Notícias
Estudantes de Limoeiro conquistam prata na ONHB
Olimpíada Nacional em História do Brasil
Pelo terceiro ano consecutivo, estudantes do IFCE campus de Limoeiro do Norte participam da grande final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Em sua 16ª edição, a Olimpíada, realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), reuniu 51 mil equipes de todo o Brasil. A final presencial foi realizada nos dias 23 a 25 de agosto.
Mais uma vez o IFCE representado pela equipe do campus de Limoeiro do Norte conseguiu um feito enorme. A equipe "Químicos da História", formada por estudantes do 2º Ano do Ensino Médio Integrado em Química (João Carlos, Maria Heloíza e Leônis Maia) e coordenada pelo professor Kelson Goch, conquistou a medalha de prata! 🥈
A discente Maria Heloíza comenta que "foi uma experiência incrível participar da ONHB e, especialmente, da final presencial na Unicamp com estudantes de todos os estados do Brasil. Me trouxe ensinamentos e vai deixar recordações que irei levar pra vida toda".
O estudante Leônis Maia comemora o feito. "Fiquei muito grato por fazer parte dessa equipe e ainda representar o IFCE na 16° ONHB. Foi ainda mais gratificante trazer a medalha de prata para nossa instituição e ver que todo nosso esforço e estudos durante a olimpíada e até mesmo nas férias valeram à pena. Além da experiência incrível de estar lá e fazer parte da final da ONHB na Unicamp-SP".

Já o estudante João Carlos destaca o empenho da equipe. "A ONHB foi uma olimpíada muito importante para nossa equipe. Foi necessário muito esforço, dedicação e tempo. Mas não foi em vão, pois adquirimos diversos conhecimentos e noções sobre o mundo, inclusive sobre o mundo dos objetos e sua relação com a História, tema da ONHB desse ano". Para ele, foi muito gratificante representar todo o IFCE na final da Olimpíada. "Senti como se não fosse apenas nossa equipe a finalista, pois nela haviam todas as outras equipes do IFCE. Sendo a única equipe do IFCE, não estávamos apenas nos representando, mas o Instituto inteiro", complementa.
Resultados

Este é o terceiro ano seguido que o nosso professor Kelson Goch leva equipe do campus de Limoeiro do Norte que retorna com medalha. Já foi uma de cristal - menção honrosa (em 2022) e agora duas de prata (2023 e 2024).
O professor Kelson Oliveira aponta os pontos positivos da participação dos estudantes na Olimpíada. "Pra mim a participação na ONHB é uma forma de ampliar a percepção dos estudantes sobre o universo do conhecimento histórico, a forma como se constrói esse conhecimento, o contato com fontes primárias, as temáticas críticas e a reflexão com base em pesquisa".
O docente ressalta que a importância dos estudantes participarem da Olimpíada vai além da conquista de medalhas. "Como educador, acho que parte do nosso papel é oportunizar experiências e semear novos horizontes. E a forma como a ONHB é organizada nos ajuda a realizar isso. O importante mesmo é o processo, e não apenas o resultado de premiação alcançado", finaliza.
A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é a maior olimpíada de conhecimento da área de Ciências Humanas do país. Realizada há 16 anos, consecutivos, pela Unicamp e reúne estudantes de todos os Estados da federação.
Diogenilson Aquino - campus de Limoeiro do Norte


