Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE amplia oferta de especialização à comunidade
conteúdo

Notícias

IFCE amplia oferta de especialização à comunidade

PÓS-GRADUAÇÃO

Novos cursos de pós-graduação são oferecidos em Caucaia, Maranguape, Acopiara, Baturité e Morada Nova
última modificação: 16/02/2018 14h32

O Instituto Federal do Ceará está ampliando o quadro de especializações. Em 2017, foram criadas seis novas especializações: Ensino de Ciências Humanas e Ciências da Natureza (Caucaia), Ensino na Educação Básica (Maranguape), Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (Acopiara), Ciência de Alimentos (Baturité) e Gestão Ambiental (Morada Nova). Todas as especializações foram criadas em campi da região metropolitana e no interior do estado.

A coordenadora de Pós-graduação, Joyce Carneiro de Oliveira, explica que as criações desses cursos acontecem a partir de um estudo que a instituição faz na região de acordo com as necessidades, com os profissionais disponíveis e com as áreas já atendidas.

“Os cursos são planejados e formulados a partir de uma necessidade social. É uma forma de oportunizar aos discentes egressos do IFCE e à sociedade de um modo geral como um aperfeiçoamento profissional, adquirindo competências específicas para a sua atuação no mercado de trabalho”, comenta Joyce Oliveira.

De acordo com o chefe de Departamento de Pós-graduação, Fábio Alencar Mendonça, cada campus tem autonomia para propor a criação de cursos de especialização, desde que tenha infraestrutura física adequada, docentes com o perfil para atuar no curso de especialização e, principalmente, haja demanda de profissionais da região interessados em fazer o curso. 

Constatados esses três critérios, o campus organiza um processo administrativo, contendo justificativa para a abertura do curso, projeto pedagógico, anuência da direção-geral, parecer técnico-pedagógico, dentre outros. O campus então encaminha para Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI), que, por sua vez, emite parecer e encaminha ao Conselho Superior (Consup) para ser referendado, explica Fábio Alencar.

Além desses novos cursos, o IFCE também oferta as especializações em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas (Canindé) e em Educação Profissional e Tecnológica (Iguatu). Atualmente o IFCE conta com 230 vagas para cursos de pós-graduação em 7 campi.

No IFCE, a modalidade lato sensu contempla os cursos de especialização, destinada a todos que concluíram o ensino superior e desejam obter atualização acadêmica ou profissional e o consequente progresso das competências obtidas na graduação. Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma.

  

Renata Erlen, estagiária de Jornalismo