Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Jogos Eletrônicos do IFCE movimentam mais de 30 campi
conteúdo

Notícias

Jogos Eletrônicos do IFCE movimentam mais de 30 campi

DISPUTAS VIRTUAIS

Competição inédita acontece de forma remota em três etapas; inscrição para o estadual está aberta
última modificação: 16/06/2021 08h46
League of Legends (LOL), Free Fire e Xadrez Arena são as modalidades contempladas no E-JIFCE

League of Legends (LOL), Free Fire e Xadrez Arena são as modalidades contempladas no E-JIFCE

Com a participação de aproximadamente 100 estudantes na fase inicial, o IFCE promove a primeira edição dos Jogos Eletrônicos do Instituto Federal do Ceará (E-JIFCE). A competição, que já começou com participação dos alunos de forma remota, ocorre em três etapas - campus (até 27 de junho), estadual (julho) e nacional (setembro) - e nas seguintes modalidades: League of Legends (LOL), Free Fire e o Xadrez Arena. Regulamentos, entre outras informações, podem ser consultados na página do evento.

Na fase campus, já iniciada, mas com inscrições em andamento a depender do calendário das unidades, os campi irão elaborar e executar os jogos internos do E-JIFCE, com a equipe vencedora devendo representar o campus na etapa estadual. Nesta, que ocorrerá de 6 a 11 de julho, a estimativa é de que os 33 campi do IFCE tenham times participando. Para a nacional, de 13 a 17 de setembro, o Ceará planeja ter uma equipe do League of Legends, uma de Free Fire e duas do Xadrez Arena.

Somente os professores/responsáveis terão autorização para operar o Sistema JIF e efetuar as inscrições de seus respectivos estudantes-atletas de sua instituição na fase estadual dos jogos E-JIFCE 2021 - as inscrições estão abertas e seguem até 27 de junho de 2021. Já a homologação das inscrições está prevista para 29 de junho. A reunião para sorteio de distribuição nos grupos está marcada para o dia 2 de julho de 2021 (sexta-feira), às 15h (horário de Brasília).

Para o professor Tony do Carmo, chefe do Departamento de Educação Física e Esporte (Defe) do IFCE, setor responsável pelo planejamento e organização dos jogos, a competição surge, nesse momento de distanciamento social, para contribuir na promoção da saúde mental dos estudantes. E também, lembra o docente, para oportunizar a vivência do esporte eletrônico, tema bastante atual na atual conjuntura. “Lembrando q esses jogos continuam favorecendo a busca da colaboração, cooperação, valores morais e sociais”, destaca.

Luís Carlos de Freitas - Reitoria