Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Gestão de riscos passa a ser política institucional
conteúdo

Notícias

Gestão de riscos passa a ser política institucional

ORGANIZAÇÃO

Documento em vigor desde maio traça diretrizes para evitar desalinhamentos
última modificação: 16/08/2017 14h49

A Política de Gestão de Riscos do Instituto Federal do Ceará (IFCE) já é uma realidade, desde maio deste ano, quando foi aprovada pelo Conselho Superior do órgão (Consup). Trata-se de um documento institucional estabelecido por princípios, diretrizes e responsabilidades que permitam gerenciar riscos relacionados aos objetivos estratégicos da instituição.

As instruções contidas na Política, formatada pela Pró-reitoria de Administração e Planejamento (Proap), contribuem para a tomada de decisões na precaução e remediação de situações de tensionamento envolvendo as finalidades do IFCE. Isso tudo com o intuito de melhorar as práticas adotadas em função do máximo empenho nas demandas da administração pública.

São traçados princípios primordiais na Política, que vão desde o estabelecimento de boas práticas de governança, até o respeito aos valores éticos e institucionais e à importância dos fatores humanos e culturais. O documento segue exigências do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Mpog) e do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU).

Para o chefe do Departamento de Planejamento e Políticas Institucionais do IFCE, Stênio Queiroz, para além do cumprimento das exigências dos ministérios, “a política é mais um instrumento de planejamento que visa fortalecer as ações cotidianas do IFCE, no sentido de identificar e minimizar o surgimento de riscos que possam comprometer os resultados de suas ações. Espera-se com isso que os objetivos e metas institucionais alcancem taxas de sucesso cada vez maiores”.

Assim, o gerenciamento de riscos passa a vigorar em todas as áreas e níveis da instituição, devendo ser implementado de forma gradual, com prioridade para os processos que impactam diretamente nos resultados esperados do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), mediante a avaliação dos eventos que podem impactar na realização de seus objetivos.

Por Deborah Sampaio - Reitoria