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Cursos do IFCE são destaques no Enade
QUALIDADE NO ENSINO
A qualidade dos cursos superiores das instituições de ensino é avaliada por vários instrumentos externos oficiais. Um deles e, talvez um dos mais importantes, é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), organizado anualmente pelo Ministério da Educação, cujos resultados da edição de 2016 foram tornados públicos na última sexta-feira (01/09/2017). Os resultados do Enade constituem fundamentos para mensurar os indicadores de qualidade da educação superior.
Os indicadores balizam a qualidade dos cursos e das instituições do País, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade. Neste resultado, cursos do Instituto Federal do Ceará (IFCE) se destacaram obtendo boas notas, com ênfase para o Bacharelado em Serviço Social do campus de Iguatu, que obteve 05, avaliação máxima permitida pelo Exame.
Outros campi também tiveram bons desempenhos com os cursos de Gestão Ambiental (Fortaleza); Agronegócio (Quixadá), Agronomia e Nutrição (Limoeiro do Norte), que receberam nota 4. Os resultados apontam que as políticas institucionais focam a qualidade do ensino, envolvendo desde investimento em infraestrutura, aumento do quadro de docente e de técnico administrativo à qualificação: "O resultado de toda essa somatória é o desempenho de nossos alunos. Toda comunidade acadêmica está de parabéns", afirma a diretora de Administração Acadêmica, Lucivânia de Sousa Monte.
Já o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, comemorou o desempenho dos alunos na avaliação e destaca que a tendência é que nas próximas edições mais cursos obtenham a nota máxima. "Quero aqui cumprimentar todos, mas, especialmente, os alunos de Serviço Social do campus de Iguatu pela nota 5. Estendo minha saudação aos professores e à direção dessa unidade, assim como às demais. Sabemos que são muitos os desafios, porém são grandiosas também as conquistas. Acreditamos que, com o trabalho em curso, teremos mais notas 5 nas edições futuras", concluiu.
O exame é composto de 40 questões, divididas em duas partes: Formação Geral – FG e Componente Específico – CE. A primeira tem dez questões, sendo oito de múltipla escolha e duas discursivas, e contempla temas, como sociodiversidade, biodiversidade, globalização, cidadania e problemas contemporâneos. Essas perguntas equivalem a 25% da nota da prova. A segunda visa aferir as competências, habilidades e o domínio de conhecimentos necessários para o exercício da profissão e é composta por 30 questões, sendo 27 questões de múltipla escolha e três discursivas, o que equivale a 75% da nota da prova.


