Notícias
IFCE renova orientações para inscritos no Enade 2021
ENSINO SUPERIOR
O fim do prazo para o envio de informações via questionário está chegando, 13 de novembro, e é bastante comum, nesta fase, surgirem dúvidas quanto ao preenchimento dos dados no sistema do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A edição 2021, que será aplicada em 14 de novembro, tem 3.765 alunos do IFCE inscritos, somados ingressantes e concluintes, de 58 cursos de graduação. No entanto, conforme as regras do exame, deste total apenas os 1.438 estudantes concluintes realizarão a prova.
Considerando que os anos de 2020 e 2021 foram marcados pela pandemia de covid-19, nesta edição do Questionário do Estudante, foram inseridas 11 questões que abordam especificamente algumas das possíveis repercussões da crise sanitária no processo formativo dos alunos. Essas 11 respostas ajudarão a contextualizar os resultados da prova do Enade frente ao cenário educacional, mas não serão utilizadas para fins de avaliação dos cursos e das instituições.
Alguns problemas técnicos no preenchimento do questionário têm gerado dificuldades entre os inscritos, segundo o Departamento de Ensino Superior da Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFCE. Nesse sentido, a orientação do instituto, que já manteve contato com a organização do exame, é manter os estudantes atentos às próximas etapas e lembrar que aqueles que encontraram obstáculos técnicos ainda têm prazo para cumprir as ações.
Assim, o IFCE recomenda aos alunos atenção às seguintes datas e ações: no dia 1º de novembro, deverão ser divulgados os locais de prova, que deverão ser verificados pelos próprios estudantes através do Sistema Enade; o dia 13 de novembro é a data limite para o preenchimento do questionário do estudante; no dia 14 de novembro, serão aplicadas as provas.
Sobre o Enade
A inscrição no Enade, encerrada em agosto, é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da atual edição (ver listagem abaixo). O preenchimento do questionário também é obrigatório e tem o objetivo de levantar informações que possibilitem a caracterização do perfil dos alunos, bem como o contexto dos processos formativos. O objetivo é subsidiar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de educação superior.
O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos. Também é referência para medir o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Para responder às perguntas, basta acessar o Sistema Enade, abrir o Questionário do Estudante e clicar sobre as alternativas desejadas. O questionário será enviado ao Inep apenas quando, na última página, for acionado o botão “Finalizar”, indicando o preenchimento total. A finalização do questionário será pré-requisito para a visualização do local de prova, disponível a partir do dia 1º de novembro.
Os cursos
O Enade 2021 será aplicado no dia 14 de novembro aos concluintes de cursos de graduação das áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do exame:
* Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes e áreas afins;
* Cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento de Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes;
* Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Humanas e Ciências da Saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas;
* Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.
Luís Carlos de Freitas - Reitoria (com informações do portal enade.inep.gov.br)


