Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Jogos do IFCE têm início em clima de festa junina
conteúdo

Notícias

Jogos do IFCE têm início em clima de festa junina

SELETIVA LOCAL

Mais de 1.200 atletas disputam vagas na edição Nordeste dos Jogos Regionais, que ocorrem em Natal(RN)
última modificação: 19/06/2018 16h21

Ao som da quadrilha Sanfona Nordestina, do bairro Lagoa Redonda, de Fortaleza, foram abertos, na noite desta segunda-feira(18), os Jogos do Instituto Federal do Ceará, edição 2018. Alunos-atletas, técnicos, autoridades e convidados acompanharam de perto um pouco de uma das maiores expressões culturais nordestinas, as festas juninas, simbolizada, no caso, na figura dos integrantes da quadrilha junina.

A apresentação,  em pleno ginásio central do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), que sedia esta edição da competição, marcou o início de fortes competições até o dia 24 deste mês. O reitor Virgílio Araripe ao declarar abertas as atividades, saudou os presentes e ratificou que o incentivo à prática do esporte é uma das missões do IFCE.  

Os números dão uma ideia da dimensão das disputas: mais de 1.200 atletas oriundos de 26 campi de todo o estado, divididos em cinco regionais.  Os jogos incluem as categorias aberta e sub-19, com as seguintes modalidades: basquetebol, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol,  vôlei de praia e xadrez. De acordo com o cronograma do evento, as disputas do sub-19 acontecem até dia  20 de junho. Já os atletas da categoria aberto entram em ação nos dias 22 a 24.

Vale destacar que mais de 1.500 atletas participaram das etapas classificatórias. Os Jogos do IFCE funcionam como seletiva para a etapa nordeste dos JIFs, que neste ano acontecem em Natal, no Rio Grande do Norte, no mês de agosto. O evento também serve como preparação para a realização da etapa nacional dos Jogos, que acontece em Fortaleza, em outubro, tendo como palco também o CFO.

O chefe do Departamento de Educação Física e Esportes da Pró-reitoria de Ensino, Kléber Ribeiro, destaca que os jogos do IFCE são realizados graças ao apoio dos campi e da Reitoria: "Jamais podemos deixar de agradecer, também, aos alunos e servidores que, de forma voluntária, tornam esse evento uma realidade e referência para a rede federal de educação profissional e tecnológica", afirmou.