Notícias
IFCE terá sistema informatizado de tramitação de processos
MODERNIZAÇÃO

Eficiência. Essa é a palavra que resume a proposta de um dos mais novos projetos que nascem no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Na última quinta-feira (13) foi realizada na Reitoria a primeira reunião da comissão responsável por implantar o SEI - Sistema Eletrônico de Informações.
O SEI é uma plataforma planejada para agilizar o fluxo processual das unidades do IF por meio de uma lógica informatizada, promovendo uma economia de recursos e de tempo, substituindo a movimentação física dos processos.
Um dos pontos de partida para a concretização dessa novidade no IFCE é a experiência de implantação do SEI na Universidade de Brasília (UnB). No IFCE, a expectativa é de que o sistema comece a operar em 2017. Até lá, a comissão vai trabalhar na estruturação do serviço. "Esse trabalho preliminar não envolve apenas a compra de equipamentos, mas também a padronização de documentos, formulários e outros pontos", destacou o pró-reitor de administração e planejamento do IFCE, Tássio Lofti, que acompanhou a reunião.
Outro desafio do grupo montado para operacionalizar a nova plataforma será o de habituar os servidores a essa nova lógica de tramitação de processos. "Vamos realizar uma política de sensibilização de servidores, focando nos benefícios do SEI", explicou o presidente da comissão, Francivaldo Brito.
O reitor do IFCE, Virgílio Araripe, acompanha de perto o desenrolar dos trabalhos. Ele determinou que a equipe trabalhe com afinco e dedicação, para que o sistema seja dimensionado da melhor forma possível. "Vamos fazer a nossa parte para que essa iniciativa seja um sucesso. Outras instituições do país já contam com experiências assim, e nós estamos buscando os recursos necessários para a implantação", disse Araripe.
Por Dowglas Lima - Reitoria


