Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE conquista medalha de prata na 15ª ONHB
conteúdo

Notícias

IFCE conquista medalha de prata na 15ª ONHB

COMPETIÇÃO NACIONAL

Olimpíada Nacional em História do Brasil registrou recorde de inscritos
última modificação: 30/08/2023 15h41
Três equipes do IFCE estiveram na final da 15ª ONHB (Foto: arquivo pessoal)

Três equipes do IFCE estiveram na final da 15ª ONHB (Foto: arquivo pessoal)

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) conquistou medalha de prata, no último fim de semana, na final da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A conquista foi alcançada pela equipe “Os Brasilianos”, composta pelos estudantes Esther Aragão, Maria Luiziane e Rafael Girão, do campus de Limoeiro do Norte, sob orientação do professor Kelson Gerison Chaves.

Mais dois times do IFCE chegaram à fase final e foram premiados com menções honrosas: equipe “Nova União Soviética”, formada pelos alunos Jackson Albuquerque, Arlenson Levi e Kaique Bezerra, do campus de Fortaleza, orientados pelo professor Zilfran Fontenele; e “A Culpa é da História”, com as estudantes Haísla Santiago, Sara Saldanha e Gabriela Oliveira, do campus de Limoeiro do Norte, orientadas por Kelson Oliveira.

Mais de 1,1 mil estudantes de todo o país estiveram na Unicamp para participarem da fase final e da cerimônia de premiação que celebrou os 15 anos da ONHB. Ao todo, 340 equipes formadas por professores e estudantes dos ensinos fundamental (8º e 9º anos) e médio de escolas públicas e particulares competiram. Foram entregues 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze. O estado do Ceará é o que levou maior número de medalhas, um total de 18, seguido por São Paulo e Pernambuco, com 11.

A ONHB tem seis fases online, que foram realizadas nos meses de maio e junho, com duração de uma semana cada. As provas dessas etapas incluíram questões de múltipla escolha e realização de tarefas, que puderam ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor. 

Neste ano, a ONHB – que é o maior projeto de extensão da Unicamp – somou 30,5 mil grupos participantes, um total de 120 mil pessoas. O número é o maior já registrado entre todas as edições e representa um aumento de 68% em comparação com 2022.

Luís Carlos de Freitas – Reitoria (com informações da Assessoria de Imprensa da ONHB)