Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Laboratório desenvolverá tecnologias para segurança pública
conteúdo

Notícias

Laboratório desenvolverá tecnologias para segurança pública

TECNOLOGIA

Parceria com a PRF permitirá desenvolvimento de pesquisa no LAPISCO
última modificação: 13/05/2021 15h58
Lapisco trabalha com uma série de usos de sistemas embarcados, usando alta tecnologia

Lapisco trabalha com uma série de usos de sistemas embarcados, usando alta tecnologia

O Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio do Laboratório de Processamento de Imagens, Sinais e Computação Aplicada (Lapisco), do campus de Fortaleza, acaba de formalizar mais uma importante parceria, desta vem com a superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Ceará (SPRF-CE). Trata-se de uma cooperação técnica para a realização de estudos científicos voltados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para aumento da eficiência das atividades de policiamento realizadas pela SPRF-CE.

Segundo o professor Pedro Pedrosa Rebouças Filho, coordenador do Lapisco, na prática, o IFCE atuará identificando oportunidades de desenvolvimento de soluções inovadoras para as necessidades apontadas pela PRF no sentido de “aumentar a quantidade de informações à disposição da PRF utilizando a tecnologia no processamento de sinais diversos, como imagens, vídeo, áudio, texto, entre outras fontes de informações disponíveis na rotina de operações da PRF. As aplicações e tecnologias envolvidas visam aumentar o poder de decisão dos policiais, visto que a tecnologia alinhada com a experiência da inteligência policial com certeza irá gerar bons frutos desta parceria”.

O Lapisco existe desde 2012 como grupo de pesquisa e está de forma física no campus Fortaleza desde 2016, com significativa trajetória na pesquisa mediante o desenvolvimento de sistemas inteligentes em diversas áreas de processamento de sinais e ciências de dados, como robótica e sistemas embarcados, pelo IFCE, já tendo criado, inclusive, sistemas especialistas de reconhecimento facial, digital e análise de comportamentos por videomonitoramento. de análises por drone multifunções com scanner 3D para uso pelas forças policiais e outras aplicações especialistas.

Além disso, também há o desenvolvimento de um sistema inteligente embarcado em veículos, pelo Lapisco, capaz de reconhecer em tempo real diversos objetos na via de tráfego, como placas de sinalização vertical (limite de velocidade, alertas, indicações), bem como outros objetos no asfalto da própria via como faixas e sinalização de trânsito, incluindo a identificação e reconhecimento de placa de veículos.

Lapisco1.jpg

Sistemas inteligentes embarcados em veículos podem ajudar forças policiais (imagem: Lapisco)

Entre os diversos trabalhos em desenvolvimento no laboratório, voltados para a segurança pública, estão as soluções de detecção de poses suspeitas e de armas usando Deep Learning (tipo de machine learning que treina computadores para realizar tarefas como seres humanos, o que inclui reconhecimento de fala, identificação de imagem e previsões). Essa lógica de funcionamento permite até mesmo identificar emoções em um rosto humano.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE destaca que a parceria com a PRF demonstra todo o potencial de desenvolvimento de tecnologias voltadas a segurança pública que o IFCE possui. "São projetos que trazem a inovação como princípio, possibilitando que as polícias atuem de forma preventiva e inteligente. O uso da tecnologia da informação tem ampla aplicação na segurança pública, indo desde tecnologias para investigação, até o monitoramento e vigilância", explicou a gestora.

Deborah Susane e Dowglas Lima, com informações do Lapisco