Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Gestores definem pautas com prioridades para 2019
conteúdo

Notícias

Gestores definem pautas com prioridades para 2019

PLANEJAMENTO

Encontro ocorreu no Centro de Eventos do campus de Guaramiranga
última modificação: 11/02/2019 11h24

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023) entrou em vigor e já começa a ser executado. No período de 6 a 8 deste mês, no campus avançado de Guaramiranga, gestores das 34 unidades administrativas do Instituto Federal do Ceará (IFCE) expuseram, debateram e definiriam as ações prioritárias a serem perseguidas em 2019, ao elaborar o Plano de Ações Anuais (PAA), com base nas metas previstas no PDI.

Em um primeiro momento, ainda na quarta-feira(6), os gestores da Reitoria, sob a coordenação do reitor Virgílio Araripe, definiriam os projetos estratégicos impactantes (denominação atribuída às ações prioritárias) bem como os instrumentos que colaborem com a gestão dos campi no cumprimento de suas metas: "Todos os nossos esforços se voltarão, neste ano, à execução desses projetos. É preciso priorizar para que alcancemos êxito com eficiência e, também, garantir suporte às nossas unidades", afirmou Virgílio Araripe.

Na área do Ensino, a prioridade é fortalecer a qualidade dos cursos técnicos e superiores e combater a evasão; na Extensão, a meta é avançar no empreendedorismo – com base na ampliação de incubadoras de empresas, escolas juniores – e fomento à arte e à cultura. Na Pesquisa e Pós-graduação, articular parcerias com vistas a desenvolver projetos inovadores e implantar o doutorado institucional; na Gestão de Pessoas, prover cargos de pessoal efetivo e qualidade de vida do servidor; na Comunicação Social, implantar estúdio de Rádio e TV, IRP de materiais de comunicação e reestruturar o portal.

Nos Assuntos Estudantis, o objetivo é estruturar o Observatório da Assistência Estudantil e campanhas pelo fortalecimento dos Direitos Humanos e de combate a todas as formas de discriminação. Nas Relações Internacionais, o foco é incentivar a mobilidade acadêmica na pós-graduação e aperfeiçoar o programa IFCE Internacional. Na Administração e Planejamento, a prioridade é viabilizar a sustentabilidade econômico-financeira com ênfase na racionalização dos recursos destinados ao custeio.  A ideia consiste em, por exemplo, substituir a matriz energética atual por fontes renováveis como a eólica ou solar. No eixo da Tecnologia da Informação, priorizar a central de videoconferência, bem como a segurança em TI.

Já no dia 8, o Encontro de Gestores foi ampliado com a chegada dos diretores-gerais dos campi, momento no qual as ações foram socializadas e também se aprovou o calendário sistêmico de solenidades para 2019. Ainda nesta oportunidade, o pró-reitor de Administração e Planejamento, Tássio Lofti, fez um balanço positivo do cumprimento das metas do PDI (2013/2018). Como parte da programação, falou aos gestores Délio Pinheiro, especialista em Gestão de Pessoas e resolução de conflitos. Na pauta: liderança em grupo.