Notícias
Plano de Integridade amplia transparência das ações no IFCE
CONTROLE SOCIAL
Com o objetivo de oferecer mais transparência e entendimento da eficiência dos processos de gestão, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) vai colocar em prática, a partir de janeiro de 2019, seu Plano de Integridade, que abrange áreas como ouvidoria, corregedoria, comissão de ética, auditoria e conflito de interesses. Trata-se de um conjunto de ações de controle interno, proposto pela Controladoria-Geral da União (CGU) para a esfera federal, que busca evitar e/ou minimizar riscos de desvio de conduta nos órgãos.
O plano do instituto oferece mecanismos importantes, como um mapa de situações de risco, que serão acompanhados por meio de relatórios pelo Comitê de Governança, Riscos e Controle do IFCE, setor responsável pela elaboração do documento. A primeira avaliação acontece ao fim do primeiro semestre. Com um ano, o plano pode passar por uma revisão caso haja necessidade de atualizações e melhoramentos.
“O principal intuito é contribuir para uma maior transparência nos processos da instituição, mostrando resultados de como estão sendo utilizados os recursos públicos de uma maneira geral, bem como sua eficiência e clareza”, explica Vládia Ferreira, coordenadora de Governança do IFCE. “É importante o cidadão saber como o órgão público está funcionando, e esse plano surge como bastante positivo tanto para a sociedade como para a gestão pública”, acrescenta.
O Plano de Integridade foi desenvolvido como ferramenta de governança. Todas as ações estão alinhadas à manutenção de uma cultura sustentável de integridade institucional, prevenindo, detectando e punindo desvios de conduta que possam impedir que a organização preste serviços de forma eficiente, eficaz e de qualidade à sociedade.
Luís Carlos de Freitas - Reitoria


