Notícias
Reditec 2017 aposta no fortalecimento da Rede Federal
MAIS DE 1 MIL PESSOAS
Cerimônia de abertura da 41ª Reditec Imagem: Antonio Evaldo Soares (IFRR) e Luiz Araújo
A solenidade de abertura da 41ª Reunião dos Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017) foi marcada por momentos de emoção, descontração e, principalmente, o compromisso mútuo de fortalecimento das políticas de inclusão educacional brasileira.
O reitor do IFPB, Nicácio Lopes, deu as boas vindas a todos os participantes no Teatro Pedra do Reino, do Centro de Convenções da Capital paraibana, logo após às 19h. Os participantes foram brindados com o som da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste.
Neste ano, a instituição sede propôs ao Conselho dos Dirigentes da Rede (Conif) que eventos paralelos acontecessem junto à Reditec. Segundo Nicácio, isso facilita uma ponte maior entre os dirigentes e o público a quem atendem: “O IFPB propôs uma mudança paradigmática ao Conif, com eventos paralelos estabelecendo bases de interface com o espaço acadêmico. Teremos ações criativas e de engenhosidade tecnológica e artística, um espaço em ebulição que coloca em evidência grandes talentos que existem em todo o país”.
Ao tomar a palavra no palco, o presidente do Conif, Roberto Brandão, disse que “não queria apenas saudar o reitor Nicácio, mas parabeniza-lo pela forma como a Paraíba abre suas portas, nos mostra seu processo educacional”. Brandão também elogiou a disposição da gestão estadual paraibana em fazer um ensino inclusivo. “Fazer um evento dessa magnitude não é fácil. É preciso ter senso de equilíbrio para estarmos aqui. Quero saudar todos os que trabalharam para que isso acontecesse e para que possamos ofertar isso à Rede”, comentou Brandão.
O presidente do Conif também ressaltou as conquistas que a Rede têm alcançado como a crescente internacionalização com a formação de parcerias com a Unevoc, que é o braço da Unesco para a educação tecnológica. Roberto Brandão também frisou o papel do Conif no fortalecimento da Rede ao promover o engajamento na luta por mais recursos financeiros junto às Frentes Parlamentares do Congresso Nacional.
O reitor do IFCE, Virgílio Araripe, que coordena o grupo de gestores cearenses presente à Reditec 2017, destacou que é um momento de fortalecimento da Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica e que requer a presença de todos. A maioria dos pró-reitores e diretores-gerais dos campi participam do evento.
Acompanhe aqui
Texto (com adaptações): Ana Carolina Abiahy (IFPB)
Imagem - Eliano Pessoa



