Notícias
Reitor recebe tetracampeões de torneio de Engenharia
PONTES DE MACARRÃO
Vencer uma competição é bom. Sinal de que todas as etapas atenderam às exigências estipuladas por quem a organiza. E quando se vence pela quarta vez consecutiva e ainda se quebra o recorde de pontuação? No caso, a comemoração tem que ser especial e motivadora para outras empreitadas nacionais e internacionais, por exemplo. A equipe de alunos do Instituto Federal do Ceará, mais precisamente do curso de Engenharia Civil do campus de Fortaleza, passa por esse momento singular ao conquistar o tetracampeonato no torneio de Pontes de Macarrão, promovido, anualmente, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Há 8 anos a atividade é realizada.
Formada pelos alunos Renata Pinto, Wagner Cavalcante, David Pereira, Ana Lívia, Nayane Mateus (aluna de Engenharia Química da UFC) e Eduardo Ferreira, sob a coordenação do professor Gerson Almeida, a equipe foi recebida pelo reitor Virgílio Araripe e, também, pelo pró-reitor de Administração e Planejamento, Tássio Lofti, na manhã desta segunda-feira (12) no Gabinete da Reitoria para prestar uma homenagem pelas sucessivas vitórias. No encontro, além de parabenizar a equipe, Araripe afirmou que o IFCE contribuirá para que o grupo participe, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), de competição semelhante, mas bem mais disputada. "Para se ter uma ideia fizemos 212,2 kg no torneio da UFC. Já o primeiro colocado no da UFRGS supera os 230 KG. Trata-se de uma média maior que a mundial desse tipo de torneio. É mais um desafio para nós", afirma Wagner Cavalcante.
O segredo das vitórias sucessivas é o planejamento, testes, técnica e, sobretudo, estrutura laboratorial adequada, além da orientação docente: "As mesmas técnicas usadas no dia a dia profissional, na devida proporção, são utilizadas na construção do projeto. É um aprendizado rico que os alunos levam para a realidade, por exemplo, na obra de um ponte", informa Gerson Almeida. Usa-se, de fato, o produto comestível na elaboração do projeto, mas com especificações trazidas pelo edital que, senão atendidas, é possível causar a eliminação. Vence aquele projeto que consegue suportar a maior quantidade de peso.



