Você está aqui: Página Inicial > Limoeiro do Norte > Notícias > Alunos de Limoeiro se destacam na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
conteúdo

Notícias

Alunos de Limoeiro se destacam na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

OBA 2021

Foram quatro medalhas de pratas e a tão sonhada medalha de ouro
última modificação: 02/08/2021 15h13

Mais uma vezes, os estudantes dos cursos técnicos integrados (Eletrotécnica e Química) do campus de Limoeiro do Norte do IFCE se destacaram nos resultados obtidos na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA - 2021). Na edição deste ano, o campus teve cinco alunos medalhistas: foram quatro medalhas de pratas e a tão sonhada medalha de ouro. Confira os resultados:

Aluno(a) Série/Turma Medalha
Amanda Kézia Ferreira de Lima 1° - Eletrotécnica Medalha de Ouro
Fernando Antônio da Silva Júnior 2° - Química Medalha de Prata
Alan Edson Gadelha de Sousa 3° - Eletrotécnica Medalha de Prata
Pedro Levi Silva Nunes 1° - Química Medalha de Prata
Samara Rute Costa Vieira 3° - Eletrotécnica Medalha de Prata

Além da conquista das medalhas, seis alunos foram convidados a participarem das seletivas visando a composição da equipe internacional que irá representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2022. Essa pré-seleção ocorrerá de setembro a dezembro de 2021, após três provas, será formada a seleção brasileira que representará o Brasil nas competições internacionais de astronomia.

O professor Francisco Holanda parabeniza "todos que compõe os cursos integrados que de forma direta ou indiretamente mostram caminhos para os jovens obterem resultados como este". O docente destaca "o espírito vitorioso dos estudantes que em meio a uma pandemia buscaram forças e com muita capacidade intelectual e tenacidade conseguiram resultados expressivos numa das Olimpíadas de Nível Médio mais populares do País".

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins.

Diogenilson Aquino - campus de Limoeiro do Norte