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Pesquisa aponta práticas que melhoram a aprendizagem em sala de aula
FINLÂNDIA/BRASIL
Conhecer as características, experiências e iniciativas dos melhores sistemas educacionais do mundo, o da Finlândia, pode ajudar bastante os educadores brasileiros no aperfeiçoamento de suas práticas de ensino/aprendizagem. Na pesquisa, Igor de Moraes Paim, doutor em educação e professor do campus de Umirim do Instituto Federal do Ceará são apontadas lições que podem aprender diretamente na Finlândia sobre o sistema educacional de sucesso desse país.
No trabalho, estão apresentadas as principais lições, que segundo o autor, podem ser aprendidas pelos educadores brasileiros para expandir o potencial dos estudantes, inclusive da rede federal técnico-tecnológica. "Perpassam diversos aspectos relevantes que devem ser observados, como o emprego massivo de metodologias ativas de aprendizagem que são capazes de estimular a autonomia, a motivação, a criatividade e a capacidade de geração de produtos autênticos em primeira mão", diz o autor.
Ainda de acordo com o docente, a utilização ampla de tecnologias digitais aplicáveis à Educação como parte de uma estratégia de atualização das práticas didáticas, possibilitam mais interação dos docentes com os estudantes. Além disso, acrescenta o pesquisador, estimular ações de empreendedorismo por parte dos alunos também é uma alternativa. "Essa iniciativa é bastante forte na Finlândia, existindo diversos espaços dentro e fora das instituições de ensino para desenvolver o potencial empreendedor dos alunos", pontua.
O emprego de metodologias ativas e tecnologias digitais em sala de aula é necessário para deixar as aulas mais eficientes e conquistar a atenção dos discentes: "Assim, como revelaram os resultados obtidos por esse estudo, o enriquecimento escolar amplo combinado à estimulação da memória operacional promovem o desenvolvimento cognitivo e moral dos sujeitos assistidos por essas iniciativas. Ganha o aluno, o professor e a sociedade", finaliza.



 
                        