Notícias
Aberta VII edição do Encontro dos Servidores
ESPORTE E LAZER
Acendimento da tocha e da pira é um dos mais sublimes da abertura do Encontro de Servidores
Na noite de quinta-feira (26), sob a brisa do mar, em frente ao campus de Acaraú, iniciou-se a VII Encontro dos Servidores, que começou em 2013 como uma tímida atividade, para se tornar a principal ação de esporte, cultura e lazer voltada para o servidor do IFCE, com agenda certa no calendário institucional. O momento ficará marcado na memória dos atletas que participam até o sábado (28) de diversas competições esportivas e de ações culturais e de recreação. As disputas começaram logo na sequência entre as equipes de voleibol.
Ainda na noite de ontem, as atividades foram iniciadas com a apresentação cultural de alunos da escola indígena Tremembé, do distrito de Tapera, município de Itarema. Os estudantes cantaram, tocaram e dançaram músicas da cultura indígena. Na sequência, cada uma das delegações foi chamada para se apresentar diante do público. Em seguida, um dos grandes momentos: o acendimento de tocha e pira.
Simbolicamente, a chama representa a fé do atleta. A tocha foi conduzida inicialmente pelo professor Márcio Pompeu, de Acaraú, repassada ao diretor-geral do campus, Márcio Alves, que, por sua vez, entregou ao reitor Virgílio Araripe para que acendesse a pira, momento seguido de muitos aplausos e de comemorações de atletas e convidados. O juramento foi feito pelo professor Alex Samir, também de Acaraú, sendo acompanhado por todos os competidores.
Márcio Alves destacou o empenho de todos os servidores na organização do Encontro de Servidores. De acordo com ele, além da competição esportiva, o campus, paralelamente, organizou a reunião do Colégio de Dirigentes, formado pelos gestores do IFCE, além de inaugurar o laboratório de simulação de manobras e embarcações para a pesca, único no País, que colocará as pesquisas voltadas para essa área em uma situação de vanguarda, além de contribuir com a qualificação dos pescadores da região, a fim de garantir uma harmonia entre a atividade e a cultura pesqueira.
O reitor Virgílio Araripe, por sua vez, enfatizou que, mesmo diante das limitações financeiras, a instituição não mediu esforços para promover o Encontro dos Servidores, por entender que momentos dessa natureza contribuem com a qualidade de vida do servidor. A participação recorde, afirmou o reitor, motiva o IFCE a buscar as condições para o Encontro, edição 2018, que deverá vir com mais novidades. Por fim, Araripe parabenizou a organização, conduzida pelo chefe do Departamento de Educação Física e Esportes da Reitoria, Kléber Ribeiro, bem como todos os servidores envolvidos.
Com uma programação diversificada, o Encontro contempla a disputa de diversas modalidades desportivas. Na categoria feminina: natação, voleibol, corrida de rua, tênis de mesa e xadrez; na masculina: basquetebol, futsal e futebol society. Há também a categoria mista: vôlei de praia 4x4 e futebol digital. O IFCE, por meio de programas e projetos de qualidade de vida, proporciona aos seus servidores um momento de práticas esportivas com ênfase na integração, esportividade e saúde.
Acompanhe aqui os resultados.



