Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE conquista 7 medalhas em Olimpíada de Matemática
conteúdo

Notícias

IFCE conquista 7 medalhas em Olimpíada de Matemática

INSTITUIÇÕES FEDERAIS

Competição de âmbito nacional foi realizada de 22 a 24 de outubro
última modificação: 16/11/2021 11h06

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) fez bonito na edição de 2021 da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF). Foram três medalhistas de ouro, dois de prata, dois de bronze e 12 menções honrosas na segunda fase, que foi realizada de forma on-line de 22 a 24 de outubro, pelo IF Sul de Minas. O resultado confirma a tradição do IFCE nas principais competições que envolvem conhecimento.

A OMIF é uma olimpíada nacional, idealizada e realizada pelo IF Sul de Minas e com colaboração de docentes de outros IFs de vários estados. A primeira fase foi composta por uma prova, aplicada on-line em setembro, e a segunda etapa contou com palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais e outras ações.

O medalhista de prata Válcler Manoel, do campus Fortaleza, falou sobre a participação no evento. "Foi uma experiência muito interessante. Na segunda fase, com os eventos culturais, tive contato com técnicas novas de estudos e aprendi conhecimentos de vida  que me incentivaram a crescer mais ainda . Acredito que meu esforço dobrado no IFCE,me fez conquistar essa medalha da OMIF 2021, e também com as orientações do professor Isaac Ricarte, um grande mentor da matemática no Instituto", disse o estudante.

O professor Isaac celebrou o desempenho alcançado. "É com grande alegria que recebemos esse resultado, pois é a primeira vez que o nosso Instituto conquista o ouro nessa competição. Essas medalhas e menções honrosas estimulam os professores a continuar na busca por novos talentos e seguir preparando nossos estudantes por resultados cada vez melhores", destacou o docente.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, Joélia Marques de Carvalho, definiu como “honra e orgulho” a participação dos alunos na OMIF. Ela também enfatizou a importância dessas competições para a instituição. “As olimpíadas científicas são extremamente importantes para o processo de estímulo ao contato com a ciência, com tecnologias, mas também com cultura e arte; muitas vezes, a iniciação científica desses estudantes se dá por essas olimpíadas, que são muito valorizadas pelo IFCE”, frisou. “A gente parabeniza o trabalho de professores e alunos do IFCE que têm representado tão bem nossa instituição nessas competições científicas”, comemorou.

Ela continua, citando que, recentemente, “a Pró-reitoria de Pesquisa juntamente com a Pró-reitoria de Extensão lançou um edital, inclusive com apoio financeiro, para estimular esses projetos, para que eles se desenvolvam dentro da nossa instituição cada vez mais”. Na avaliação da pró-reitora, “as olimpíadas trazem uma série de benefícios à questão do ensino, da extensão e, principalmente, desse contato com a pesquisa e a inovação”.

Confira os medalhistas e as menções honrosas do IFCE:

Ouro

Eduardo Nunes Alves (Fortaleza)
Emanuel Percínio Gonçalves de Oliveira (Juazeiro)
Guilherme Barbosa de Souza (Quixadá)

Prata

Francisco José Gomes de Souza Júnior (Fortaleza)
Válcler Manoel Vieira Camelo Maia (Fortaleza)

Bronze

Beatriz Alves dos Santos (Caucaia)
Denilson Silvino da Silva (Fortaleza)

Menção Honrosa

Francisco Erick Barbosa (Canindé)
Antônio Luís Ricardo Castro Aguiar (Baturité)
Higo Rhael Moreira Nogueira (Baturité)
Pedro Adelino de Souza (Baturité)
Gustavo Miranda Costa (Cedro)
Nicolas Pinheiro Gomes (Fortaleza)
Carlos Cauê Rolim de Sousa (Itapipoca)
Enzo Vidoti Marinho (Itapipoca)
Yann Victor Fideles Fragoso (Jaguaribe)
Egina Lima Martins (Tabuleiro do Norte)
Arthur Gomes Ferreira Lopes (Tauá)
Yasmin Pereira Loyola (Tauá)

Dowglas Lima e Luís Carlos de Freitas - Reitoria