Notícias
Pesquisa em Energias Renováveis ganha prêmio
MESTRADO
Reconhecido nacionalmente nas pesquisas que vem realizando na área de energias renováveis, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) obteve destaque com a primeira colocação na categoria Trabalhos Acadêmicos, dentro da programação dos encontros científicos do evento internacional Fiec Summit 2023, ocorrido nos dias 25 e 26 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará.
Esta segunda edição do evento reuniu instituições de pesquisa, setor produtivo, empresários e interessados em multiplicar conhecimentos e negócios dentro das perspectivas e oportunidades do Hidrogênio Verde, considerado o combustível do futuro, sendo tratado como fonte de energia renovável e não poluente de crescente interesse pelos estudos mundiais.
A premiação no Fiec Summit, evento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), destacou o IFCE com a pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis (PPGER), do campus de Maracanaú, intitulada “Construção de placas fotocatalíticas para produção de hidrogênio a partir da reforma do glicerol”.
O reitor do IFCE, José Wally Mendonça Menezes, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI), Joélia Marques de Carvalho, e o coordenador do PPGER, Bruno César Barroso Salgado, participaram do evento que concedeu R$ 10 mil reais à pesquisa premiada como incentivo para a continuidade do estudo, realizado por pesquisadores do mestrando do PPGER-IFCE.
“Estamos muito felizes com a premiação, com o reconhecimento acima de tudo, o que obviamente traz muito incentivo ao grupo de pesquisa, aos alunos envolvidos para a continuidade do projeto”, diz Bruno. O concurso dos eventos científicos se deu por meio de edital, lançado no início deste ano, sendo os trabalhos acadêmicos selecionados por banca julgadora formada por equipe técnica.
Trabalho premiado
A pesquisa premiada chama atenção para as questões energéticas e a garantia do desenvolvimento humano no futuro, dentro de perspectivas mais adequadas para a sustentabilidade do meio ambiente, vez que se experimenta um cenário atual de perda das reservas de combustível fóssil devido à exploração, bem como de poluição ambiental e fortes mudanças climáticas mundiais.
Assim, a pesquisa “Construção de placas fotocatalíticas para produção de hidrogênio a partir da reforma do glicerol” apresenta uma proposta de substituição dos combustíveis orgânicos pelo Hidrogênio (H2), gás livre de carbono e com alta densidade energética, sob o propósito de desenvolver placas fotocatalíticas impregnadas com TiO2@Pt para realizar a fotorreforma do glicerol.
Para verificar a íntegra da pesquisa, clique aqui.
Deborah Sampaio - Reitoria


