, 62884-105. Contato: (85) 34012205.
Cronograma de Execução
Dia: 19/09/2024 - Quinta-Feira
8h às 8h15 – Credenciamento do Evento
8h15 às 8h30 - Fala do Diretor Geral e da Diretora de Ensino do campus
8h30 às 8h45 - Fala do Coordenador e do Vice Coordenador do NAPNE-HOR
8h45 às 9h15 - Coffee Break
9h15 às 10h- Apresentação Musical da Banda Pisada Especial
10 às 12h - Palestra sobre Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva- Prof. Dr. Em Educação (UFC)- Francélio Ângelo Oliveira, professor do IFCE - Campus Quixadá.
Nº Máximo de participantes: 140 [ Carga Horária: 4h ]
Dia 30 de Outubro de 2024- Quarta-Feira
8h às 12h- Oficina sobre Análise do Comportamento Aplicado (ABA) voltado ao Transtorno do Espectro Autista para pais, cuidadores e educadores; Prof. Esp. em Análise do Comportamento Aplicada (ABA- CBI OF MIAMI)- Sílvia Helena Viana da Silva Falcão- SEDUC- PAC.
Nº Máximo de participantes: 40 [ Carga Horária: 4h ].
Dia 27 de Novembro de 2024- Quarta-Feira
8h às 12h: Oficina sobre a linguagem do aluno surdo- Prof. Dra. em Educação (UNISAL)- Maria Auxiliadora Oliveira Gurgel.
Nº Máximo de Participantes: 40 [ Carga Horária: 4h ].
Dia 18 de Dezembro de 2024- Quarta-Feira
8h às 10h: Abertura: Apresentação Musical- Professora Ms. em Cultura e Sociedade (UFMA)- Paula Figueiredo da Silva.
10h às 12h: Palestra sobre inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência física no contexto escolar. Prof. Esp. em Educação Inclusiva (UNI7)-Júlia Nóbrega de Queiroz- CACE-HOR.
Nº Máximo de Participantes: 140 [ Carga Horária: 4h ].
Dia 19 de Dezembro de 2024- Quinta-Feira
8h às 10h: Apresentação Musical da Banda Pisada Especial- CACE.
10h às 12h: Palestra sobre Neurociência no Contexto Escolar. Profa. Esp. Régia Patrícia da Silva Mota- Cace Horizonte- Especialista em Neurociência e Neuropedagogia para Educação (IRE).
Nº Máximo de Participantes: 140 [ Carga Horária: 4h ].
Dia 19 de Dezembro de 2024- Quinta-Feira
13h às 17h: Oficina sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI). Prof. Dr. Em Educação (UFCE)- Francélio Ângelo Oliveira, professor do IFCE - Campus Quixadá.
Nº Máximo de Participantes: 40 [ Carga Horária: 4h ].
Dia 20 de Dezembro de 2024- Sexta-Feira
8h às 10h: Abertura: Apresentação Musical- Professora Ms. em Cultura e Sociedade (UFMA)- Paula Figueiredo da Silva.
10h as 12h: Palestra sobre O papel da educação especial no processo de inclusão escolar. Prof. Ms. em Psicologia (UNIFOR)- Valdízia Vieira Mendonça- SEDUC-HOR.
Dia 20 de Dezembro de 2024- Sexta-Feira
13h às 17h: Oficina sobre Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais. Prof. Dra. Em Educação (UNISAL)- Maria Auxiliadora Oliveira Gurgel
“A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, mas uma estrada sem fim, com todos os tipos de barreiras e obstáculos, alguns dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações” (MITTLER, 2003, p. 21).


