Notícias
IFCE, SENAI e FIEC firmam parceria em nome da inovação
TRABALHO CONJUNTO
Desenvolver atividades de empreendedorismo e inovação. Esse é o objetivo de uma parceria firmada entre o IFCE e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE), com intervenção da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
O contrato foi assinado na manhã desta quarta (29) com a presença do reitor do IFCE, Virgílio Araripe, presidente do Conselho Regional do SENAI/CE e presidente da FIEC, Beto Studart, diretor administrativo José Ricardo Cavalcante, diretor regional do SENAI, Paulo André de Castro Holanda, e de Wally Menezes (pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE) e Zandra Dumaresq (pró-reitora de Extensão), além de outras autoridades.
A parceria ocorrerá por meio da realização de ciclos de desenvolvimento de novos negócios orientados para a geração de inovação industrial, contemplando uma série de etapas. A primeira delas é a inscrição de ideias e protótipos, obedecendo a critérios determinados em edital específico (que será lançado em breve).
Os selecionados nessa fase inicial passarão para a etapa II, que compreende a realização de hackathon – competição com a formação de equipes mistas de alunos e professores do IFCE e do SENAI, que irão trabalhar no desenvolvimento de soluções para desafios de interesse do setor industrial previstos em edital – e também uma mostra de protótipos.
Em seguida, vem a pré-incubação, onde ocorrerão as atividades de modelagem de negócios, aperfeiçoamento de pitchs e outras providências, bem como a seleção dos aprovados para a quarta etapa, a projetização de negócios – onde as propostas ganharão a forma de um projeto integrado e plano de viabilidade técnico-financeira.
Mais uma vez os projetos passarão por uma comissão julgadora, com os aprovados prosseguindo para a quinta fase, a da incubação. Nesse momento, serão estruturados os processos produtivos e de gestão, o design do produto, as estratégias para a conquista de clientes, etc. Na sexta e última fase, a da graduação, os negócios deverão ser graduados em função de seu estágio de maturidade, encerrando o ciclo de desenvolvimento.
O reitor Virgílio Araripe comemorou o fechamento da parceria. “Queremos transformar ideias em planos de negócios, com toda orientação e apoio. Nossos parceiros precisam disso, e nós também precisamos. É uma união em prol da sociedade”, disse Araripe.
Dowglas Lima - Reitoria


