Você está aqui: Página Inicial > Limoeiro do Norte > Notícias > Pesquisa desenvolve método para extração de óleos essenciais
conteúdo

Notícias

Pesquisa desenvolve método para extração de óleos essenciais

Febrace 2020

Finalista na feira, trabalho concorre ao Prêmio Votação Popular
última modificação: 30/03/2020 15h09
Durante premiação da Moslipro 2019, as estudantes ganharam a credencial para expor o trabalho na Febrace 2020

Durante premiação da Moslipro 2019, as estudantes ganharam a credencial para expor o trabalho na Febrace 2020

Pesquisa no campus de Limoeiro do Norte do IFCE desenvolve uma metodologia de baixo custo para extração de óleos essenciais, com a utilização de materiais recicláveis e resíduos orgânicos. O estudo é conduzido pelas discentes Samara Rute e Liciele Paula, dos cursos integrados Eletrotécnica e Química, respectivamente, sob a orientação da professora Nayara Coriolano.

O estudo é finalista na 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Com o título "Bioeconomia em ação: bioprodutos a partir de resíduos" (EXA-237, Sub-categoria: Química), a pesquisa pode ser avaliada via internet. Consulte aqui o resumo, vídeo e banner do trabalho.

O trabalho também concorre ao Prêmio Votação Popular na FEBRACE 2020. A votação pode ser feita até o dia 4 de abril, por meio de curtidas na página do trabalho (https://febrace.org.br/virtual/2020/EXA/237/). É necessário que acesse a conta no Facebook.

Base científica

O estudo trabalha temas como bioeconomia e química renovável. "A bioeconomia é um setor que movimenta parte da economia global e suas atividades consideram o respeito à segurança alimentar, à preservação do meio ambiente e à saúde humana. Uma das aplicações da bioeconomia é a química renovável, que utiliza biomassas para a produção de bioprodutos para substituir o uso de petroquímicos e químicos tradicionais na produção de alimentos e bebidas, dentre outros.", explica a estudante Liciele Paula.

Com base nesses conceitos, as estudantes adaptaram, com materiais recicláveis, os equipamentos utilizados no processos de extração de óleos essenciais. "Considerando o elevado custo de equipamentos e vidrarias utilizados na hidrodestilação e no arraste a vapor, que são métodos de extração de óleos essenciais, nós criamos um sistema utilizando materiais recicláveis e de baixo custo, como garrafas pet, cuscuzeira, seringas, caixa de isopor, dentre outros materiais.", acrescenta a estudante Samara Rute.

Utilizando o sistema de baixo custo, as estudantes extraíram óleos essenciais de resíduos orgânicos da alimentação escolar no campus, como casca de laranja. Os óleos extraídos foram usados em bioprodutos como sabão e sabonetes, produzidos pelo método de saponificação a base de óleo de cozinha usado. "Dessa forma, nossa pesquisa avaliou a potencialidade do uso de resíduos orgânicos para extração de óleos essenciais, com a finalidade de agregar valor a bioprodutos", finalizam as estudantes.

Febrace

A Febrace é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista brasileiro da educação básica, com a realização de uma grande mostra de projetos na Universidade de São Paulo (USP). Neste ano, as atividades do evento (palestras, bancas de avaliação, visitação e premiação) acontecem a distância, via internet, no período de 23 de março e 4 de abril de 2020.

Diogenilson Aquino - campus de Limoeiro do Norte