Notícias
Gestores debatem sustentabilidade dos polos de inovação
INOVAÇÃO
Gestores de Institutos Federais e dos Polos de Inovação se reuniram, em Brasília, para debater assuntos estratégicos sobre o futuro da inovação tecnológica da Rede Federal. O 2º Encontro dos Polos de Inovação encerrou-se nesta sexta-feira (8), tendo como organizadora a Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (DDR), responsável pelo planejamento, supervisão e desenvolvimento da Rede no âmbito do Ministério da Educação.
A diretora do Polo Inovação Fortaleza, Cristiane Borges, destacou que durante a atividade defenderam-se formas de sustentabilidade dos polos, como prospecção de projetos, de incentivos fiscais e, ainda, exposição de cases de sucesso de cada uma dessas unidades: "É um encontro necessário que serve para avaliarmos a atuação do trabalho em curso, promover ajustes e trocar experiências", ressaltou.
Atualmente existem nove polos de inovação no Brasil, constituídos a partir de competências tecnológicas específicas dos Institutos Federais. A atuação desses órgãos administrativos está voltada ao atendimento das demandas do setor produtivo, por pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e à formação profissional para as atividades de PD&I na indústria. A expectativa é de fortalecer a base de conhecimento existente nessas instituições e sua capacidade de geração de soluções tecnológicas, potencializadas pelo mecanismo de compartilhamento de custos e riscos para gerar inovação industrial no pais.
Já o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, explicou que os polos têm captado parcerias importantes com a iniciativa privada (startups), possibilitando, inclusive, que alunos tenham a oportunidade de um aprendizado mais próximo da realidade de mercado, assim podendo criar ideias inovadoras: "Apenas o polo de Inovação Fortaleza, ligado ao IFCE, firmou 42 acordos com o setor produtivo, com um total de 45 empresas-parceiras. Nessas colaborações atuam 242 alunos em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação", pontuou.


