Notícias
Autoridades ressaltam a importância do esporte
JOGOS NACIONAIS
Diversas autoridades estiveram presentes nesta segunda-feira, 23, na cerimônia de abertura da etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais (JIF), que ocorreu na noite de segunda (23), no Centro de Formação Olímpica do Ceará (CFO), entre elas a vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero, e o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Bregagnoli.
A vice-governadora exaltou o Instituto Federal do Ceará como parceiro. "Agradecemos ao IFCE, na pessoa do reitor Wally Menezes, por todas as parcerias com o governo do Estado e com a Vice-Governadoria, colocando a lente da equidade de gênero em todas as políticas", destacou.
Jade Romero lembrou que o CFO possui o maior ginásio poliesportivo da América Latina. “Portanto, os atletas têm a oportunidade de vivenciar esses dias no esporte no seu mais alto rendimento em um grande equipamento. Espero que vocês aproveitem muito toda a estrutura do CFO. Que, por meio do esporte, vocês tenham dias aqui muito felizes, de competitividade, mas, sobretudo, de solidariedade. Desejo bons jogos, que sempre sejam muito bem-vindos ao Estado do Ceará”, finalizou.
Esporte educacional
Bregagnoli destacou que a realização dos Jogos dos Institutos Federais promove princípios educativos. “Quando se fala em jogos, o esporte está inserido dentro da formação cidadã da Rede Federal. Os atletas estão dentro dos princípios de disciplina, honra e lealdade, mas não podendo esquecer que é um processo educacional. O esporte e a educação transformam”, acrescentou.
Representando o ministro da Educação, Camilo Santana, e o secretário da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Ferreira, o diretor reforçou o compromisso do Ministério para a realização dos Jogos. “Podem contar conosco. Tivemos a recomposição de orçamento para os Jogos. Depois de oito anos, nós subimos em termos de apoio orçamentário para os JIF. É uma demonstração de que esse assunto é extremamente relevante para nós. E, acima de tudo, a discussão sobre a assistência estudantil é necessária”, complementou.
O gestor ainda agradeceu o esforço da equipe do Instituto Federal do Ceará em realizar mais essa etapa nacional em Fortaleza (CE). “Em 2018, foi um sucesso e tenho certeza que esse ano será novamente. Que possamos ter mais conquistas em termos orçamentários e de pessoal, para que a Rede Federal consiga demonstrar todo seu potencial, como vislumbramos observar nesses Jogos”, concluiu.
Em busca da reaproximação estudantil
Para a presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Maria Leopoldina Veras, a expectativa é que esse JIF vai ser um grande diferencial, “visto que nós temos buscado reaproximar todo nosso público estudantil após a pandemia”.
Leopoldina reconheceu o espaço estruturado do CFO. “Estamos todos nos sentindo muito bem acolhidos. A organização já mostra que vai ter uma grande festa, uma receptividade muito positiva para nossos atletas, que já estão ansiosos por esse momento. Esse JIF vai ser marcante em nossa história”, ressaltou a dirigente.
Etapa nacional dos JIFs
A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais acontece até sábado (28). O evento terá disputas no Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquete, Futsal, Futebol, Handebol, Voleibol e Vôlei de Praia. Das 11 modalidades, dez acontecerão no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), enquanto as provas de Atletismo serão realizadas no campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC). São 36 delegações com representantes de Institutos Federais de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal, incluindo também o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).
Diogenilson Aquino - Comunicação Social/Limoeiro do Norte


