Notícias
Aprovados os temas estratégicos do novo PDI
2019-2023
Guaramiranga sediou, de 1º a 3 de fevereiro, o primeiro encontro de gestores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em 2018, assim como a 67ª reunião ordinária do Colégio de Dirigentes (Coldir), órgão colegiado consultivo integrado pelos diretores-gerais de campi, reitor e pró-reitores. Na pauta, as metas do Plano de Ações Anuais (PAA) deste ano e, também, a retomada das discussões acerca do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que entrará em vigor a partir de 2019 com duração até 2023.
Quanto ao PAA de 2018, as pró-reitorias, diretorias sistêmicas e órgãos administrativos com atribuições sistêmicas, como é o caso do Departamento de Comunicação Social e da Assessoria de Relações Internacionais, expuseram as ações a serem perseguidas ao longo deste ano. Com isso, fecha-se o ciclo de 5 anos do PDI vigente (2013 a 2018). Na sequência, o pleno do Coldir ouviu atentamente as propostas de temas estratégicos, relativas ao novo plano. Após as respectivas apresentações, houve debate seguido pela apreciação.
Para o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, que coordenou todo o processo, o tema estratégico corresponde ao foco (prioridade) onde a Instituição deseja atuar nos próximos 5 anos, com vistas a subsidiar o planejamento das ações e a alocação de recursos financeiros para pôr as metas estabelecidas pelo PDI em prática: "É um momento decisivo esse, tendo em vista que estamos articulando como queremos estar em 2023. Nesse sentido, é necessária a participação da comunidade", afirmou.
Nessa perspectiva de levar a elaboração do novo PDI à comunidade, aprovou-se a realização de seminário de sensibilização no final de fevereiro/início de março. A atividade terá duração de 2 dias, dividida em áreas-fim (ensino, extensão, pesquisa) e áreas-meio (comunicação, gestão de pessoas, tecnologia da informação, planejamento e administração). Haverá, ainda, um aplicativo em que se poderá fazer proposições ao texto do documento, outra estratégia a ser utilizada para atrair a participação popular.


