Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Institutos Federais completam oito anos de conquistas
conteúdo

Notícias

Institutos Federais completam oito anos de conquistas

29 de DEZEMBRO

Da educação básica à pós-graduação, os institutos federais têm como característica a formação de profissionais preparados para o mundo do trabalho
última modificação: 29/12/2016 09h48

Em 29 de dezembro de 2008 foram criados os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), trazendo uma proposta de formação profissional inovadora e estruturante para o País, com forte atuação nas capitais e no interior. Nesta quinta-feira, 29/12, essas instituições completam oito anos e, em meio a desafios, mantêm os indicadores de qualidade positivos, cumprem as metas de inclusão e se empenham para alcançar resultados ainda melhores.

Apesar de recentes, os IFs pertencem à trajetória centenária da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPCT), iniciada em 1909. Isso porque, pela Lei nº 11.892/2008, os 38 Institutos Federais absorveram 129 instituições de ensino – 31 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), 75 Unidades Descentralizadas de Ensino, sete Escolas Técnicas, 39 Escolas Agrotécnicas e oito Escolas Vinculadas às Universidades.

Os IFs congregam 581 campi. Da educação básica à pós-graduação, os institutos federais têm como característica a formação de profissionais preparados para o mundo do trabalho, aptos a inovar em produtos, serviços e processos. Atualmente, estudantes e professores desenvolvem mais de 10 mil projetos de pesquisa aplicada e, com a participação da comunidade, cerca de seis mil projetos de extensão tecnológica. O aprimoramento dessas atividades é reforçado pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e pelos Polos de Inovação.

O reitor do Instituto Federal do Ceará, Virgílio Araripe, por sua vez, enfatiza com alegria os avanços dos últimos oito anos desde a transformação de Centro Federal de Educação para Instiuto Federal do Ceará, principalmente quanto ao processo de expansão da rede de educação profissional, bem como nas áreas de extensão, ensino, pesquisa e inovação: "Estamos em todas as regiões do País. No Ceará, por exemplo, o IFCE tem 31 campi levando educação de qualidade à sociedade, cumprindo sua missão de formar pessoas para o trabalho, mas sobretudo cidadãos", afirma.

Edição: Antonio Alencar - Reitoria

Com informações do Conif - com adaptações