Notícias
Ações de extensão fazem reaproveitamento de alimentos e geram renda
BATURITÉ
O campus de Baturité do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), através do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (PAPEX/2017), lança os projetos: Processamento e Conservação de Frutas: Aprimorando a Renda de Comunidades do Maciço de Baturité, coordenado pela a professora Ana Cristina da Silva Morais, e Tecendo Redes Empreendedoras, coordenado pela professora Maria do Socorro de Assis Braun.
Ambos os projetos estão disponibilizando cursos, ofertados de forma gratuita em parcerias com as escolas da região. O primeiro curso ofertado, Reaproveitamento de Alimentos - Desenvolvimento Sustentável e Oportunidade de Renda”, está sendo realizado no período de 02 de agosto a 06 de dezembro, no campus do IFCE de Baturité, para estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).
Segundo a professora Ana Cristina da Silva, “é uma ação multidisciplinar envolvendo várias disciplinas e professoras, com o intuito de demonstrar aos 31 alunos do curso a possibilidade de reaproveitar resíduos de alimentos vegetais para a alimentação humana, bem como realizar o aproveitamento integral de forma a reduzir a geração de resíduos e promover o uso de partes de alimentos normalmente não consumidas, mas que apresentam valor nutricional elevado.
O projeto e curso Tecendo Redes tem o objetivo de desenvolver uma postura empreendedora, ensinando aos participantes a forma de pensar, agir por conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar espaço no mercado profissional, promovendo geração de renda. O curso está sendo ministrado para alunos da Escola de Ensino Médio Almir Pinto, na cidade de Aracoiaba, no período de 08 agosto a 31 de outubro. Vinte e nove estudantes estão sendo beneficiados.
“Estamos proporcionando a oportunidade de geração de emprego e renda, disseminando a cultura empreendedora, aproveitando os conhecimentos adquiridos para criar e gerenciar microempreendimentos que possibilitem ao empreendedor obter lucros a partir da solução de problemas socioambientais ao mesmo tempo que aprendem a reaproveitar alimentos da região, contribuindo com crescimento econômico e desenvolvimento social, uma vez que uma alimentação saudável e rica em nutrientes e pode ser alcançada com partes dos alimentos normalmente desprezadas pela população”, comemora Socorro Braun, coordenadora do Tecendo Redes.
De acordo com a chefe do Departamento de Extensão Acadêmica do IFCE, Rejane Saraiva de Santiago, “O objetivo da extensão é trabalhar com a comunidade externa, além de proporcionar uma nova capacitação, a proposta é fazer com que a comunidade conheça o Instituto e esses alunos beneficiados venham se tornar futuramente alunos regulares”.
Renata Erlen - Estagiária


