Notícias
Israelenses vêm ao IFCE em busca de cooperação técnica
MOBILIDADE
Na sexta-feira(04), o Instituto Federal do Ceará receberá a visita do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley. Na oportunidade, o reitor Virgílio Araripe terá encontro no Gabinete da Reitoria com o diplomata israelense a fim de estabelecer uma agenda mútua de cooperação com instituições públicas de educação ligadas ao Governo de Israel. A agenda começará por volta das 14h30, na Reitoria, quando também será visitado o Memorial do IFCE, que conta a história de 108 anos da instituição.
Na sequência, o reitor Virgílio Araripe e o embaixador serão recebidos pelo diretor-geral do campus de Fortaleza, Eduardo de Sousa Bastos. No campus, haverá apresentação de startups, criadas por alunos e professores, bem como visita às instalações do Brazilian Education Program for IOS Development - Bepid (laboratório fruto de parceria entre o IFCE e a Apple, instalado no campus de Fortaleza), assim como o Polo de Inovação IFCE Fortaleza, órgão que atua no desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica em parceria com a iniciativa privada.
Comitiva acadêmica
No mesmo dia, uma comitiva formada por alunos e docentes da Universidade Ben-Gurion, também de Israel, visitará a Reitoria e os campi de Fortaleza e do Pecém. Os israelenses vêm conhecer as experiências cearenses na criação de projetos de inovação na área de convivência com o semiárido, ciências exatas e de engenharias.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e de Inovação, Wally Menezes, que visitou Tel Aviv (Israel), em 2016, e conheceu de perto as ações israelenses na área de dessalinização (processo que retira o excesso de sal da água para o consumo), "Há muito o que se aprender e ensinar com as experiências de ambos os lados", já que a realidade local de Israel guarda semelhança com a do Nordeste brasileiro.
Na segunda-feira (07), o grupo formado por 03 professores e 07 alunos se deslocará para o campus de Quixadá a fim de estabelecer entendimentos com pesquisadores locais. "Com essas relações, a gente avança no fortalecimento de iniciativas que buscam a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio da pesquisa científica", pontua Wally Menezes. Já o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, por sua vez, destaca que o IFCE tem interesse, também, em abrir mais espaços para mobilidade acadêmica de alunos e professores.
Sobre Ben-Gurion
Fundada em 1969, é uma universidade pública de pesquisa localizada na região do Deserto do Neguev, em Israel. Ela oferece vários cursos de graduação e pós-graduação ministrados em inglês, nas áreas de Antropologia, Comunicação, Gestão, Política, Religião e Sociologia. A instituição recebe aproximadamente 20 mil estudantes e oferece várias bolsas de estudo e concessões para estudantes internacionais.


