Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Reitoria do IFCE divulga nota de apoio ao PIBID
conteúdo

Notícias

Reitoria do IFCE divulga nota de apoio ao PIBID

CONTRA EXTINÇÃO

No IFCE, o programa de bolsas tem influenciado positivamente a permanência e o êxito nas licenciaturas
última modificação: 24/11/2017 16h17

A Reitoria do Instituto Federal do Ceará divulgou, na tarde desta sexta (24), nota de apoio ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Confira na íntegra:

 

NOTA DE APOIO AO PIBID

 

Diante da possibilidade de extinção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a Reitoria do Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) vem manifestar-se em defesa da continuidade do Programa.

Desde o seu primeiro edital, em 2007, o PIBID vem desenvolvendo projetos que reúnem a energia dos licenciandos, a vivência dos professores de educação básica e a capacidade de pesquisa dos professores das licenciaturas, mostrando o poder da inovação e da qualificação docente, manifestados nas mais belas ações educativas desenvolvidas nas escolas públicas.

Cabe ressaltar que o Programa é de fundamental importância para o cumprimento de um dos objetivos dos institutos federais, expresso no Art. 7º da sua lei de criação, Lei Nº 11.892/2008, que trata do compromisso dos IF com programas de formação pedagógica, com vistas à formação de professores para a educação básica.

No IFCE, o PIBID representa o maior programa de bolsas da instituição e tem influenciado positivamente a permanência e o êxito nas licenciaturas, sendo uma ação de valorização e incentivo à escolha pela carreira do magistério.São mais de 550 bolsistas de iniciação à docência, 57 supervisores, 38 coordenadores, 21 subprojetos, presentes em 14 campi do IFCE, abrangendo 8 áreas do conhecimento; constituindo-se uma eficiente rede de colaboração.

As pesquisas sobre ensino apresentadas no IV Encontro do PIBID/IFCE, e em outros diversos periódicos especializados, comprovam a força do Programa no fortalecimento da política de formação docente,que se manifesta por meio do crescente número de aprovações de ex-bolsistas do PIBID nos processos seletivos para ingresso nos cursos de mestrado e nas carreiras de professor efetivo das redes municipal, estadual e federal.

Nesse sentido, confirmamos nosso compromisso na busca de diálogo com a CAPES e com o Ministério da Educação, no sentido de garantir a manutenção e ampliação do PIBID.

 

Fortaleza, Ceará, 24 de novembro de 2017

 

Virgílio Augusto Sales Araripe

Reitor

Reuber Saraiva de Santiago

Pró-reitor de Ensino