Notícias
Divulgada nota pública sobre reunião no Ministério da Educação
ESCLARECIMENTOS
A Reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou, na tarde desta sexta-feira (13), nota pública informando sobre os desdobramentos de reuniões em Brasília com integrantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/Mec). Confira, abaixo, na integra:
NOTA PÚBLICA
A convite da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal (DDR/SETEC/MEC), o reitor do Instituto Federal do Ceará, Virgílio Araripe, e o pró-reitor de Administração e Planejamento, Tássio Lofti, estiveram reunidos com o titular dessa diretoria, Romero Raposo, para apreciar o estudo preliminar de reordenamento das unidades da Rede Federal no País.
No tocante ao Ceará, foi apresentado um estudo técnico preliminar que geraria a criação de mais um instituto federal de educação, científica e tecnológica. Após análise do referido estudo, embora técnico, constataram-se várias incongruências, tornando-o inviável. Na ocasião, o reitor Virgílio Araripe apontou os reais problemas enfrentados pelas unidades de ensino no estado: falta de investimentos, limitação dos recursos para o custeio das ações de ensino, pesquisa e extensão, e a insuficiência de funções administrativas, o que tem dificultado a consolidação do atual programa de expansão. Ademais, destacou o gestor que, antes de qualquer iniciativa, o tema deveria ser discutido e aprovado por toda a comunidade acadêmica. Como conclusão, o assunto debatido ficou restrito à apresentação, não estabelecendo nenhum encaminhamento ou agendamento futuro.
Ainda, como desdobramento, a discussão foi incluída na pauta da 83a Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), realizada no período de 10 a 12 de abril de 2018, tendo como posicionamento a desaprovação de qualquer medida que altere a Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que criou os Institutos Federais.
Fortaleza, Ceará, 13 de abril de 2018
Veja também: Conif é contra reorganização administrativa das unidades da Rede Federal


