Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Alunos de Juazeiro disputam seletiva da Copa do Mundo de Física
conteúdo

Notícias

Alunos de Juazeiro disputam seletiva da Copa do Mundo de Física

PESQUISA

Cinco alunos do campus participam de seletiva para competição internacional a partir desta sexta-feira, em São Paulo
última modificação: 08/03/2019 10h53

Cinco alunos de cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus de Juazeiro do Norte participam a partir desta sexta-feira (8/3) da fase nacional da International Young Physicists' Tournament (IYPT), conhecida como a “Copa do Mundo de Física”. O evento prossegue até domingo (10/3) em São Paulo.

A competição envolve 21 equipes de instituições de ensino de seis estados e consiste na resolução de problemas de Física Aplicada propostos mundialmente pela comissão científica do evento. Cinco estudantes (um de cada um dos cinco melhores times) ganharão o direito de representar a equipe brasileira na fase mundial da IYPT, em Varsóvia, na Polônia, no próximo mês de julho.

Representam a equipe do IFCE Juazeiro os estudantes Yara Hellen Firmo Gomes, João Norões Menezes Castro, Júlia Teixeira de Araújo Silva, Paulo Henrique Ribeiro Dantas (todos do curso técnico em Eletrotécnica) e Artur Brito Moraes, do curso técnico em Edificações. Eles serão liderados pelo professor Rodrigo Queiros de Almeida e auxiliados pelo professor Maurício Almeida, ambos do mesmo campus.

Para participar da competição, os estudantes participaram de aulas e atividades de preparação no Laboratório de Física do IFCE Juazeiro e na sala do Comitê Olímpico Institucional do campus, criada em 2018. O custeio da viagem dos alunos e professores a São Paulo está sendo feito pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) e pelo campus de Juazeiro do Norte.

De acordo com o professor Rodrigo Almeida, a preparação para o evento consistiu na resolução dos problemas propostos para o evento, bem como treinamento e preparação das apresentações. Para o docente, participar de atividades assim é importante, pois “possibilita a interação do aluno com problemas de alto nível e assuntos abordados além da grade curricular”, além de despertar “o interesse deles pela Física e pela investigação científica”.

Mais sobre a IYPT Brasil

A competição transcorre por meio de “combates de Física”, nos quais equipes se enfrentam na resolução de problemas. As temáticas são variadas, entre as quais investigar como o som é afetado após a entrada de um jato de água vertical em uma garrafa, ou explicar por que uma bola leve (de pingue-pongue, por exemplo) pode ser captada por um funil após ser soprado ar nele. Mais informações no site da competição.

Ícaro Joathan - Reitoria