Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE vence concurso de boas práticas de gestão
conteúdo

Notícias

IFCE vence concurso de boas práticas de gestão

TRANSPARÊNCIA ATIVA

Premiação é dada pela CGU às iniciativas que buscam o fortalecimento da eficiência na gestão pública
última modificação: 02/12/2016 20h44

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) venceu, na categoria promoção de transparência ativa e/ou passiva, o 4º concurso de Boas Práticas de Gestão do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), que tem o objetivo de estimular, reconhecer e premiar iniciativas no Poder Executivo Federal que contribuam para a melhoria da gestão pública.

A ação apresentada pela Instituição e que teve o reconhecimento da organização do certame foi o “IFCE em Números": ferramenta para suporte às ações de permanência e êxito discente, desenvolvida pela servidora Érica Gallindo, da Pró-reitoria de Ensino.  Para a premiação, os avaliadores levaram em consideração critérios previamente estabelecidos, como criatividade e inovação, custo-benefício, impactos da iniciativa e a contribuição para a efetividade de seus propósitos, bem como a simplicidade e replicabilidade.

Reuber Saraiva, pró-reitor de Ensino, destacou a relevância deste reconhecimento por meio de um órgão de fiscalização e controle, principalmente por ser a primeira vez em que os institutos federais são premiados. “Essa premiação tem um significado muito importante para o trabalho de todos que fazem o Instituto Federal do Ceará, porque mostra que temos iniciativas inovadoras na área, funcionando, inclusive, como referência ”, comentou.

O IFCE em números permite uma visão real da situação institucional em termos de indicadores de evasão, o que vem possibilitando discussões com os setores competentes para traçar estratégias de como lidar com essa questão. Pode-se afirmar que a disponibilização da ferramenta com as visões apresentadas tem estimulado uma revisão dos processos institucionais com vistas à melhoria de alguns indicadores agora acompanhados de maneira mais efetiva.

A transparência dos dados relacionados ao ensino tem provocado muitos debates sobre temáticas que, mesmo sendo discutidas anteriormente, não eram aprofundadas por não estarem pautadas em dados, e sim em conjecturas individualizadas e por vezes em desacordo com a realidade. Com o acesso ao mesmo conjunto de informações, torna-se possível um olhar aprofundado e o direcionamento de esforços múltiplos para contornar problemas considerados de resolução prioritária para o IFCE, como a evasão.

O 4º Concurso de Boas Práticas de Gestão recebeu ao todo 43 inscrições. A comissão julgadora avaliou as práticas apresentadas, considerando premiadas as melhores práticas em cada categoria. Para conhecer a prática premiada, basta acessar o link

Por Rebeca Casemiro - Reitoria