Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE terá sistema informatizado de tramitação de processos
conteúdo

Notícias

IFCE terá sistema informatizado de tramitação de processos

MODERNIZAÇÃO

Novidade deve estar plenamente instalada em 2017. Comissão trabalha para implementação
última modificação: 17/10/2016 08h00

Reunião comissão SEI

Eficiência. Essa é a palavra que resume a proposta de um dos mais novos projetos que nascem no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Na última quinta-feira (13) foi realizada na Reitoria a primeira reunião da comissão responsável por implantar o SEI - Sistema Eletrônico de Informações.

O SEI é uma plataforma planejada para agilizar o fluxo processual das unidades do IF por meio de uma lógica informatizada, promovendo uma economia de recursos e de tempo, substituindo a movimentação física dos processos.

Um dos pontos de partida para a concretização dessa novidade no IFCE é a experiência de implantação do SEI na Universidade de Brasília (UnB). No IFCE, a expectativa é de que o sistema comece a operar em 2017. Até lá, a comissão vai trabalhar na estruturação do serviço. "Esse trabalho preliminar não envolve apenas a compra de equipamentos, mas também a padronização de documentos, formulários e outros pontos", destacou o pró-reitor de administração e planejamento do IFCE, Tássio Lofti, que acompanhou a reunião.

Outro desafio do grupo montado para operacionalizar a nova plataforma será o de habituar os servidores a essa nova lógica de tramitação de processos. "Vamos realizar uma política de sensibilização de servidores, focando nos benefícios do SEI", explicou o presidente da comissão, Francivaldo Brito.

O reitor do IFCE, Virgílio Araripe, acompanha de perto o desenrolar dos trabalhos. Ele determinou que a equipe trabalhe com afinco e dedicação, para que o sistema seja dimensionado da melhor forma possível. "Vamos fazer a nossa parte para que essa iniciativa seja um sucesso. Outras instituições do país já contam com experiências assim, e nós estamos buscando os recursos necessários para a implantação", disse Araripe.

Por Dowglas Lima - Reitoria