Notícias
Instalada em Brasília Frente em Defesa dos Institutos Federais
REDE FEDERAL
Deputados federais de diversos partidos compõem a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais, lançada nesta quarta-feira (05), no Plenário 14 da Câmara dos Deputados. O grupo de congressistas tem o objetivo de somar esforços para a consolidação e expansão da Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica.
A Frente Parlamentar tem como prioridade a defesa do orçamento. “O capital e o custeio dos institutos federais precisam de reforço, portanto é o momento de nos articularmos para que as atividades dos próximos anos não sejam prejudicadas”, disse o parlamentar, referindo-se à Emenda Constitucional Nº 95/2016, que limita por 20 anos os gastos públicos.
Presente à solenidade de instalação da Frente Parlamentar, o reitor Virgílio Araripe destacou que o apoio dos congressistas é necessário para mediar conquistas orçamentárias para os próximos anos: "Temos pela frente grandes desafios na área de infraestrutura e de composição de quadro de pessoal", afirma.
O novo grupo da Câmara Federal atuará em conjunto com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Institutos Federais e do Ensino Técnico e Profissionalizante. De imediato, além do orçamento e da negociação de emendas de bancada, as Frentes se dedicarão a pautas como a liberação de códigos de vaga e a regulamentação da profissão de tecnólogo.
Rede Federal – Com forte potencial inclusivo, a Rede oferta formação profissional de excelência em diversos níveis de ensino, da educação básica à pós-graduação, com foco no desenvolvimento regional e na instrução cidadã, bem como promove a pesquisa aplicada, a inovação e a extensão tecnológica.
Atualmente as 41 instituições da Rede Federal somam 644 campi implantados em todo o Brasil, quase um milhão de matrículas e mais de 70 mil servidores (docentes e técnico-administrativos).
Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif


