Notícias
IFCE disputa prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica acontecerá de 16 a 22 de julho de 2017, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Instituto Federal do Ceará (IFCE) concorrerá com 6 projetos. Mesmo com uma parcela pequena de bolsas de iniciação científica recebida pelo Instituto, comparando-se com outras instituições, percebe-se uma participação maior dos alunos na premiação deste ano. No total 32 bolsistas se inscreveram; seis trabalhos foram agraciados pela CNPq. Vários seminários aconteceram e professores criteriosos avaliaram os projetos apresentados nos encontros internos.
Estes foram os projetos escolhidos nos eventos: Diagnóstico de patologias da coluna vertebral via classificadores de risco mínimo (Maracanaú); Estudo sobre os alimentos tradicionais dos índios Kanindé de Aratuba e os Quilombolas da Serra do Evaristo – BRA – Considerações sobre Pancs (Baturité); Uca Rapax (Smith, 1870) como sentinela de áreas degradadas de manguezais: um foco na microbiota fúngica e análise de coliformes fecais (Acaraú); Sistemas de diagnóstico on-line usando sensores ultrassom (Fortaleza); A formação docente à distância a partir do plano nacional de educação (2011-2020) (Canindé); Comparação do potencial estabilizante dos polissacarídeos quitosana e xiloglucana em sorvetes (Sobral).
“O IFCE é conhecido pela sua qualidade de ensino; e me sinto feliz em poder contribuir com a disseminação dos projetos desses alunos. Sabemos que os resultados das pesquisas ajudam a solucionar vários dos problemas existentes em nossa sociedade”, afirma Wendell Rodrigues, diretor de Pesquisa e Inovação Tecnológica.
A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) foi a responsável pela divulgação do edital e está atenta para um melhor aproveitamento dos bolsistas, assim fazendo com que eles continuem se desenvolvendo nos trabalhos.
Por Henrique Mota - estagiário (Reitoria)