Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Iniciada a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional
conteúdo

Notícias

Iniciada a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional

PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO

Gestores participaram em Guaramiranga da 1ª ação de elaboração do novo PDI
última modificação: 22/11/2017 10h12
Exibir carrossel de imagens Régis Medeiros, secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico do Ceará, durante palestra para os gestores do IFCE

Régis Medeiros, secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico do Ceará, durante palestra para os gestores do IFCE

Começaram as discussões em torno do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), com previsão para entrar em vigor a partir de 2019. Durante os dias 12 e 13 de novembro, no campus de Guaramiranga, gestores da Reitoria e dos campi participaram do I Workshop de Planejamento Estratégico do IFCE, coordenado pela Pró-reitoria de Administração e Planejamento. Houve, nessa atividade, palestras, oficinas e debates acerca dos rumos a serem tomados pela instituição até 2023, ano de término da vigência do PDI em elaboração.

A palestra de abertura foi ministrada pelo reitor Virgílio Araripe, que fez um panorama sobre os contextos internos e externos, a fim de subsidiar com informações os presentes para que, quando das discussões, considerassem os elementos conjunturais políticos e econômicos. Araripe declarou que o Instituto Federal do Ceará caminha fortemente para ser uma referência em excelência em ensino técnico, tecnológico, pesquisa, extensão e inovação no Estado do Ceará. “Temos as condições técnicas e humanas para chegarmos a esse patamar nos próximos anos”, afirmou.

O pró-reitor de Administração e Planejamento, Tássio Lofti, lembrou que o IFCE, ainda como CEFET (2005), foi um dos primeiros entes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica a instituir um Plano de Desenvolvimento Institucional. “Uma experiência pioneira que serviu de exemplo e de base para que outras instituições construíssem seus próprios instrumentos norteadores de ações”, declarou. O gestor destacou que o workshop promovido em Guaramiranga foi a primeira ação de uma série prevista para ocorrer durante todo o ano de 2018.

Tássio Lofti informou, também, que uma comissão central será constituída, assim como as locais, a fim de sistematizar as contribuições com o objetivo de formatar o novo PDI do IFCE. O pró-reitor acrescentou, ainda, que a participação da comunidade acadêmica é necessária quando das promoções das audiências públicas de proposições de ações e de debates acerca das diretrizes de atuação do IFCE até 2023: “Isso inclui a Reitoria (pró-reitorias, diretorias sistêmicas, órgãos administrativos de atuação estratégica, como a Comunicação Social e as Relações Internacionais) e as diretorias-gerais de todos os campi”, enfatizou.

O Worshop de Guaramiranga teve a participação de Wagner Vilas Boas, assessor de Governo da Universidade Federal de Lavras (MG) e ex-secretário-executivo do Ministério da Educação que, na oportunidade, falou sobre planejamento estratégico em um cenário de mudanças. O convidado expôs experiências e fez sugestões gerais aos gestores do IFCE, principalmente, quanto à visão e aos valores que servirão de bússola para o PDI. Por fim, destacou que o sucesso de um plano de desenvolvimento institucional é proporcional à participação das pessoas na elaboração e na execução de seu conteúdo, além de investimentos em comunicação estratégica.

Júlio Cavalcante Neto, secretário-executivo de Planejamento e Gestão do Governo do Ceará, falou sobre a plataforma Ceará 2050, um conjunto de diretrizes a serem seguidas pelo estado do Ceará. Ele, que coordena o projeto, detalhou como ocorreu o passo a passo de elaboração e de como se chegou às prioridades. Por fim, afirmou que as ações foram pensadas para contemplar todos os setores: da educação à segurança pública, independentemente de gestões. Também como palestrante, a atividade recebeu Régis Nogueira de Medeiros, secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico do Ceará, que destacou como o estado tem se planejado para captar investimentos externos e assegurar o crescimento da cadeia produtiva cearense.

O PDI

É um documento norteador, elaborado em regra para um período de cinco anos, que identifica a organização no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver ao longo desse prazo.  Veja aqui o PDI em vigor do IFCE. 

Gestores do IFCE, durante o I Workshop de Planejamento Estratégico do novo PDI