Notícias
Câmara faz homenagem aos 10 anos dos institutos federais
SESSÃO SOLENE
O plenário da Câmara dos Deputados Federais, em Brasília(DF), abriu nesta quinta-feira (12) espaço para prestar homenagem aos 10 anos de implantação dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, criados em 2008. Hoje, são 38 instituições, com mais de 643 unidades espalhadas por todos os estados e o Distrito Federal, com 1 milhão de alunos matriculados em 11.264 cursos (técnicos e superiores). A sessão solene foi proposta pela deputada federal Maria do Rosário, do Rio Grande do Sul.
Nas falas, os parlamentares presentes à solenidade, de diferentes partidos políticos, destacaram o papel fundamental que desempenham os institutos federais no desenvolvimento regional e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Já o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Profissional (Conif), Roberto Gil Rodrigues Almeida, destacou a necessidade de retomar os investimentos de capital a fim de ampliar e melhorar a infraestrutura dos campi com bibliotecas, restaurantes acadêmicos, entre outras melhorias necessárias. Ainda de acordo com o presidente, o orçamento não acompanha as necessidades das instituições e vem sendo um complicador à gestão.
A secretária de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Eline Nascimento, informou que a Rede Federal de Educação Profissional é um patrimônio do povo brasileiro e que sempre houve abertura no MEC para o diálogo com as instituições: "Principalmente quando os reitores se encontram em Brasília, para as reuniões do pleno do Conif". Ainda de acordo com Eline, recentemente a plataforma Nilo Peçanha foi lançada como forma de fazer uma análise fiel da Educação Profissional e assim apontar os caminhos a serem trilhados para o enfrentamento dos desafios.
O reitor Virgílio Araripe, que participou da solenidade em homenagem aos institutos federais, enfatizou que são necessários atos dessa natureza: "É preciso mostrar a revolução social que fazemos no interior do Brasil. Nos próximos dias, vamos entregar o prédio definitivo de nossa unidade no município de Acopiara, no centro-sul do Ceará, isso vai significar que, de imediato, 1.200 pessoas tenham oportunidade de fazer um curso técnico ou superior de qualidade e no local onde moram", afirmou o reitor. Araripe mencionou ainda que, além do ensino, os institutos federais fazem pesquisa, extensão e inovação.
Além dos institutos federais, integram a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológico os Centros Federais de Educação (RJ e MG) e o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro. Atuam na Rede mais de 77 mil servidores, entre técnicos e docentes.