Notícias
IFCE: maior instituição em número de alunos do País
REDE FEDERAL
De acordo com a Plataforma Nilo Peçanha 2019 (ano base 2018), que reúne dados oficiais das instituições de ensino da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica referentes ao ano passado, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) aparece em primeiro lugar, entre essas instituições, no número de matrículas em curso no País com 31.732 alunos matriculados, seguido pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com 30.694.
Depois de IFCE e IFSP, aparecem no ranking, nesta ordem, três institutos federais nordestinos: Maranhão, com 26.142 matrículas; Rio Grande do Norte, com 24.598, e Paraíba, 21.670. “Esse número do IFCE é reflexo da criação de novos campi e novas turmas, somado ao trabalho do Plano de Permanência e Êxito (PPE), que é coordenado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) e executado pelos campi”, avalia o titular da Proen, Reuber Saraiva.
Ele destaca outro dado de expressiva relevância apontado pela plataforma. O gasto corrente aluno/ano do IFCE é o segundo menor da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: R$ 12.823,36, ficando acima apenas do Instituto Federal de Brasília (IFB), que é de R$ 12.252,29. “Isso reflete a eficiência da instituição no uso do recurso público, possibilitando assim o atendimento a um maior número de matrículas”, comemora Reuber.
Ainda segundo a plataforma, edição 2019, divulgada em março deste ano, o IFCE é o primeiro do Nordeste e o segundo no País em número de professores doutores, colocando a instituição cearense atrás apenas do IFSP nesse quesito.
No âmbito do sistema federal de ensino, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação, é constituída pelas seguintes instituições: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica, Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Colégio Pedro II . São, ao todo, 64 instituições.

Imagem: Marcelo Andrade - campus de Tabuleiro do Norte
Matéria: Luís Carlos de Freitas - Reitoria


