Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Câmara faz homenagem aos 10 anos dos institutos federais
conteúdo

Notícias

Câmara faz homenagem aos 10 anos dos institutos federais

SESSÃO SOLENE

Momento foi marcado por discursos pela retomada de investimentos
última modificação: 13/04/2018 11h08
Exibir carrossel de imagens Reitor Virgílio Araripe compareceu à sessão solene

Reitor Virgílio Araripe compareceu à sessão solene

O plenário da Câmara dos Deputados Federais, em Brasília(DF),  abriu nesta quinta-feira (12) espaço para prestar homenagem aos 10 anos de implantação dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, criados em 2008. Hoje, são 38 instituições, com mais de 643 unidades espalhadas por todos os estados e o Distrito Federal, com 1 milhão de alunos matriculados em 11.264 cursos (técnicos e superiores).  A sessão solene foi proposta pela deputada federal Maria do Rosário, do Rio Grande do Sul.

Nas falas, os parlamentares presentes à solenidade, de diferentes partidos políticos, destacaram o papel fundamental que desempenham os institutos federais no desenvolvimento regional e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Já o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Profissional (Conif), Roberto Gil Rodrigues Almeida, destacou a necessidade de retomar os investimentos de capital a fim de ampliar e melhorar a infraestrutura dos campi com bibliotecas, restaurantes acadêmicos, entre outras melhorias necessárias. Ainda de acordo com o presidente, o orçamento não acompanha as necessidades das instituições e vem sendo um complicador à gestão.

A secretária de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Eline Nascimento, informou que a Rede Federal de Educação Profissional é um patrimônio do povo brasileiro e que sempre houve abertura no MEC para o diálogo com as instituições: "Principalmente quando os reitores se encontram em Brasília, para as reuniões do pleno do Conif". Ainda de acordo com Eline, recentemente a plataforma Nilo Peçanha foi lançada como forma de fazer uma análise fiel da Educação Profissional e assim apontar os caminhos a serem trilhados para o enfrentamento dos desafios.

O reitor Virgílio Araripe, que participou da solenidade em homenagem aos institutos federais, enfatizou que são necessários atos dessa natureza: "É preciso mostrar a revolução social que fazemos no interior do Brasil. Nos próximos dias, vamos entregar o prédio definitivo de nossa unidade no município de Acopiara, no centro-sul do Ceará, isso vai significar que, de imediato, 1.200 pessoas tenham oportunidade de fazer um curso técnico ou superior de qualidade e no local onde moram", afirmou o reitor. Araripe mencionou ainda que, além do ensino, os institutos federais fazem pesquisa, extensão e inovação.  

Além dos institutos federais, integram a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológico os Centros Federais de Educação (RJ e MG) e o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro. Atuam na Rede mais de 77 mil servidores, entre técnicos e docentes.