Você está aqui: Página Inicial > Imagens > Aluna do IFCE conquista cinco ouros nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs)
conteúdo

Notícias

Aluna do IFCE conquista cinco ouros nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs)

EXEMPLO

Natali é aluna do curso superior de Gestão Desportiva e de Lazer, do campus de Fortaleza
última modificação: 27/09/2022 15h44
A estudante competiu na natação, modalidade de paradesporto

A estudante competiu na natação, modalidade de paradesporto

A estudante Natali Silva, do curso de Gestão Desportiva e de Lazer do campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE), conquistou uma marca importante - e histórica - para a Instituição. Atleta de natação, ela ganhou nada menos que cinco medalhas de ouro no paradesporto dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizados em Brasília/DF e encerrados no último dia 25/9.

A aluna-atleta cearense alcançou o lugar mais alto do pódio nos 50, 100 e 200m livre, além dos 50 e 100m peito. Mas o caminho não foi fácil até a glória. Quando entrou no IFCE, em 2019, Natali ficou sabendo dos JUBs mas, a princípio, pensou que o evento era uma competição universitária "convencional", que não envolvia o paradesporto. Veio a pandemia, e o sonho de competir seguiu vivo. Até que, com a volta das competições após o período pandêmico, a jovem buscou mais informações e, por fim, decidiu se inscrever.

Começaram então os treinamentos. Mas era preciso também viabilizar a ida à capital federal. Nesse contexto, a ajuda do IFCE, através Extensão e Relações Empresariais (Direx) do Campus Fortaleza, foi essencial.

Em Brasília, Natali precisou encarar não só as concorrentes, mas também precisou vencer a si mesma, superando as dificuldades impostas pela própria mente. "A competição em si foi bem complicada, pelo fato de eu ser a única atleta feminina da modalidade no estado lá. Isso mexeu bastante com o meu psicológico na questão da ansiedade, e no receio de não conseguir render como eu gostaria. Mas deu tudo certo", relembra a atleta.

Uma dificuldade adicional se apresentou quando Natali sofreu uma luxação na cervical, em plena competição. A ansiedade ficou ainda maior, e logo veio o medo de não poder prosseguir. "As pessoas não queriam que eu continuasse por medo de que uma lesão leve se tornasse algo mais sério, mas consegui a liberação para competir e pude medalhar nas demais provas".

Daí em diante, foi só alegria. Natali agora pode curtir os títulos de campeã brasileira universitária, algo que, até pouco tempo atrás, era uma realidade distante para ela. "Não tem como descrever a sensação de estar ali, representando a minha instituição de ensino e o meu estado, vivendo novas experiências e conhecendo pessoas. Não há como mensurar a importância do que vivi em uma semana de JUBs. Já estou ansiosa para o próximo ano, e irei fazer o meu máximo para render ainda mais", prometeu Natali.

WhatsApp Image 2022-09-23 at 20.15.02.jpeg

Ela, por sinal, há poucos dias também estava participando de competições, mas em outro papel: atuando na organização e realização da fase estadual dos Jogos do IFCE (XI JIFCE), que reuniu diversas modalidades em Sobral e Limoeiro do Norte, nos meses de agosto e setembro. Por isso, as vitórias de Natali também foram muito festejadas pelos colegas do Departamento de Educação Física e Esportes (DEFE), da Pró-reitoria de Ensino (Proen).

Natali finalizou agradecendo o apoio do IFCE e a confiança de seu treinador, Ulisses Júnior. Ela ainda deixou uma mensagem aos estudantes que gostam de esporte e que, assim como ela, queiram participar de competições. "O meu conselho é: busquem participar, e tenham em mente que o momento certo é a gente que faz. Tudo o que aconteceu veio para contribuir de forma positiva para minha vida. Agradeço a todo mundo que enviou energias positivas - mesmo longe, eu as estava sentindo".

WhatsApp Image 2022-09-23 at 20.15.05.jpeg

WhatsApp Image 2022-09-22 at 10.41.53.jpeg

WhatsApp Image 2022-09-22 at 11.40.17.jpeg

 

Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria